Competências do Contador na Perspectiva da Tríade Universidade, Acadêmico e Mercado de Trabalho

Authors

  • Camila Adam Graduanda em Ciências Contábeis da UDESC - Universidade do Estado de Santa Catarina
  • Paulo Roberto da Cunha FURB - Universidade Regional de Blumenau UDESC - Universidade do Estado de Santa Catarina
  • Marinês Lucia Boff UDESC - Universidade do Estado de Santa Catarina

DOI:

https://doi.org/10.9771/rc-ufba.v12i3.26169

Keywords:

Competências, Contador, Universidade, Acadêmico. Mercado de Trabalho.

Abstract

O objetivo geral do estudo é analisar a produção científica nacional no que concerne as competências do contador na perspectiva da universidade, acadêmico e mercado de trabalho.  Utilizou-se pesquisa descritiva, documental e de cunho quantitativo. Foram analisados 35 artigos sobre as competências do contador no período de 2008 a 2016 de um total de 18 periódicos que publicaram sobre o tema. Os resultados apontam que entre as cinco competências mais citadas entre os artigos da amostra tem-se: conhecimento em contabilidade e finanças, tecnologia da informação, ética e honestidade, idiomas e raciocínio lógico, demonstrando a interdisciplinaridade necessária para a formação do contador, visto que, somente uma competência guarda relação direta com o eixo profissional do contador. Por fim, concluiu-se que as competências requeridas nos diferentes estudos são similares quando observadas a tríade Universidade, Acadêmico e Mercado de Trabalho.

Downloads

Download data is not yet available.

Author Biographies

Paulo Roberto da Cunha, FURB - Universidade Regional de Blumenau UDESC - Universidade do Estado de Santa Catarina

Doutor em Ciências Contábeis e Administração pelo PPGCC/FURB

Professor do Programa de Pós-Graduação em Ciências Contábeis da

Universidade Regional de Blumenau (PPGCC/FURB)

Professor da Universidade do Estado de Santa Catarina (UDESC)

Endereço: Rua Antônio da Veiga, 140 – Sala D 202

Bairro Victor Konder – Caixa Postal 1507

CEP 89030-903 – Blumenau/SC - Brasil

E-mail:pauloccsa@furb.br

Fone: (47) 3321-0565

Marinês Lucia Boff, UDESC - Universidade do Estado de Santa Catarina

Mestre em Ciência Contábeis pela FURB

Professor da Universidade do Estado de Santa Catarina (UDESC)

 

References

ALBRECHT, W. S.; SACK, R. J. Accounting education: charting the course through a perilous future. Accounting Education Series, v. 1, n. 16, 2000.

ANZILAGO, M.; BERND, D. C.; VOESE, S. B. Mercado de Trabalho dos profissionais de custos no Paraná: um estudo sobre a demanda, habilidades e competências exigidas. Contextus -Revista Contemporânea de Economia e Gestão, v. 14, n. 1, p. 194 –218, 2016.

ARAÚJO, J. G. R.; CALLADO, A. L. C.; CAVALCANTI, B. S. B. Habilidades e Competências do Controller: um estudo com alunos de cursos de Pós-Graduação em controladoria. Revista Catarinense da Ciência Contábil, v. 13, n. 38, p. 52-64, 2014.BRASIL. Lei de Diretrizes e Bases da Educação Nacional (LDB), Lei nº. 9.394, de 20 de dezembro de 1996. Estabelece as diretrizes e bases da educação nacional. Brasília, DF. Disponível em: <http://www6.senado.gov.br/legislacao/ListaTextoIntegral.action?id=75723>. Acesso em: 09 fev. 2017.

BRASIL. Resolução CNE/ CES nº. 10, de 16 de dezembro de 2004. Institui as Diretrizes Nacionais Curriculares para o Curso de Graduação em Ciências Contábeis, bacharelado, e dá outras providências. Brasília, DF. Disponível em: <http://portal.mec.gov.br/cne/arquivos/pdf/rces10_04.pdf>. Acesso em: 09 fev. 2017.

CARDOSO, R.; RICCIO, E. L.; ALBUQUERQUE, L. G. de. Competências do contador: um estudo sobre a existência de uma estrutura de interdependência. Revista de Administração, São Paulo, v. 44, n. 4, p. 365-379, 2009.

CARDOSO, R. L.; RICCIO, E. L. Existem competências a serem priorizadas no desenvolvimento do contador? Um estudo sobre os contadores Brasileiros. Revista de Gestão, São Paulo, v. 17, n. 3, p. 353-367, 2010.

