IMPACTO DO RECONHECIMENTO DOS PASSIVOS CONTINGENTES NA SITUAÇÃO ECONÔMICA DAS EMPRESAS BRASILEIRAS AUDITADAS PELAS BIG FOUR.
DOI:
https://doi.org/10.9771/rc-ufba.v10i2.15287Palabras clave:
Passivos contingentes. Big four. Evidenciação.Resumen
A presente pesquisa tem como objetivo analisar os impactos do reconhecimento dos passivos contingentes na situação econômica de empresas brasileiras auditadas pelas big four. Para tanto, foi realizada uma pesquisa descritiva com abordagem qualitativa através de investigação documental. Do universo de empresas listadas na Bolsa de Valores Mercadorias e Futuros (BM&FBOVESPA), foi analisada uma amostra de 50 empresas brasileiras no ano de 2014, todas auditadas por big four. Os resultados demonstram que, caso as contingências passivas fossem reconhecidas, 60% das empresas diminuiriam seu lucro em mais de 100%, e 6% apresentariam a situação de passivo a descoberto. Constatou-se que as empresas auditadas pela PricewaterhouseCoopers e Deloitte Touche Tohmatsu foram as que melhor atenderam as exigências estabelecidas pelo CPC-25/2009 quanto a divulgação de passivos contingentes.Descargas
Los datos de descargas todavía no están disponibles.
Descargas
Publicado
2016-07-10
Cómo citar
Jesus, S. S. de, & Souza, M. M. de. (2016). IMPACTO DO RECONHECIMENTO DOS PASSIVOS CONTINGENTES NA SITUAÇÃO ECONÔMICA DAS EMPRESAS BRASILEIRAS AUDITADAS PELAS BIG FOUR. Revista De Contabilidade Da UFBA, 10(2), 43–63. https://doi.org/10.9771/rc-ufba.v10i2.15287
Número
Sección
Artigos
Licencia
Autores que publicam nesta revista concordam com os seguintes termos:- Autores mantém os direitos autorais e concedem à revista o direito de primeira publicação, com o trabalho licenciado simultaneamente sob uma Licença Creative Commons Attribution CC-BY-NC após a publicação, permitindo o compartilhamento do trabalho com reconhecimento da autoria do trabalho e publicação inicial nesta revista.
- Autores têm autorização para assumir contratos adicionais separadamente, para distribuição não-exclusiva da versão do trabalho publicada nesta revista (ex.: publicar em repositório institucional ou como capítulo de livro), com reconhecimento de autoria e publicação inicial nesta revista.
- Autores têm permissão e são estimulados a publicar e distribuir seu trabalho online (ex.: em repositórios institucionais ou na sua página pessoal), já que isso pode gerar alterações produtivas, bem como aumentar o impacto e a citação do trabalho publicado.