Contributos das Universidades Empreendedoras para a Hélice Tríplice: análise textual discursiva pelo Software IRAMUTEQ

Autores

DOI:

https://doi.org/10.9771/cp.v17i3.56081

Palavras-chave:

Tríplice Hélice, Inovação, Universidades Empreendedoras.

Resumo

O presente estudo tem como objetivo analisar o modelo da Hélice Tríplice no contexto brasileiro em universidades empreendedoras por meio da Análise Textual Discursiva (ATD). Os dados textuais foram coletados nas bases Scopus e Web of Science, a expressão booleana empregada reuniu trabalhos que abordam a temática das universidades empreendedoras no Brasil. O corpus textual foi construído a partir dos abstracts dos textos coletados nas bases. A ATD foi realizada com o apoio do Software IRAMUTEQ no qual foram feitas as etapas de unitarização, categorização e identificação de relações estatísticas, produção de metatextos e captação de emergente, resultando em nuvem de palavras, dendrogramas e clusters de palavras que permitiram fazer análises das palavras mais recorrentes nas publicações e suas relações, ressaltando o papel das universidades empreendedoras na criação e disseminação de conhecimento e tecnologia para promover o empreendedorismo e a inovação entre os estudantes e colaborando com o setor empresarial.

Downloads

Não há dados estatísticos.

Biografia do Autor

Gabriel de Oliveira Cerqueira, Universidade Federal do Recôncavo da BahiaFeira de Santana, BA, Brasil

Bacharel em Ciências Exatas e Tecnológicas.

Ludmila Santos Vieira, Universidade Federal do Recôncavo da Bahia, Feira de Santana, BA, Brasil

Graduanda em Bacharelado em Energia e Sustentabilidade.

Eron Passos Andrade, Universidade Federal do Recôncavo da Bahia, Feira de Santana, BA, Brasil

Programa de Pós-Graduação em Engenharia Industrial, Escola Politécnica da Universidade Federal da Bahia.

Doutor em Engenharia Industrial.

Referências

ALVES, A. C.; FISCHER, B.; SCHAEFFER, P. R. Determinantes do empreendedorismo estudantil. Uma avaliação sobre instituições de ensino superior no Brasil. INMR – Innovation & Management Review, [s.l.], v. 16, n. 2, p. 96-117, 2019. https://doi.org/10.1108/INMR-02-2018-0002

ANDRADE, E. P. et al. Hélice tríplice no contexto brasileiro: a contribuição das universidades na inovação tecnológica. Rev. Tecnol. Soc., Curitiba, v. 19, n. 55, p. 232-263, jan.-mar., 2023. Disponível em: https://periodicos.utfpr.edu.br/rts/article/view/15122. Acesso em: 10 jun. 2023.

ANDRADE, J. A. Universidades empreendedoras e o contexto do nordeste brasileiro. Revista Gestão & Tecnologia, [s.l.], v. 12, n. 2, p. 4-32, 2012. DOI: http://dx.doi.org/10.20397/2177-6652/2012.v12i2.368.

APARECIDO-TOMAZ, P. et al. The Dynamics of University-Industry Interactions in Peripheral Contexts: Evidence from Brazil. Foresight and STI Governance, [s.l.], v. 16, n. 4, p. 59-69, 2022. DOI: 10.17323/2500-2597.2022.4.59.69.

AUDRETSCH, D. et al. Entrepreneurial eco-systems: Economic, technological, and societal impacts. Journal of Technology Transfer, [s.l.], v. 44, n. 2, p. 313-325, 2019.

BARRAL, M. R. M.; RIBEIRO, F. G.; CANEVER, M. D. Influence of the university environment in the entrepreneurial intention in public and private universities. RAUSP Management Journal, [s.l.], v. 53, n. 1, p. 122-133, 2018. DOI; https://doi.org/10.1016/j.rauspm.2017.12.009.

BRASIL. Decreto n. 5.563, de 11 de outubro de 2005. Regulamenta a Lei n. 10.973, de 2 de dezembro de 2004. Código civil. Brasília, DF, 11 out. 2005. Disponível em: http://www.planalto.gov.br/ccivil_03/_ato2004-2006/2005/decreto/d5563.htm. Acesso em: 12 jan. 2022.

