Concurso público para bacharéis em Ciências Contábeis no Brasil: uma análise das provas à luz da Taxonomia de Bloom
DOI:
https://doi.org/10.9771/rc-ufba.v12i1.20593Palabras clave:
Concurso público, Taxonomia de Bloom, Convergência ContábilResumen
Diante das mudanças trazidas pela convergência contábil no Brasil, este trabalhou objetivou analisar o conteúdo de Contabilidade Societária nas provas de seleção no país entre os anos de 2010 e 2014, cujo requisito profissional exigido foi a formação em Ciências Contábeis. A metodologia utilizada foi a de verificar, por meio da análise de 750 questões, como o conteúdo vem sendo exigido nas provas à luz da Taxonomia de Bloom, que divide o conhecimento em seis níveis básicos de cognição: 1-conhecimento, 2-compreensão, 3-aplicação, 4-análise, 5-síntese e 6-avaliação. Os resultados apontaram o seguinte: Contabilidade Societária corresponde em média a 37% do conteúdo total de Contabilidade das provas; a maioria das questões (85%) requer dos candidatos habilidades de compreensão e aplicação. Não há alta associação entre níveis de taxonomia, banca examinadora, esfera de atuação do cargo e faixa salarial. As provas, portanto, exigem baixas habilidades cognitivas dos candidatos com formação em Ciências Contábeis.Descargas
Citas
BRANDALISE, C. A classe média se rende ao emprego público. Revista Isto É Independente, São Paulo, 25 abr. 2014. Disponível em: <http://www.istoe.com.br/reportagens/359704_A+CLASSE+MEDIA+SE+RENDE+AO+EMPREGO+PUBLICO>. Acesso em: 05 mai.2014.
BRASIL. Edital n.º 1, 16 de novembro de 2012.Concurso público para provimento de cargos vagos de analista judiciário e de técnico judiciário e formação de cadastro de reserva.
CONSELHO NACIONAL DE JUSTIÇA. CESPE/UNB, 2012.______. Edital nº 1, DE 9 de agosto de 2012. Concurso público para provimento de vagas e formação de cadastro reserva no cargo de auditor de controle externo. Tribunal de Contas do Estado do Espírito Santo.CESPE/UNB, 2012.
CAMBRAIA, D.; PANKE M. T.; NOBRE, L.2013, o ano do concurso público no Brasil. Revista Congresso em Foco. Brasília, 05 abr.2013. Disponível em http://congressoemfoco.uol.com.br/noticias/os-concursos-mais-cobicados-de-2013/. Acesso em: 05 mai 2014.
CARMONA, S.; TROMBETTA, M. On the global acceptance of IAS/IFRS accounting standards: The logic and implications of the principles based system. Journal of Accounting and Public Policy, v.27, n. 6, p. 455-461, 2008.
DANTAS, J. A et al. Normatização contábil baseada em princípios ou em regras? Benefícios, custos, oportunidades e risco. Revista de Contabilidade e Organizações. V. 4, n. 9, p. 3-29, 2010.
DISTRITO FEDERAL. Edital nº 01 de 26 de janeiro de 2010. Concurso público para provimento de vagas da carreira pública de assistência social do distrito federal cargos de nível superior. Secretaria de Estado de justiça, direitos humanos e cidadania do distrito federal. DODF, 27 de janeiro de 2010.
EMMANUEL, C.; GARROD, N. Rules versus judgemend based accounting disclosure in the UK. Journal of Accounting and Public Policy. v. 23, n. 6, p. 441L455, 2004.
ESPIRÍTO SANTO, S. P. do. Uma análise da tendência de categorização dosobjetivos específicos em contabilidade de custos à luz da Taxonomia de objetivos educacionais. In: XXIII Congresso Brasileiro de Custos, Porto de Galinhas, 2016. Anais...Porto de Galinhas, 2016.
FÁVERO, L. P. et al. Análise de dados –Modelagem multivariada para tomada de decisões. Rio de Janeiro: Elsevier, 2009.
