Utilização da PDD para Gerenciamento de Resultados em Empresas Listadas na BM&FBovespa
DOI:
https://doi.org/10.9771/rc-ufba.v11i2.16097Keywords:
Provisão para devedores duvidosos, Gerenciamento de resultados, Resultados contábeis, Desempenho empresarialAbstract
O objetivo deste estudo consiste em verificar a influência da utilização da PDD na prática de gerenciamento de resultados em empresas brasileiras listadas na BM&FBovespa. Para tanto, foi realizada uma análise com empresas listadas nos segmentos Bovespa Mais e Novo Mercado, totalizando uma amostra de 54 companhias. Os dados, de 2006 a 2011, foram coletados junto à base de dados da Economática® e no sítio da BM&FBovespa. Calculou-se o gerenciamento de resultado a partir do modelo utilizado por Martinez (2006). Os resultados apontam indícios de que houve a utilização da provisão para devedores duvidosos com objetivo de gerenciar resultados no período analisado. No entanto, o modelo utilizado para a análise dos dados não apresentou significância estatística. Conclui-se, assim, que apesar dos indícios da existência de gerenciamento de resultados a partir da PDD, estes não podem ser confirmados a partir dos resultados apresentados nesta análise.Downloads
Download data is not yet available.
Downloads
Published
2017-08-28
How to Cite
Nez, E. D., Gollo, V., Warken, I. L. M., & Klann, R. C. (2017). Utilização da PDD para Gerenciamento de Resultados em Empresas Listadas na BM&FBovespa. Revista De Contabilidade Da UFBA, 11(2), 63–81. https://doi.org/10.9771/rc-ufba.v11i2.16097
Issue
Section
Artigos
License
Autores que publicam nesta revista concordam com os seguintes termos:- Autores mantém os direitos autorais e concedem à revista o direito de primeira publicação, com o trabalho licenciado simultaneamente sob uma Licença Creative Commons Attribution CC-BY-NC após a publicação, permitindo o compartilhamento do trabalho com reconhecimento da autoria do trabalho e publicação inicial nesta revista.
- Autores têm autorização para assumir contratos adicionais separadamente, para distribuição não-exclusiva da versão do trabalho publicada nesta revista (ex.: publicar em repositório institucional ou como capítulo de livro), com reconhecimento de autoria e publicação inicial nesta revista.
- Autores têm permissão e são estimulados a publicar e distribuir seu trabalho online (ex.: em repositórios institucionais ou na sua página pessoal), já que isso pode gerar alterações produtivas, bem como aumentar o impacto e a citação do trabalho publicado.