Alocação Escalonar ou Seqüencial x Alocação Recíproca ou Matricial: Uma Análise Comparativa
DOI:
https://doi.org/10.9771/rcufba.v4i2.4262Keywords:
Gestão de custos, Contabilidade de custos, Custos hospitalaresAbstract
Uma das questões que é motivo de debates no que se refere à apuração dos custos se refere ao rateio dos custos indiretos. Para minimizar as distorções e as arbitrariedades surgiu o custeio por departamentos ou centros de custos. Ainda assim, permanece uma questão: qual metodologia usar para distribuir os custos dos centros administrativos e intermediários aos finais e externos? Existem basicamente três metodologias que são aplicáveis a vários ramos de atividades, em especial aos hospitais: alocação direta, alocação escalonar ou sequencial e alocação recíproca ou matricial. Este trabalho é oriundo de um estudo de caso realizado num hospital de médio porte do interior do Estado de Mato Grosso e objetiva comparar os valores obtidos através da aplicação das três metodologias, com destaque para as duas últimas. O resultado demonstrou que no hospital em estudo, a diferença dos valores apurados pela alocação recíproca em relação à escalonar ou sequencial não foi tão expressiva, no entanto, ratificou a afirmação dos autores de que a alocação recíproca proporciona valores mais precisos. Ficou demostrado também que a diferença nos valores das duas metodologias poderia ser maior, caso houvesse uma maior reciprocidade na prestação de serviços entre os centros administrativos e intermediários.Downloads
Download data is not yet available.
Downloads
Published
2010-08-07
How to Cite
Souza, P. C., Medeiros, L. da S., Scatena, J. H. G., & de Souza, R. S. (2010). Alocação Escalonar ou Seqüencial x Alocação Recíproca ou Matricial: Uma Análise Comparativa. Revista De Contabilidade Da UFBA, 4(2), 60–70. https://doi.org/10.9771/rcufba.v4i2.4262
Issue
Section
Artigos
License
Copyright (c) 2010 Revista de Contabilidade da UFBA
This work is licensed under a Creative Commons Attribution-NonCommercial 4.0 International License.
Autores que publicam nesta revista concordam com os seguintes termos:- Autores mantém os direitos autorais e concedem à revista o direito de primeira publicação, com o trabalho licenciado simultaneamente sob uma Licença Creative Commons Attribution CC-BY-NC após a publicação, permitindo o compartilhamento do trabalho com reconhecimento da autoria do trabalho e publicação inicial nesta revista.
- Autores têm autorização para assumir contratos adicionais separadamente, para distribuição não-exclusiva da versão do trabalho publicada nesta revista (ex.: publicar em repositório institucional ou como capítulo de livro), com reconhecimento de autoria e publicação inicial nesta revista.
- Autores têm permissão e são estimulados a publicar e distribuir seu trabalho online (ex.: em repositórios institucionais ou na sua página pessoal), já que isso pode gerar alterações produtivas, bem como aumentar o impacto e a citação do trabalho publicado.