Aprendizagem Cooperativa no Ensino Contábil

Authors

  • Victória Benevides
  • Raimundo Nonato Lima Filho Universidade de Pernambuco (UPE) Autarquia Educacional do Vale São Francisco (AEVSF)

DOI:

https://doi.org/10.9771/rc-ufba.v14i1.35609

Abstract

As atividades praticadas pelos estudantes no ensino tradicional usualmente não permitem vivenciar experiências de trabalho de cooperação, de partilha de responsabilidades e não possibilita também a construção de relações positivas entre os integrantes dos grupos, enquanto que a aprendizagem cooperativa tem sido descrita pela literatura especializada como uma forma eficaz de praticar de modo concreto a diferenciação em sala de aula. Esta pesquisa teve como objetivo verificar as contribuições advindas de um método ativo de ensino. Neste estudo, foi realizado um experimento, adotando a Taxonomia de Bloom, no qual o grupo que obteve o ensino de forma ativa teve um desempenho superior ao grupo cujo ensino foi de forma tradicional. Além disso, também foram verificadas relações com a nota, com a idade, sexo e tipo de escola estudada durante o ensino médio, para assim identificar a influência desses fatores na nota final. Com base nos resultados obtidos, constatou-se que esse estudo contribuiu de forma positiva para o ensino/aprendizado, pois com ela há um estímulo cognitivo desencadeando a percepção do aluno sobre o conteúdo ministrado, e assim tornando o aprendizado mais estimulante.

Downloads

Download data is not yet available.

References

AWAYIGA, J. Y.; ONUMAH, J. M.; TSAMENYI, M. Knowledge and skills development of accounting graduates: the perceptions of graduates and employers in Ghana. Issues in Accounting Education: an International Journal, v. 19, n. 1-2, p. 139-158, 2010.

BESSA, N.; FONTAINE, A. M. Cooperar para aprender: Uma Introdução à aprendizagem cooperativa. Porto: Edições ASA, 2002.

BORMUTH, J. R. A response to “it the degrees of reading power test valid or invalid?”. Journal of Reading, v. 29, n. 1, p. 42-47, out. 1985.

BORGES, L. F. M.; LEAL, E. A.; SILVA, T. D.; PEREIRA, J. M. Relação entre rendimento acadêmico e os estilos de aprendizagem: um estudo na disciplina de análise de custos. In:SemeaD, Seminário de Administração, XX, 2017, São Paulo. Anais [...]. São Paulo: USP, 2017.

CERVO, A. L.; BERVIAN, P. A.; SILVA, R. Metodologia Científica. 6. ed. São Paulo: Pearson Prentice Hall, 2007.

CONCEIÇÃO, M.G.; CASTRO, M. R.; GUIMARÃES, I. P.; AZEVEDO, T.C. Estilos de Aprendizagem sob a Ótica do Inventários de David Kolb: um Estudo de Caso com os Alunos de Graduação do Curso de Ciências Contábeis da UFBA. Revista de Contabilidade da Bahia, v. 1, n.1, p. 61-72, 2013.

CORBUCCI, P. R. Desafios da educação superior e desenvolvimento no Brasil. Brasília: IPEA, Instituto de Pesquisa Econômica Aplicada, 2007.

CORDEIRO, R. A.; DA SILVA, A. B. Os estilos de aprendizagem influenciam o desempenho acadêmico dos estudantes de finanças?. Revista de Administração UFSM, Santa Maria, v. 5, n. 2, p. 243-261, mai./ago. 2012.

CUNHA, F.; UVA, M. A aprendizagem cooperativa: perspectiva de docentes e crianças.Revista Interações, v.12, n. 41, p. 133-159, 2016.

DALFOVO, M. S. et al. Análise da relação dos estilos de aprendizagem na percepção do método de ensino.Revista de Administração e Negócios da Amazônia, v. 9, n. 3, mai./ago. 2017.

FERRAZ, A. P. C. M.; BELHOT, R. V. Taxonomia de Bloom: revisão teórica e apresentação das adequações do instrumento para definição de objetivos instrucionais. Revista Gestão & Produção, São Carlos, v. 17, n. 2, p. 421-431, 2010.

FILATRO, A. Produção de Conteúdos Educacionais. São Paulo: Saraiva, 2015.

FLEMING, Neil D.; MILLS, Colleen. Not another inventory, rather a catalyst for reflection. To improve the academy, v. 11, n. 1, p. 137-155, 1992.

