DEMONSTRAÇÃO DO VALOR ADICIONADO: UM ESTUDO SOBRE A EVIDENCIAÇÃO DAS NOTAS EXPLICATIVAS À LUZ DO CPC00R1 E DO CPC09
DOI:
https://doi.org/10.9771/rc-ufba.v11i2.20329Palabras clave:
Demonstração do Valor Adicionado, Novo Mercado, Qualidade da informação contábil, BMF&BOVESPA.Resumen
Este artigo desenvolve um estudo sobre a Demonstração do Valor Adicionado (DVA), com o objetivo de investigar como as informações dos relatórios contábeis-financeiros podem auxiliar no entendimento da DVA, do ponto de vista do usuário externo, em atendimento ao Pronunciamento Conceitual Básico – Estrutura Conceitual para Elaboração e Divulgação do Relatório contábil-financeiro (CPC 00 R1, 2011) e Pronunciamento Técnico – Demonstração do Valor Adicionado (CPC 09, 2008). Com isso, foi realizada uma análise qualitativa através de uma pesquisa bibliográfica, fazendo uso dos relatórios contábeis-financeiros das empresas selecionadas, disponibilizados pela Comissão de Valores Mobiliários (CVM). Os resultados demonstram a necessidade de informações adicionais para a melhor compreensão e comparação das DVAs. Sendo assim, conclui-se que o incentivo pelo uso de notas explicativas é fundamental para a melhor compreensão das informações e para auxiliar na tomada de decisão dos diversos usuários contábeis.Descargas
Los datos de descargas todavía no están disponibles.
Descargas
Publicado
2017-08-28
Cómo citar
Maceira, F. F., Lyrio, E. F., & Almeida, S. R. V. (2017). DEMONSTRAÇÃO DO VALOR ADICIONADO: UM ESTUDO SOBRE A EVIDENCIAÇÃO DAS NOTAS EXPLICATIVAS À LUZ DO CPC00R1 E DO CPC09. Revista De Contabilidade Da UFBA, 11(2), 100–122. https://doi.org/10.9771/rc-ufba.v11i2.20329
Número
Sección
Artigos
Licencia
Autores que publicam nesta revista concordam com os seguintes termos:- Autores mantém os direitos autorais e concedem à revista o direito de primeira publicação, com o trabalho licenciado simultaneamente sob uma Licença Creative Commons Attribution CC-BY-NC após a publicação, permitindo o compartilhamento do trabalho com reconhecimento da autoria do trabalho e publicação inicial nesta revista.
- Autores têm autorização para assumir contratos adicionais separadamente, para distribuição não-exclusiva da versão do trabalho publicada nesta revista (ex.: publicar em repositório institucional ou como capítulo de livro), com reconhecimento de autoria e publicação inicial nesta revista.
- Autores têm permissão e são estimulados a publicar e distribuir seu trabalho online (ex.: em repositórios institucionais ou na sua página pessoal), já que isso pode gerar alterações produtivas, bem como aumentar o impacto e a citação do trabalho publicado.