BRASIL. Decreto n. 9.283, de 7 de fevereiro de 2018. Regulamenta a Lei n. 10.973, de 2 de dezembro de 2004, a Lei n. 13.243, de 11 de janeiro de 2016, o art. 24, § 3º, e o art. 32, § 7º, da Lei n. 8.666, de 21 de junho de 1993, o art. 1º da Lei n. 8.010, de 29 de março de 1990, e o art. 2º, caput, inciso I, alínea "g", da Lei n. 8.032, de 12 de abril de 1990, e altera o Decreto n. 6.759, de 5 de fevereiro de 2009, para estabelecer medidas de incentivo à inovação e à pesquisa científica e tecnológica no ambiente produtivo, com vistas à capacitação tecnológica, ao alcance da autonomia tecnológica e ao desenvolvimento do sistema produtivo nacional e regional. Código civil. Brasília, DF, 7 fev. 2018. Disponível em: http://www.planalto.gov.br/ccivil_03/_Ato2015-2018/2018/Decreto/D9283.htm. Acesso em: 12 jan. 2022.

BRASIL. Lei n. 10.973, de 2 de dezembro de 2004. Dispõe sobre incentivos à inovação e à pesquisa científica e tecnológica no ambiente produtivo, e dá outras providências. Código Civil. Brasília, DF, 2 dez. 2004. Disponível em: http://www.planalto.gov.br/ccivil_03/_ato2004-2006/2004/lei/l10.973.htm. Acesso em: 12 jan. 2022.

BRASIL. Lei n. 13.243, de 11 de janeiro de 2016. Dispõe sobre estímulos ao desenvolvimento científico, à pesquisa, à capacitação científica e tecnológica e à inovação e altera a Lei n. 10.973, de 2 de dezembro de 2004, a Lei n. 6.815, de 19 de agosto de 1980, a Lei n. 8.666, de 21 de junho de 1993, a Lei n. 12.462, de 4 de agosto de 2011, a Lei n. 8.745, de 9 de dezembro de 1993, a Lei n. 8.958, de 20 de dezembro de 1994, a Lei n. 8.010, de 29 de março de 1990, a Lei n. 8.032, de 12 de abril de 1990, e a Lei n. 12.772, de 28 de dezembro de 2012, nos termos da Emenda Constitucional no 85, de 26 de fevereiro de 2015. Código civil. Brasília, DF, 11 jan. 2016. Disponível em: https://www.planalto.gov.br/ccivil_03/_ato2015-2018/2016/lei/l13243.htm. Acesso em: 12 jan. 2022.

BRUNETTI, F. et al. Digital transformation challenges: strategies emerging from a multi-stakeholder approach. The TQM Journal, [s.l.], v. 32, n. 4, 2020.

BUENO, N. P. Instituições e políticas para o desenvolvimento tecnológico regional na nova economia do conhecimento: uma análise para o Brasil utilizando o modelo da tripla hélice. Revista Gestão & Tecnologia, [s.l.], v. 17, n. 4, p. 13-42, 2017.

CAJUELA, A. R.; GALINA, S. V. R. Processes in interorganizational relationships to develop absorptive capacity in startups. Revista de Administração Contemporânea, [s.l.], v. 24, n. 6, p. 550-566, 2020.

CARMO, H. M. O.; BRAUM, L. M. dos S.; SÁ, E. V. Descontinuidade tecnológica em patentes envolvendo o uso de cinzas de carvão: análise baseada em conteúdo textual. Revista Metropolitana de Sustentabilidade, [s.l.], v. 8, n. 2, p. 49-66, 2018.

CARMO, J. P.; RANGEL, R. da C. Fatores críticos de sucesso da rede de incubação de empreendimentos do IFES. International Journal of Innovation, [s.l.], v. 8, n. 2, p. 150-175, 2020.