GALHARDI, A. C.; AZEVEDO, M. M. Avaliações de aprendizagem: o uso da taxonomia de Bloom. In: Workshop de Pós-Graduação e Pesquisa do Centro Paula Souza, VIII, 2013., São Paulo. Anais [...]. São Paulo, Centro Paula Souza, 2013.

GIL, A. C. Métodos e técnicas de pesquisa social. 6. Ed. São Paulo: Atlas, 2008. IFAC. Handbook of International Education Pronouncements.New York: International Accounting Education Standards Board, 2012.

KRATHWOHL, D. R. A revision of bloom's taxonomy: an overview. Theory into Practice, n. 41, v. 4., p. 212-218, 2002.

LIMA FILHO, R. N.; JESUS, D. A. N. Nível de Aprendizagem do Estudante de Contabilidade: um Modelo de Diagnóstico a partir da Taxonomia Revisada de Bloom. Revista de Contabilidade da UFBA, v. 7, p. 38-58, 2013.

LOPES, J.; SILVA, H. S. A Aprendizagem Cooperativa na Sala de Aula: Um Guia Prático Para o Professor. Lisboa: Lidel. 2009.

MIOT, H. A. Avaliação da normalidade dos dados em estudos clínicos e experimentais. Jornal Vascular Brasileiro., v. 16, n. 2, p. 88-91, abr./jun. 2017.

MIRANDA, R. A. M.; MIRANDA, C. S.; COSTA, G. F. M. Estratégias de Ensino e Estilos de Aprendizagem: Um Experimento no Processo Ensino Aprendizagem na Disciplina de Contabilidade Introdutória. In: Encontro De Ensino e Pesquisa em Administração e Contabilidade, III, 2011, João Pessoa. Anais [...]. São Paulo, ANPAD, 2011.

MUNHOZ, A. M. H. Uma análise multidimensional da relação entre inteligência e desempenho acadêmico em universitários ingressantes. Tese (Doutorado) – Universidade Estadual de Campinas, Faculdade de Educação, Campinas, 2004.

PEREIRA, I.V.; SILVA, C. A. T. Aprendizagem cooperativa como estratégia de ensino para a contabilidade: habilidades intelectuais da taxonomia do domínio cognitivo. Revista Ambiente Contábil, v. 10, n. 1, jan./jun. 2018.

PINHEIRO, F. M. G.; DIAS FILHO, J. M.; LIMA FILHO, R. N.; LOPES, L. M. S. O Perfil do Contador e os Níveis de Habilidades Cognitivas nos Exames ENADE e Suficiência do CFC: Uma análise sob a perspectiva da Taxonomia de Bloom. Contextus, v. 11, p. 50-65, 2013.

PRODANOV, C. C.; FREITAS, E. C. Metodologia do trabalho científico: métodos e técnicas da pesquisa e do trabalho acadêmico. 2. ed. Novo Hamburgo: Feevale, 2013.

REBELE, J. E. An examination of accounting students perceptions of the importance of communication skills in public accounting. Issues in Accounting Education, n. 3, p. 41-50, 1985.

REIS, L. G.; PATON, C.; NOGUEIRA, D. R. Estilos de aprendizagem: uma análise dos alunos do curso de Ciências Contábeis pelo método Kolb. Revista Enfoque: Reflexão Contábil, v. 31, n. 1, p. 53-66. 2012.

SANTOS, J. F. S. Avaliação no ensino a distância. Revista Ibero-americana de Educação,v. 38, n. 4, p. 1-9, 10 abr. 2006. SHAFTEL, J.; SHAFTEL, T. L. Educational Assessment and the AACSB. Issues in Accounting Education,v. 22, n. 2, p. 215-232, 2007.

SILVA, A. B.; LIMA, T. B.; SONAGLIO, A. L. B.; GODOI, C. K.Dimensões de um sistema de aprendizagem em ação para o ensino de administração. Revista Administração:Ensino e Pesquisa, v. 13, n. 1, p. 9-41, 2012..

VEIGA, I. P. A. Técnicas de ensino: novos tempos, novas configurações. Campinas: Papirus Editora, 2006.

Published

2020-05-01

How to Cite

Benevides, V., & Lima Filho, R. N. (2020). Aprendizagem Cooperativa no Ensino Contábil. Revista De Contabilidade Da UFBA, 14(1), 57–73. https://doi.org/10.9771/rc-ufba.v14i1.35609

Issue

Section

Artigos