FERREIRA, T. B. et al. Processo de convergência contábil: perspectivas e desafios enfrentados pelos profissionais de contabilidade no estado de Pernambuco. Registro Contábil, v. 4, n. 1, p. 108-126, 2013.
FIGUEIREDO FILHO, D. B.; SILVA JUNIOR, J. A. Desvendando os Mistérios do Coeficiente de Correlação de Pearson (r). Revista Política Hoje, v. 18, n. 1, 2010.
FONTOURA, D. S. Mercado de trabalho no setor público: um olhar sobre uma unidade da Secretaria da Receita Federal do Brasil. 2010. Dissertação de mestrado. Universidade Federal do Rio Grande do Sul.
FORBECI, M. S. Os motivos que levam os alunos a escolher o curso de Ciências Contábeis.2012. Trabalho de Conclusão de Curso -Universidade Federal de Santa Catarina, Curso de Ciência Contábeis.
GUIMARÃES, L. M. et al. O profissional contábil diante da convergência das normas contábeis: análise da preparação desse profissional nos processosorganizacionais. VIII SEGET–Simpósio de Excelência em Gestão e Tecnologia, 2011.
IUDÍCIBUS, S. de. Contabilidade: entre umas e outras. Revista de Informação Contábil, v. 1, n. 1, p. 1-6, 2007.
JESUS, D. A. N.; LIMA FILHO, R. N. Nível de aprendizagem no ensino de contabilidade: um modelo de diagnóstico a partir da Taxonomia revisada de Bloom. Revista de Administração e Contabilidade da FAT, v. 5, n. 3, p. 77-99, 2014.
KOIKE, B.; KOMATSU, A.; DE MOURA, P. Mercado de concurso público atrai novos investimentos. Valor Econômico, São Paulo, 22 dez.2009. Disponível em <http://www.valor.com.br/arquivo/800669/mercado-de-concurso-publico-atrai-novos-investimentos>. Acesso em: 20 abr.2014.
LIMA, J. B. N. de. A relevância da informação contábil e o processo de convergência para as normas IFRS no Brasil. 2010. Tese de Doutorado. Universidade de São Paulo.
LOPES, A.; GALDI, F. C.; LIMA, I. S. Manual de Contabilidade e Tributação de Instrumentos Financeiros e Derivativos. São Paulo: Atlas, 2009.
MONTEIRO, I. G.; TEIXEIRA, K. R. M.; PORTO, R. G. Os níveis cognitivos da Taxonomia de Bloom: existe necessariamente uma subordinação hierárquica entre eles? In: XXXVI Encontro da ANPAD, 2012, Rio de Janeiro. Anais eletrônicos... Rio de Janeiro, 2012.
ORSI, D.; SANTOS, E. A. dos; LUNKES, R. J. Objetivos educacionais dos cursos de Ciências Contábeis das universidades federais brasileiras: Um estudo sob a perspectiva da Taxonomia de Bloom. In: 1º Congresso de Contabilidade da UFRGS, 2016, Porto Alegre. Anais...Porto Alegre, 2016.
PCI CONCURSOS. Disponível em: < http://www.pciconcursos.com.br/>. Acesso em 20 abr.2014.
PEREIRA, E. M. Avaliação do nível dos discentes sobre normas contábeis internacionais face ao processo de convergência do IASB –Uma análise nas instituições de ensino do Distrito Federal. 2011. 96p. Dissertação (Mestrado em Ciências Contábeis -Programa Multiinstitucional e Inter-Regional de Pós Graduação em Ciências Contábeis) Universidade de Brasília, Brasília, 2011.
PINHEIRO, F. M. G. et al. O perfil do contador e os níveis de habilidades cognitivas nos exames Enade e suficiência do CFC: uma análise sob a perspectiva da taxonomia de Bloom. Contextus-Revista Contemporânea de Economia e Gestão, v. 11, n. 1, p. 50, 2013.