CARDOSO, R. L.; RICCIO, E. L.; MENDONÇA NETO, O. R. de; OYADOMARI, J. C. Entendo e explorando as competências do contador gerencial: uma análise feita pelos profissionais. Advances in Scientific and Applied Accounting, São Paulo, v. 3, n. 3, p. 353-371, 2010.

CAVALCANTE, D. S.; AQUINO, L. D. P. de; DE LUCA, M. M. M.; PONTE, V. M. R.; BUGARIM, M. C. C. Adequação dos currículos dos cursos de contabilidade das universidades federais brasileiras ao currículo mundial de contabilidade e o desempenho no Enade. Pensar Contábil, Rio de Janeiro, v. 13, n. 50, p. 42-52, 2011.

CONSELHO FEDERAL DE CONTABILIDADE -CFC. Profissionais e organizações ativos nos conselhos regionais de contabilidade: evolução anual_2011.Disponível em: . Acesso em: 28 mar. 2017.

CONSELHO FEDERAL DE CONTABILIDADE -CFC. Profissionais e organizações ativos nos conselhos regionais de contabilidade.Disponível em: <http://www3.cfc.org.br/spw/crcs/ConselhoRegionalAtivo.aspx>. Acesso em: 22 maio 2017.

DUTRA, J. S.; HIPÓLITO, J. A. M.; SILVA, C. M. Gestão de pessoas por competências: o caso de uma empresa do setor de telecomunicações. RAC –Revista de Administração Contemporânea, v. 4, n. 1, p. 161-176, 2000.

FLEURY, M. T. L.; FLEURY, A. Construindo o conceito de competência. RAC –Revista de Administração Contemporânea,v. 5, p. 183-196, 2001.

GIL, A. C. Como elaborar projetos de pesquisa. 4a. ed. São Paulo: Atlas, 2002.

LEAL, E. A.; SOARES, M. A.; SOUSA, E. G. Perspectivas dos Formandos do Curso de Ciências Contábeis e as Exigências do Mercado de Trabalho. RCC –Revista Contemporânea de Contabilidade, Florianópolis, v. 1, n. 10, p. 147-159, 2008.

LEAL, E. A.; MIRANDA, G. J.; ARAÚJO, T. S.; BORGES, L. F. M. Estereótipos na Profissão Contábil: a opinião de estudantes e do público externo no Triângulo Mineiro. Contabilidade, Gestão e Governança, Brasília, v. 17, n. 1, p. 134-153, 2014.

LEMES, D. F.; MIRANDA, G. J. Habilidades profissionais do Contador preconizadas pela IFAC: um estudo com profissionais da região do Triângulo Mineiro. Advances in Scientific and Applied Accounting, São Paulo, v. 7, n. 2, p. 293-316, 2014.

MACHADO, V. S. de A.; CASA NOVA, S. P. de C. Análise Comparativa entre os conhecimentos desenvolvidos no curso de graduação em Contabilidade e o perfil do contador exigido pelo mercado de trabalho: uma pesquisa de campo sobre educação contábil. Revista de Educação e Pesquisa em Contabilidade,Brasília, v. 2, n. 1, p. 1-23, 2008.

MACHADO, A. O.; LUNKES, R. J.; PETRI, S. M.; ROSA, F. S. Competências do Controller: um Estudo nas 100 Maiores Empresas de Santa Catarina. Pensar Contábil, v. 12, n. 47, p. 26-34, 2010.

MOHAMED, E. K. A.; LASHINE, S. H. Accounting Knowledge and Skills and the Challenges of a Global Business Environment. Managerial Finance, v. 29, n. 7, p. 3-16, 2003.

MORGAN, G. Communication skills required by accounting graduates: practitioner and academic perceptions. Accounting Education, v. 6, n. 2, p. 93-108, 1997.

NEEDLES JR., B.E.; CASCINI, K.; KRYLOVA, T.; MOUSTAFA, M. Strategy for implementation of IFAC International Education Guideline n. 9. Journal of International Financial Management & Accounting, v.12, n. 3, p. 317-354, 2001.

ORO, I. M.; DITTADI, J. R.; CARPES, A. M. S.; BENOIT, A. D. O perfil do profissional de controladoria sob a óptica do mercado de trabalho brasileiro. Pensar Contábil, v. 11 n. 44, p. 5-15, 2009.

ORO, I. M.; BEUREN, I. M.; CARPES, A. M. S. Competências e habilidades exigidas do controller e a proposição para sua formação acadêmica. Revista Contabilidade Vista & Revista, v. 24, n. 1, p. 15-36, 2013.

