Estratégias de Fomento ao Empreendedorismo e à Inovação da Agência USP de Inovação: um estudo de caso

Autores

DOI:

https://doi.org/10.9771/cp.v16i4.50536

Palavras-chave:

Inovação, Agência, Estratégias de Fomento, Empreendedorismo.

Resumo

A Agência USP de Inovação (AUSPIN) é responsável pela gestão da política de inovação da Universidade de São Paulo-USP, por meio de divulgação da titularidade das tecnologias da Instituição que estão disponíveis para comercialização. Este artigo teve por objetivo destacar a importância da Auspin para as estratégias de fomento ao empreendedorismo e inovação. Foram utilizadas como metodologias de pesquisa a qualitativa, a descritiva e bibliográfica, por meio de artigos, legislação, e bancos de dados nas páginas eletrônicas da Auspin, do Instituto Nacional da Propriedade Industrial (INPI) e da USP. Foi possível verificar a relação de parceria entre a Agência e outras Instituições Públicas, Privadas e setor produtivo. A Auspin é formada por uma equipe de pessoas capacitadas que atuam com as formas de proteção de propriedade intelectual, a fim de fazer a busca de anterioridade, prospecção e orientar os(as) pesquisadores(as) sobre os estágios das patentes em âmbito nacional e internacional.

 

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Biografia do Autor

Cleudson da Silva Vieira, Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia de Rondônia

Especialista em Direito Constitucional. Mestrando do  PROFNIT/IFRO.

Marcio Rodrigues Miranda, Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia de Rondônia

Doutor em Ciência Biológicas, Biofísica em pelo Instituto de Biofísica Carlos Chagas Filho, em 2010. Professor do Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia de Rondônia e do Mestrado PROFNIT/IFRO.

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Publicado

2023-05-26

Como Citar

Vieira, C. da S., & Miranda, M. R. . (2023). Estratégias de Fomento ao Empreendedorismo e à Inovação da Agência USP de Inovação: um estudo de caso. Cadernos De Prospecção, 16(4), 1166–1177. https://doi.org/10.9771/cp.v16i4.50536