UMA ANÁLISE DA COMPOSIÇÃO DE CAIXA E EQUIVALENTE DE CAIXA NAS ORGANIZAÇÕES DE ENERGIA ELÉTRICA LISTADAS NA BM&FBOVESPA
DOI:
https://doi.org/10.9771/rc-ufba.v10i2.15452Palabras clave:
Caixa e equivalente de caixa, Energia Elétrica, Crise de 2012Resumen
Baseando-se nas discussões a respeito da inflação e da crise do setor elétrico, o presente trabalho teve como objetivo verificar se houve alteração na composição de caixa e equivalente de caixa das empresas do segmento de Energia Elétrica, utilizando uma amostra constituída por 65 organizações listadas na BM&FBOVESPA no ano de 2014. Assim, foram adotados os seguintes procedimentos: i) identificação do caixa e equivalente de caixa mínimo operacional das organizações; ii) análise da composição de caixa e equivalente de caixa; e, iii) verificação se houve diferença significativa na composição de caixa e equivalente de caixa entre os anos estudados. As técnicas utilizadas para analisar dos dados foram: a estatística descritiva, a técnica do Caixa Mínimo Operacional (CMO) e o teste de Wilcoxon para para duas amostras emparelhadas, tendo em vista que os dados não seguem uma distribuição normal. Os resultados obtidos sugerem que houve diferenças estatisticamente significativas na composição de caixa e equivalente de caixa das empresas do segmento de Energia Elétrica, entretanto, não se pode afirmar, categoricamente, que a crise foi o determinante para esta variação, pois outros fatores podem ter influenciado tais resultados.Descargas
Los datos de descargas todavía no están disponibles.
Descargas
Publicado
2016-07-10
Cómo citar
Araújo, V. R. B. S. de, Silva, P. Z. P. da, & Tavares, A. de L. (2016). UMA ANÁLISE DA COMPOSIÇÃO DE CAIXA E EQUIVALENTE DE CAIXA NAS ORGANIZAÇÕES DE ENERGIA ELÉTRICA LISTADAS NA BM&FBOVESPA. Revista De Contabilidade Da UFBA, 10(2), 82–95. https://doi.org/10.9771/rc-ufba.v10i2.15452
Número
Sección
Artigos
Licencia
Autores que publicam nesta revista concordam com os seguintes termos:- Autores mantém os direitos autorais e concedem à revista o direito de primeira publicação, com o trabalho licenciado simultaneamente sob uma Licença Creative Commons Attribution CC-BY-NC após a publicação, permitindo o compartilhamento do trabalho com reconhecimento da autoria do trabalho e publicação inicial nesta revista.
- Autores têm autorização para assumir contratos adicionais separadamente, para distribuição não-exclusiva da versão do trabalho publicada nesta revista (ex.: publicar em repositório institucional ou como capítulo de livro), com reconhecimento de autoria e publicação inicial nesta revista.
- Autores têm permissão e são estimulados a publicar e distribuir seu trabalho online (ex.: em repositórios institucionais ou na sua página pessoal), já que isso pode gerar alterações produtivas, bem como aumentar o impacto e a citação do trabalho publicado.