ALAVANCAGEM FINANCEIRA E AGRESSIVIDADE FISCAL NO BRASIL
DOI:
https://doi.org/10.9771/rc-ufba.v10i3.18383Palabras clave:
Alavancagem financeira, Agressividade fiscal, Taxa efetiva de imposto.Resumen
O presente trabalho investiga a relação entre a agressividade fiscal corporativa e a alavancagem financeira nas empresas com ações negociadas na bolsa de valores de São Paulo – BM&FBOVESPA no período compreendido entre 2010 a 2014. A pesquisa presta-se a identificar um potencial determinante do nível de endividamento de uma empresa, materializado no nível de agressividade fiscal. Para mensurar o endividamento, utilizou-se a razão entre as dívidas de longo prazo e os totais dos ativos. Para a agressividade fiscal, foi utilizada a taxa efetiva de imposto (ETR), analisada de duas formas, contínua e categórica (dummy). Na regressão utilizando a ETR como variável contínua, observou-se uma relação negativa, demonstrando que ações tributárias agressivas em termos de tributos sobre o resultado, tendem a contribuir para que os recursos de terceiros sejam a principal fonte de financiamento corporativo. O controle do ETR como variável dummy, para empresas agressivas tributariamente apontou que as empresas mais agressivas têm a propensão a utilizar recursos de terceiros, corroborando o resultado anterior. Em suma, a alavancagem financeira de uma empresa é explicada por seu perfil de agressividade tributária, devendo a mesma ser utilizada como variável explicativa do nível de endividamento com capital de terceiros.Descargas
Los datos de descargas todavía no están disponibles.
Descargas
Publicado
2016-11-29
Cómo citar
Martinez, A. L., & Martins, V. A. M. (2016). ALAVANCAGEM FINANCEIRA E AGRESSIVIDADE FISCAL NO BRASIL. Revista De Contabilidade Da UFBA, 10(3), 4–22. https://doi.org/10.9771/rc-ufba.v10i3.18383
Número
Sección
Artigos
Licencia
Autores que publicam nesta revista concordam com os seguintes termos:- Autores mantém os direitos autorais e concedem à revista o direito de primeira publicação, com o trabalho licenciado simultaneamente sob uma Licença Creative Commons Attribution CC-BY-NC após a publicação, permitindo o compartilhamento do trabalho com reconhecimento da autoria do trabalho e publicação inicial nesta revista.
- Autores têm autorização para assumir contratos adicionais separadamente, para distribuição não-exclusiva da versão do trabalho publicada nesta revista (ex.: publicar em repositório institucional ou como capítulo de livro), com reconhecimento de autoria e publicação inicial nesta revista.
- Autores têm permissão e são estimulados a publicar e distribuir seu trabalho online (ex.: em repositórios institucionais ou na sua página pessoal), já que isso pode gerar alterações produtivas, bem como aumentar o impacto e a citação do trabalho publicado.