Sistema Low-Tech Baseado em Jogos para Treinar o Raciocínio Lógico: uma prospecção tecnológica
DOI:
https://doi.org/10.9771/cp.v16i4.50618Palavras-chave:
Raciocínio lógico, Lógica de programação, Jogos, Sistema low-tech.Resumo
O desenvolvimento tecnológico trouxe para a sociedade a possibilidade ao acesso a tecnologias antes restritas a grupos com grande poder econômico. Essa popularização gerou a necessidade de aprender e de compreender a lógica da programação. Este trabalho realizou uma prospecção tecnológica para verificar os tipos de tecnologia com uso de sistema low-tech que estão sendo desenvolvidos para a aprendizagem do raciocínio lógico voltado para a lógica de programação. As estratégias de pesquisa foram definidas com base em palavras-chave e em códigos Classificação Internacional de Patentes (CIP) e Classificação Cooperativa de Patentes (CCP) utilizando os bancos de dados de patentes do Espacenet e do Instituto Nacional da Propriedade Industrial (INPI) durante o ano de 2021. Os resultados mostraram que sistemas para aprendizagem do raciocínio lógico voltado para a lógica de programação vêm sendo patenteado desde 1916, e a evolução dos consoles de vídeos games tiveram grande influência na evolução dos jogos.
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