Os Observatórios de Educação e Pesquisa Contábil como Espaços Privilegiados para a Construção e Fortalecimento de Redes de Pesquisadores
DOI:
https://doi.org/10.9771/rcufba.v4i2.3955Keywords:
Educação, Pesquisa Contábil, Observatório Virtual, Comunicação, Experiência.Abstract
O presente estudo caracteriza-se como um ensaio teórico e tem como objetivo relatar a experiência de criação de observatórios virtuais como espaços privilegiados para o avanço e a socializalização do saber na área da Educação e Pesquisa Contábil. Tais observatórios visam promover a troca de experiências e o intercâmbio entre docentes, pesquisadores, discentes e demais atores envolvidos e interessados, de modo a construir e fortalecer redes de cooperação acadêmica e, assim, a constituição de um espaço do saber, capaz de integrar pesquisas e pesquisadores dando mais visibilidade às produções científicas e tecnológicas das comunidades envolvidas. Contatou-se que os observatórios estão se instituindo como redes virtuais guiadas por pesquisadores e professores que buscam romper as barreiras geográficas e culturais em prol da socialização do saber e da construção de uma nova ordem de cidadania. Esta construção pauta-se pela interatividade, tanto das tecnologias digitais de informação e comunicação quanto da participação da comunidade, no processo de construção de interfaces de organização e comunicação da informação cultural local e universal. Conclui-se que os observatórios como redes virtuais de comunicação da informação conduzirão à emergência de um espaço do saber, da inteligência coletiva, na área da Educação e da Pesquisa Contábil.Downloads
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Published
2010-08-07
How to Cite
Guimaraes, I. P., Slomski, V. G., Gomes, S. M. da S., & Silva, A. C. R. da. (2010). Os Observatórios de Educação e Pesquisa Contábil como Espaços Privilegiados para a Construção e Fortalecimento de Redes de Pesquisadores. Revista De Contabilidade Da UFBA, 4(2), 34–46. https://doi.org/10.9771/rcufba.v4i2.3955
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Artigos
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