COMPETITIVIDADE DE MERCADO, HEDGE E HEDGE ACCOUNTING: UM ESTUDO SOB A ÓTICA CONTINGENCIAL

Autores/as

  • Geovanne Dias de Moura Universidade Comunitária da Região de Chapecó - UNOCHAPECÓ
  • Roberto Carlos Klann Universidade Regional de Blumenau – FURB

DOI:

https://doi.org/10.9771/rc-ufba.v10i3.16700

Palabras clave:

Competitividade de mercado, Hedge, Hedge accounting, Teoria da Contingência.

Resumen

O estudo objetivou analisar a relação existente entre competitividade de mercado, utilização e contabilização de hedge em empresas listadas na BM&FBovespa, sob a ótica da Teoria da Contingência. Para tal, realizou-se pesquisa descritiva e quantitativa em uma amostra composta por 182 companhias abertas participantes dos níveis diferenciados de governança corporativa, com dados obtidos por meio das notas explicativas, relatórios da administração e do banco de dados Economática, referentes ao ano de 2011. Os resultados revelaram a existência de oligopólios nos setores de materiais básicos, petróleo, gás e biocombustíveis, tecnologia da informação e utilidade pública e uma estrutura de alta competitividade nos setores de bens industriais, construção e transporte, consumo cíclico, consumo não cíclico e financeiro. Percebeu-se que aproximadamente 60% das companhias da amostra possuíam no mínimo um tipo de hedge, sendo que 70 dentre as 182 analisadas possuíam hedge de fluxo de caixa, 62 hedge de valor justo e apenas 11 possuíam hedge de investimento líquido no exterior. Verificou-se ainda que apenas 36, ou seja, aproximadamente 20% dessas empresas utilizavam a metodologia de hedge accounting, sendo que os setores econômicos de bens industriais e de materiais básicos se destacaram, assim como se destacaram também pela utilização de hedge. Por fim, os resultados evidenciaram relação estatisticamente significativa entre competitividade e uso do hedge e uma relação não significativa entre competitividade e hedge accounting. Assim, concluiu-se que a competitividade pode ser considerada um fator contingencial que influencia na utilização de hedge, mas, não pode ser considerada um fator contingencial que influencia à contabilidade de hedge.

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Biografía del autor/a

Geovanne Dias de Moura, Universidade Comunitária da Região de Chapecó - UNOCHAPECÓ

Doutor em Ciências Contábeis e Administração Pelo Programa de Pós-Graduação em Ciências Contábeis da Universidade Regional de Blumenau – FURB Professor do Programa de Pós-Graduação em Ciências Contábeis e Administração da Universidade Comunitária da Região de Chapecó - UNOCHAPECÓ

Roberto Carlos Klann, Universidade Regional de Blumenau – FURB

Doutor em Ciências Contábeis e Administração e Professor do Programa de Pós-Graduação em Ciências Contábeis da Universidade Regional de Blumenau – FURB

Publicado

2016-11-29

Cómo citar

Moura, G. D. de, & Klann, R. C. (2016). COMPETITIVIDADE DE MERCADO, HEDGE E HEDGE ACCOUNTING: UM ESTUDO SOB A ÓTICA CONTINGENCIAL. Revista De Contabilidade Da UFBA, 10(3), 63–87. https://doi.org/10.9771/rc-ufba.v10i3.16700

Número

Sección

Artigos