Habilidades Genéricas Essenciais aos Graduandos em Contabilidade: O Estado da Arte dos Estudos Publicados na “Accounting Education: An International Journal” no Período de 2000 a 2015
DOI:
https://doi.org/10.9771/rc-ufba.v11i1.17210Keywords:
Contabilidade, Educação em ContabilidadeAbstract
O presente estudo buscou revisar o estado de arte da pesquisa sobre habilidades genéricas dos graduandos em contabilidade, propondo uma agenda de pesquisa aplicável ao contexto brasileiro. Por meio da uma revisão de 59 estudos publicados no Accounting Education: an international journal no período de 2000 a 2015 que abrange as primeiras iniciativas de convergência às normas internacionais de contabilidade, notou-se uma conscientização acerca da importância de integrar o ensino das competências genéricas durante toda a graduação. No entanto, apesar do mapeamento das percepções dos diferentes atores envolvidos, verifica-se que a persistência de uma lacuna significativa entre o desenvolvimento de competências genéricas da forma como é concebida no ensino superior e como esta é efetivamente praticada no local de trabalho, o que possibilita o vislumbre de algumas oportunidades para o desenvolvimento de futuras pesquisas aplicadas ao contexto brasileiro.Downloads
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2017-04-04
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NASCIMENTO, J. C. H. B. D., Macedo, M. A. da S., & Siqueira, J. R. M. de. (2017). Habilidades Genéricas Essenciais aos Graduandos em Contabilidade: O Estado da Arte dos Estudos Publicados na “Accounting Education: An International Journal” no Período de 2000 a 2015. Revista De Contabilidade Da UFBA, 11(1), 4–37. https://doi.org/10.9771/rc-ufba.v11i1.17210
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