PRETTO, A. O perfil do profissional contábil do século XXI e sua adaptação às IFRS. 2011.Trabalho de Conclusão de Curso, Porto Alegre. Universidade Federal do Rio Grande do Sul, Curso de Ciências Contábeis.
PREVIDÊNCIA SOCIAL. Histórico do valor do salário mínimo e teto para contribuição. Disponível em: http://www.previdencia.gov.br/servicos-ao-cidadao/informacoes-gerais/historico-valor-salario-minimo-teto-contribuicao/. Acesso em: abril de 2014.
RÊGO, T. F.; ANDRADE, E. R. G. Perfil e campo de atuação profissional dos egressos do curso de ciências contábeis da UFRN. Revista Ambiente Contábil, Natal, v. 2. n. 2, p. 1 –17, jul./dez. 2010.
RODRIGUES JÚNIOR, J. F. A taxonomia de objetivos educacionais: um manual para o usuário. 2. ed. Brasília: Editora Universitária de Brasília, 1997.
SANTANA JUNIOR, J. J. B.; PEREIRA, D. M. V. G.; LOPES, J. E. G. Análise das habilidades cognitivas requeridasdos candidatos ao cargo de contador na Administração Pública Federal, utilizando-se indicadores fundamentados na visão da Taxonomia de Bloom.Revista Contabilidade & Finanças, São Paulo, v. 19, n. 46, Abril, 2008.
SANTOS, L. P. G. et al. Efeito da Lei 11.638/07 sobre o conservadorismo condicional das empresas listadas BM&FBOVESPA. Revista Contabilidade & Finanças, v. 22, n. 56, p. 174-188, 2011.
SCHMIDT, P. et al. Perfil dos alunos do curso de ciências contábeis de instituições de ensino do sul do Brasil. ConTexto, v. 12, n. 21, p. 87-104, 2012.
SHIMAMOTO, L. S.; REIS, L. G. dos. Convergência às Normas Internacionais de Contabilidade: uma análise sob a perspectiva dos profissionais contabilistas. Revista de Estudos Contábeis, v. 1, n. 1, p. 90-105, 2010.
SIEGEL, S. Estatística não-paramétrica: para as ciências do comportamento. São Paulo: McGraw-Hill do Brasil, 1975. 350 p.SOUZA, A. J. Normas Internacionais de Contabilidade: percepções dos Peritos Criminais Federais sobre os impactos de sua adoção na atividade de perícia oficial realizada em fraudes contábeis no Brasil. 2012. 146 f. Dissertação (Mestrado em Administração pública), FGV, Rio de Janeiro, 2012.
UNIVERSIDADE FEDERAL DE GOIÁS. Resolução nº 807 de dezembro de 2006 do Conselho de Ensino, Pesquisa e Extensão. Fixa o currículo pleno do curso de Graduação em Ciências Contábeis -Bacharelado. Projeto Pedagógico do Cursode Ciências Contábeis. Goiânia, 2006.
Descargas
Publicado
Cómo citar
Número
Sección
Licencia
Derechos de autor 2018 Revista de Contabilidade da UFBA
Esta obra está bajo una licencia internacional Creative Commons Atribución-NoComercial 4.0.
Autores que publicam nesta revista concordam com os seguintes termos:- Autores mantém os direitos autorais e concedem à revista o direito de primeira publicação, com o trabalho licenciado simultaneamente sob uma Licença Creative Commons Attribution CC-BY-NC após a publicação, permitindo o compartilhamento do trabalho com reconhecimento da autoria do trabalho e publicação inicial nesta revista.
- Autores têm autorização para assumir contratos adicionais separadamente, para distribuição não-exclusiva da versão do trabalho publicada nesta revista (ex.: publicar em repositório institucional ou como capítulo de livro), com reconhecimento de autoria e publicação inicial nesta revista.
- Autores têm permissão e são estimulados a publicar e distribuir seu trabalho online (ex.: em repositórios institucionais ou na sua página pessoal), já que isso pode gerar alterações produtivas, bem como aumentar o impacto e a citação do trabalho publicado.