Portal de Acesso às Informações das Ações das Universidades Federais em Resposta à Pandemia de Covid-19: uma análise do período pandêmico até a transição para uma pós-pandemia

Autores

DOI:

https://doi.org/10.9771/cp.v16i2.50886

Palavras-chave:

Universidade, Monitoramento, Coronavírus.

Resumo

Durante a pandemia, foi necessária uma nova organização das atividades acadêmicas das Universidades Federais para empreender ações internas e externas de enfrentamento à Covid-19. Para compartilhar as ações realizadas, o Ministério da Educação (MEC) desenvolveu dois portais de informação sobre os números da Covid-19 e sobrea as ações desenvolvidas para a educação básica e superior. Um desses portais é o “Painel Coronavírus – Monitoramento da Rede Federal”, que reúne um conjunto de informações referente às ações realizadas pelas instituições de ensino desde o início da pandemia até o momento atual de transição para uma pós-pandemia. Utilizando um método de análise de dados quantitativos e qualitativos, buscou-se discorrer sobre os dados de casos de Covid-19 e seus picos como as ações envolvendo modalidade de ensino, prevenção e apoio à comunidade acadêmica. Como resultado, são apresentados de forma correlacionada alguns painéis do portal e a análise dos dados das ações, permitindo compartilhar as estratégias e a compreensão histórica de quais ações foram utilizadas no enfrentamento da pandemia e na transição de uma pós-pandemia.

Downloads

Não há dados estatísticos.

Biografia do Autor

Eduardo Manuel de Freitas Jorge, Universidade do Estado da Bahia

Doutor em Difusão do Conhecimento pela Universidade Federal da Bahia em 2012.

Leandro Brito Santos, Universidade Federal do Recôncavo da Bahia

Doutor em Modelagem Computacional e Tecnologia Industrial pelo SENAI em 2018.

Paulo Ricardo Ferreira Neves, Universidade Federal do Oeste da Bahia

Graduando em Bacharelado Interdisciplinar em Ciência e Tecnologia pela Universidade Federal do Oeste da Bahia em 2023.

Poty Rodrigues de Lucena, Universidade Federal do Oeste da Bahia

Doutor em Ciências pela Universidade Federal de São Carlos em 2006.

Referências

AGÊNCIA IBGE NOTÍCIAS. Internet chega a 88,1% dos estudantes, mas 4,1 milhões da rede pública não tinham acesso em 2019. São Paulo. 28 de abril de 2021. Disponível em: https://agenciadenoticias.ibge.gov.br/agencia-noticias/2012-agencia-de-noticias/noticias/30522-internet-chega-a-88-1-dos-estudantes-mas-4-1-milhoes-da-rede-publica-nao-tinham-acesso-em-2019. Acesso em: 28 ago. 2022.

BRASIL. Ministério da Educação. Relatório de atividades: Ações do MEC em resposta à pandemia de Covid-19. 2020a. Disponível em: https://www.gov.br/mec/pt-br/assuntos/noticias_1/relatorio-de-atividades-aponta-acoes-do-mec-e-suas-vinculadas-em-resposta-a-pandemia-de-covid-19. Acesso em: 28 ago. 2022.

BRASIL. Ministério da Educação. Painel Coronavírus de monitoramento da Rede Federal. 2020b. Disponível em: https://www.gov.br/mec/pt-br/coronavirus/rede-federal. Acesso em: 28 ago. 2022.

BRASIL. Ministério da Saúde. Portaria n. 188, de 3 fevereiro de 2020. Brasília. DF: Ministério da Saúde, 2020c. Disponível em: https://bvsms.saude.gov.br/bvs/saudelegis/gm/2020/prt0188_04_02_2020.html. Acesso em: 28 de agosto de 2022.

COLETA DSBR. Sistema Coleta: Coleta de dados. Bahia. 2020. Disponível em: http://coleta.dsbr.org/Sistema_Coleta_Manual_Basico_DataScienceBR.pdf. Acesso em: 28 ago. 2022.

GIL, Antonio Carlos. Métodos e técnicas de pesquisa social. 7. ed. São Paulo: Atlas, 2019. 17p.

INSTITUTO BUTANTAN. Retrospectiva 2021: o segundo ano da pandemia é marcado pelo avanço da vacinação contra Covid-19 no Brasil. São Paulo. 31 de dezembro de 2021. Disponível em: https://butantan.gov.br/noticias/retrospectiva-2021-segundo-ano-da-pandemia-e-marcado-pelo-avanco-da-vacinacao-contra-covid-19-no-brasil. Acesso em: 28 ago. 2022.

JORGE, E. M. de F. et al. Arquitetura da informação analítica para integração de dados da pesquisa e pós-graduação: um estudo de caso da Universidade do Estado da Bahia. Informação & Informação, [s.l.], v. 25, n. 1, p. 115-140, 2020. DOI: 10.5433/1981-8920.2020v25n1p115. Disponível em: https://ojs.uel.br/revistas/uel/index.php/informacao/article/view/36009. Acesso em: 28 ago. 2022.

JORGE, E. F. et al. Face Shield for Life 3D: produção colaborativa, usando a comunidade de makers, dos protetores faciais padrão RC3 para os profissionais de saúde em Salvador. Cadernos de Prospecção, Salvador, v. 13, n. 2, p. 513, 2020. DOI: 10.9771/cp.v13i2.36174. Disponível em: https://periodicos.ufba.br/index.php/nit/article/view/36174. Acesso em: 28 ago. 2022.

SILUS, A.; LEAL DE CASTRO FONSECA, A.; LAGEANO NETO DE JESUS, D. Desafios do ensino superior brasileiro em tempos de pandemia da Covid-19: repensando a prática docente. Liinc em Revista, [s.l.], v. 16, n. 2, p. e5336, 2020. DOI: 10.18617/liinc.v16i2.5336. Disponível em: https://revista.ibict.br/liinc/article/view/5336. Acesso em: 27 ago. 2022.

Downloads

Publicado

2023-03-15

Como Citar

Jorge, E. M. de F. ., Santos, L. . B., Neves, P. R. F., & Lucena, P. R. de . (2023). Portal de Acesso às Informações das Ações das Universidades Federais em Resposta à Pandemia de Covid-19: uma análise do período pandêmico até a transição para uma pós-pandemia. Cadernos De Prospecção, 16(2), 516–529. https://doi.org/10.9771/cp.v16i2.50886

Edição

Seção

Coronavirus (SARS-COV-2) e COVID-19