CARVALHO, L.; VIANA, A.; MANTOVANI, D. O papel da FAPESP no ecossistema empreendedor no estado de São Paulo. RACEF – Revista de Administração, Contabilidade e Economia da Fundace, [s.l.], v. 7, n. 1, p. 84-101, 2016.

CERQUEIRA, G. de O. Importância da EMec Jr. na formação profissional de seus membros. 2019. 40p. Trabalho de Conclusão de Curso (Bacharelado) – Curso Superior de Ciências Exatas e Tecnológicas, Universidade Federal do Recôncavo da Bahia, Feira de Santana, 2019.

CHAKRABARTY, A.; NORBU, T. Innovation, entrepreneurship and sustainability of business through techno‐social ecosystem – Indian scene. Research in Intelligent and Computing in Engineering, Springer, Singapore, p. 131-139, 2021.

COUTINHO, L. G. Desenvolvimento Tecnológico de Empresas e Trajetórias de Inovação. Revista Brasileira de Inovação, [s.l.], v. 3, n. 2, p. 279-328, 2004.

DAUSCHA, R. A inovação na empresa: imperativo para uma mudança estratégica. In: SENNES, R. U.; BRITTO FILHO, A. Inovações tecnológicas no Brasil: desempenho, políticas e potencial. São Paulo: Cultura Acadêmica, 2011. Cap. 5. p. 105-126.

DE MOURA, G. L. DA SILVA, W. M.; FISCHMANN, A. A. Competitividade e alianças: a inserção das universidades brasileiras. Espacios, [s.l.], v. 33, n. 3, 2012.

DOS SANTOS, E. G.; MAEHLER, A. E.; DE MELLO, S. P. T. A Orientação Empreendedora (OE) na universidade pública: um estudo de caso. Revista Gestão Universitária na América Latina – GUAL, Florianópolis, p. 175-197, 2021.

ETZKOWITZ, H.; LEYDESDORFF, L. The Triple Helix-University-industry-government relations: a laboratory for knowledge based economic development. EASST Review, [s.l.], v. 14, n. 1, p 14-19, 1995.

ETZKOWITZ, H.; ZHOU, C. Hélice Tríplice: inovação e empreendedorismo universidade-indústria-governo. Estudos Avançados, [s.l.], v. 31, n. 90, p. 23-48, 2017.

FERREIRA, J. J. et al. (ed.). Entrepreneurial Universities. Cheltenham, UK: Edward Elgar Publishing, 2018. DOI: https://doi.org/10.4337/9781786432469.

FISCHER, B. B.; SCHAEFFER, P. R.; VONORTAS, N. S. Evolution of university-industry collaboration in Brazil from a technology upgrading perspective. Technological Forecasting and Social Change, [s.l.], n. 145, p. 330-340, 2019. DOI: 10.1016/j.techfore.2018.05.001.

IPIRANGA, A.; FREITAS, A.; PAIVA, T. O empreendedor acadêmico no contexto da interação universidade – empresa – governo. Cadernos EBAPE, Rio de Janeiro v. 8, n. 4, p. 676-693, 2010.

JENSEN, C.; TRÄGÅRDH, B. Narrating the Triple Helix concept in “weak” regions: lessons from Sweden. International Journal of Technology Management, [s.l.], v. 27, n. 5, p. 513-530, 2004.

KAMI, M. T. M. et al. Trabalho no consultório na rua: uso do software IRAMUTEQ no apoio à pesquisa qualitativa. Escola Anna Nery, [s.l.], v. 20, n. 3, 2016.

KREISER, P. M. et al. Corporate entrepreneurship strategy: extending our knowledge boundaries through configuration theory. Small Bus. Econ., [s.l.], v. 56, n. 2, p. 739-758, 2021.

LASTRES, H. M. M.; CASSIOLATO, J. E. A Economia da Tecnologia e Inovação: a experiência dos países emergentes. Campinas: Editora da Unicamp, 2005.

LI, M.; HE, L.; ZHAO, Y. The triple helix system and regional entrepreneurship in China. Entrepreneurship & Regional Development, [s.l.], v. 32, n. 7-8, p. 508-530, 2020.

