Portal de Acesso às Informações das Ações das Universidades Federais em Resposta à Pandemia de Covid-19: uma análise do período pandêmico até a transição para uma pós-pandemia
DOI:
https://doi.org/10.9771/cp.v16i2.50886Palavras-chave:
Universidade, Monitoramento, Coronavírus.Resumo
Durante a pandemia, foi necessária uma nova organização das atividades acadêmicas das Universidades Federais para empreender ações internas e externas de enfrentamento à Covid-19. Para compartilhar as ações realizadas, o Ministério da Educação (MEC) desenvolveu dois portais de informação sobre os números da Covid-19 e sobrea as ações desenvolvidas para a educação básica e superior. Um desses portais é o “Painel Coronavírus – Monitoramento da Rede Federal”, que reúne um conjunto de informações referente às ações realizadas pelas instituições de ensino desde o início da pandemia até o momento atual de transição para uma pós-pandemia. Utilizando um método de análise de dados quantitativos e qualitativos, buscou-se discorrer sobre os dados de casos de Covid-19 e seus picos como as ações envolvendo modalidade de ensino, prevenção e apoio à comunidade acadêmica. Como resultado, são apresentados de forma correlacionada alguns painéis do portal e a análise dos dados das ações, permitindo compartilhar as estratégias e a compreensão histórica de quais ações foram utilizadas no enfrentamento da pandemia e na transição de uma pós-pandemia.
Downloads
Referências
AGÊNCIA IBGE NOTÍCIAS. Internet chega a 88,1% dos estudantes, mas 4,1 milhões da rede pública não tinham acesso em 2019. São Paulo. 28 de abril de 2021. Disponível em: https://agenciadenoticias.ibge.gov.br/agencia-noticias/2012-agencia-de-noticias/noticias/30522-internet-chega-a-88-1-dos-estudantes-mas-4-1-milhoes-da-rede-publica-nao-tinham-acesso-em-2019. Acesso em: 28 ago. 2022.
BRASIL. Ministério da Educação. Relatório de atividades: Ações do MEC em resposta à pandemia de Covid-19. 2020a. Disponível em: https://www.gov.br/mec/pt-br/assuntos/noticias_1/relatorio-de-atividades-aponta-acoes-do-mec-e-suas-vinculadas-em-resposta-a-pandemia-de-covid-19. Acesso em: 28 ago. 2022.
BRASIL. Ministério da Educação. Painel Coronavírus de monitoramento da Rede Federal. 2020b. Disponível em: https://www.gov.br/mec/pt-br/coronavirus/rede-federal. Acesso em: 28 ago. 2022.
BRASIL. Ministério da Saúde. Portaria n. 188, de 3 fevereiro de 2020. Brasília. DF: Ministério da Saúde, 2020c. Disponível em: https://bvsms.saude.gov.br/bvs/saudelegis/gm/2020/prt0188_04_02_2020.html. Acesso em: 28 de agosto de 2022.
COLETA DSBR. Sistema Coleta: Coleta de dados. Bahia. 2020. Disponível em: http://coleta.dsbr.org/Sistema_Coleta_Manual_Basico_DataScienceBR.pdf. Acesso em: 28 ago. 2022.
GIL, Antonio Carlos. Métodos e técnicas de pesquisa social. 7. ed. São Paulo: Atlas, 2019. 17p.
INSTITUTO BUTANTAN. Retrospectiva 2021: o segundo ano da pandemia é marcado pelo avanço da vacinação contra Covid-19 no Brasil. São Paulo. 31 de dezembro de 2021. Disponível em: https://butantan.gov.br/noticias/retrospectiva-2021-segundo-ano-da-pandemia-e-marcado-pelo-avanco-da-vacinacao-contra-covid-19-no-brasil. Acesso em: 28 ago. 2022.
JORGE, E. M. de F. et al. Arquitetura da informação analítica para integração de dados da pesquisa e pós-graduação: um estudo de caso da Universidade do Estado da Bahia. Informação & Informação, [s.l.], v. 25, n. 1, p. 115-140, 2020. DOI: 10.5433/1981-8920.2020v25n1p115. Disponível em: https://ojs.uel.br/revistas/uel/index.php/informacao/article/view/36009. Acesso em: 28 ago. 2022.
JORGE, E. F. et al. Face Shield for Life 3D: produção colaborativa, usando a comunidade de makers, dos protetores faciais padrão RC3 para os profissionais de saúde em Salvador. Cadernos de Prospecção, Salvador, v. 13, n. 2, p. 513, 2020. DOI: 10.9771/cp.v13i2.36174. Disponível em: https://periodicos.ufba.br/index.php/nit/article/view/36174. Acesso em: 28 ago. 2022.
SILUS, A.; LEAL DE CASTRO FONSECA, A.; LAGEANO NETO DE JESUS, D. Desafios do ensino superior brasileiro em tempos de pandemia da Covid-19: repensando a prática docente. Liinc em Revista, [s.l.], v. 16, n. 2, p. e5336, 2020. DOI: 10.18617/liinc.v16i2.5336. Disponível em: https://revista.ibict.br/liinc/article/view/5336. Acesso em: 27 ago. 2022.
Downloads
Publicado
Como Citar
Edição
Seção
Licença
Copyright (c) 2023 Cadernos de Prospecção
Este trabalho está licenciado sob uma licença Creative Commons Attribution-NonCommercial 4.0 International License.
O autor declara que: - Todos os autores foram nomeados. - Está submetendo o manuscrito com o consentimento dos outros autores. - Caso o trabalho submetido tiver sido contratado por algum empregador, tem o consentimento do referido empregador. - Os autores estão cientes de que é condição de publicação que os manuscritos submetidos a esta revista não tenham sido publicados anteriormente e não sejam submetidos ou publicados simultaneamente em outro periódico sem prévia autorização do Conselho Editorial. - Os autores concordam que o seu artigo ou parte dele possa ser distribuído e/ou reproduzido por qualquer forma, incluindo traduções, desde que sejam citados de modo completo esta revista e os autores do manuscrito. - Revista Cadernos de Prospecção está licenciado com uma Licença Creative Commons Attribution 4.0. Esta licença permite que outros remixem, adaptem e criem a partir do seu trabalho para fins não comerciais, e embora os novos trabalhos tenham de lhe atribuir o devido crédito e não possam ser usados para fins comerciais, os usuários não têm de licenciar esses trabalhos derivados sob os mesmos termos.Este obra está licenciado com uma Licença Creative Commons Atribuição 4.0 Internacional.