Educação Empreendedora na Base da Inovação: análise de um Case de sucesso no empreendedorismo catarinense de base universitária

Autores

DOI:

https://doi.org/10.9771/cp.v12i5.32188

Palavras-chave:

Educação Empreendedora, Atividades Educacionais de Formação em Empreendedorismo, Concurso de Plano de Negócios.

Resumo

A Educação Empreendedora pode ser entendida como uma metodologia educacional voltada a desenvolver competências individuais relacionadas à geração de valor para a comunidade e à competência em inovar e agir de forma autônoma, buscando a sustentabilidade, e a literatura brasileira e estrangeira apresenta exemplos de atividades educacionais nas quais foi possível despertar em estudantes de diversos níveis características típicas do empreendedor, como agente promotor do empreendedorismo. Este trabalho exploratório e descritivo busca identificar possíveis elos entre a adoção de Atividades Educacionais de Formação em Empreendedorismo (AEFEs) em turmas da disciplina Empreendedorismo em cursos de Bacharelado em Engenharia, em um campus de um Instituto Federal do Estado de Santa Catarina, e os resultados obtidos pelos alunos em concursos e competições de ideias de negócio organizados pelo Sebrae-SC e pelo Governo Estadual. Resultados mostram correlação entre o número de alunos inscritos em concursos e o número de trabalhos classificados, concluindo-se ser positiva a metodologia adotada na disciplina.

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Biografia do Autor

Illyushin Zaak Saraiva, Instituto Federal Catarinense, Luzerna, SC, Brasil

Professor do Ensino Básico, Técnico e Tecnológico

Especialista em Educação Empreendora

Eduardo Butzen, Instituto Federal Catarinense, Luzerna, SC, Brasil

Professor do Ensino Básico, Técnico e Tecnológico

Especialista em Automação Eletromecânica

Camilo Freddy Mendoza Morejon, Universidade Estadual do Oeste do Paraná, Francisco Beltrão, PR, Brasil

Professor do Programa de Pós Graduação em Engenharia Química

Doutor em Engenharia Mecânica (UFRJ)

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Publicado

2019-12-30

Como Citar

Saraiva, I. Z. ., Butzen, E., & Morejon, C. F. M. (2019). Educação Empreendedora na Base da Inovação: análise de um Case de sucesso no empreendedorismo catarinense de base universitária. Cadernos De Prospecção, 12(5), 1231. https://doi.org/10.9771/cp.v12i5.32188

Edição

Seção

Propriedade Intelectual, Inovação e Desenvolvimento