OTT, E.; CUNHA, J. V. A. da; CORNACCHIONE JÚNIOR, E. B.; DE LUCA, M. M. M.Relevância dos conhecimentos, habilidades e métodos instrucionais na perspectiva de estudantes e profissionais da área contábil: estudo comparativo internacional.Revista Contabilidade & Finanças, São Paulo, v. 22, n. 57, p. 338-356, 2011.

PELEIAS, I. R.; GUIMARÃES, P. C.; SILVA, D.; ORNELAS, M. M. G. Identificação do Perfil Profissiográfico do Profissional de Contabilidade Requerido pelas Empresas em Anúncios de Emprego na Região Metropolitana de São Paulo. BASE –Revista de Administração e Contabilidade da Unisinos, v. 5, n. 2, p. 131-141, 2008.

PELEIAS, I. R.; LOURENÇO, R. A.; PETERS, M. R. S.; LAVARDA, C. E. F. Atributos do desempenho profissional na visão de empresários contábeis da Grande São Paulo. REPeC -Revista de Educação e Pesquisa em Contabilidade, v. 9, n. 2, p. 160-181, 2015.

PIRES, C. B.; OTT, E.; DAMACENA, C. A Formação do Contador e a Demanda do Mercado de Trabalho na Região Metropolitana de Porto Alegre (RS). BASE –Revista de Administração e Contabilidade da Unisinos, v. 7, n. 4, p. 315-327, 2010.

PIRES, C. B.; OTT, E.; DAMACENA, C. “Guarda –Livros” ou “Parceiros de Negócios”? Uma análise do perfil profissional requerido pelo mercado de trabalho para contadores na região metropolitana de Porto Alegre (RMPA). Revista Contabilidade Vista & Revista, Belo Horizonte, v. 20, n. 3, p. 157-187, 2009.

PLETSCH, C. S.; SILVA, A.; LAVARDA, C. E. F. Conteúdos da disciplina de controladoria e as funções do controller no mercado de trabalho. Pretexto, v. 17, n. 1, p. 118 -133, 2016.

REIS, A. O.; SEDIYAMA, G. A. S.; MOREIRA, V. S.; MOREIRA, C. C. Perfil do Profissional Contábil: Habilidades, Competências e Imagem Simbólica. RCC –Revista Contemporânea de Contabilidade, v. 12, n. 25, p. 95-116, 2015.

RIBEIRO, L. M. S.; LUNKES, R. J.; SCHNORRENBERGER, D.; GASPARETTO, V. Perfil do controller em empresas de médio e grande porte da Grande Florianópolis. Revista Catarinense da Ciência Contábil, v. 7, n. 20, p. 57-70, 2008.

SANTANA JUNIOR, J. J. B. de; PEREIRA, D. M. V. G.; LOPES, J. E. de G. Análise das habilidades cognitivas requeridas dos candidatos ao cargo de contador na administração pública federal, utilizando-se indicadores fundamentados na visão da Taxonomia de Bloom. Revista Contabilidade & Finanças, São Paulo, v. 19, n. 46, p. 108-121, 2008.

SANTOS, D. F.; SOBRAL, F. de S.; CORREA, M. D.; ANTONOVZ, T.; SANTOS, R. F. dos. Perfil do profissional contábil: estudo comparativo entre as exigências do mercado de trabalho e a formação oferecida pelas instituições de ensino superior de Curitiba. Revista Contemporânea de Contabilidade, Florianópolis, v. 8, n. 16, p. 137-152, 2011.

SPLITTER, K.; BORBA, J. A. Percepção de estudantes e professores universitários sobre a profissão do contador: um estudo baseado na teoria dos Estereótipos. Revista de Educação e Pesquisa em Contabilidade, Brasília, v. 8, n. 2, p. 126-141, 2014.

TAMER, C. M. V. S.; VIANA, C.; SOARES, L. A. C. F.; LIMA, M. S. Perfil do profissional contábil demandado pelo mercado de trabalho: um estudo no Norte do Brasil. Revista Universo Contábil, v. 9, n. 3, p. 143-162, 2013.

ZARIFIAN, P. Objetivo competência por uma nova lógica.São Paulo: Atlas, 2001.

Published

2018-12-28

How to Cite

Adam, C., Cunha, P. R. da, & Boff, M. L. (2018). Competências do Contador na Perspectiva da Tríade Universidade, Acadêmico e Mercado de Trabalho. Revista De Contabilidade Da UFBA, 12(3), 221–245. https://doi.org/10.9771/rc-ufba.v12i3.26169

Issue

Section

Artigos