MAO, C. et al. Knowledge growth in university-industry innovation networks–Results from a simulation study. Technological Forecasting and Social Change, n. 151, Article 119746, 2020.

MARTYNOVICH, M. On the way to developing the Triple Helix indicator: contribution from quantitative empirical studies. 2011. 54f. Dissertação (Mestrado em Economic Growth, Innovation and Spatial Dynamics) – School of Economics and Management, Lund University, Lund, 2011.

MELLO, A. da S.; VOTRE, S. Representações sociais em projetos de cidadania ativa: projeto esporte cidadão. Rio: UGF, PPGEF, 2005.

MOURÃO, P. R.; RETAMIRO, W. Community development banks (CDB): a bibliometric analysis of the first 2 decades of scientific production. Environment, Development and Sustainability, [s.l.], v. 23, p. 477-493, 2021.

NASCIMENTO, T. C.; CAJAVILCA, E. S. R.; SANTOS, A. T. Sistematização de um Modelo de Prospecção Tecnológica com as Ferramentas Espacenet e Iramuteq: aplicação para banco de dados de patentes verdes do elemento fósforo. Cadernos de Prospecção, Salvador, v. 12, n. 3, p. 563, 13 set. 2019.

RANGA, M.; ETZKOWITZ, H. Triple Helix systems: an analytical framework for innovation policy and practice in the knowledge society. Industry and Higher Education, [s.l.], v. 27, n. 4, p. 237-262, 2013.

RATINAUD, P.; MARCHAND P. Application de la methode ALCESTE aux gros corpus et stabilitie des mondes lexicaux analyse du CableGate avec IRAMUTEQ. p. 835-844, 2012. In: 11º JOURNÉES INTERNATIONALES D’ANALYSE STATISTIQUE DES DONNÉES TEXTUELLES. Anais […]. Liège: JADT, 2012.

SANTANA, N.; HANSEN, P. Avaliação de desempenho de parques tecnológicos: Proposta a partir de um estudo no TECNOPUC. NAVUS – Revista de Gestão e Tecnologia, Florianópolis, v. 6, n. 4, p.72-87, 2016.

SCHERER, F. L.; LASTRES, H. M. M. A Hélice Tripla e os Novos Rumos da Política Industrial e Tecnológica no Brasil. Revista de Economia Política, [s.l.], v. 23, n. 4, p. 5-29, 2003.

SCHMITZ, A.; URBANO, D.; DANDOLINI, G. A. Innovation and entrepreneurship in the academic setting: a systematic literature review. The International Entrepreneurship and Management Journal, [s.l.], v. 13, n. 2, p. 369-95, 2017.

SCHREIBER, D. Modelo Triple Helix como estratégia de gestão de custos em inovação em redes de MPE ́s. REGEPE – Revista de Empreendedorismo e Gestão de Pequenas empresas, [s.l.], v. 2, n. 3, p. 106-133, 2013.

SMALLMAN, M. Science to the rescue or contingent progress? Comparing 10 years of public, expert and policy discourses on new and emerging science and technology in the United Kingdom. Public Understanding of Science, [s.l.], v. 27, n. 6, p. 655-673, 2018.

VOLKMANN, C. et al. Education the Next Wave of Entrepreneurs: Unlocking entrepreneurial capabilities to meet the global challenges of the 21st century – A Report of the Global Education Initiative. Switzerland: World Economic Forum, 2009.

WAKKEE, I. et al. The university’s role in sustainable development: Activating entrepreneurial scholars as agents of change. Technological Forecasting and Social Change, [s.l.], n. 141, p. 195-205, 2018. DOI: https://doi.org/10.1016/j.techfore.2018.10.013.

Downloads

Publicado

2024-07-01

Como Citar

Cerqueira, G. de O. ., Vieira, L. S. ., & Andrade, E. P. (2024). Contributos das Universidades Empreendedoras para a Hélice Tríplice: análise textual discursiva pelo Software IRAMUTEQ. Cadernos De Prospecção, 17(3), 768–784. https://doi.org/10.9771/cp.v17i3.56081

Edição

Seção

Propriedade Intelectual, Inovação e Desenvolvimento