REGISTRO DE MARCAS COMO PASSO INICIAL PARA MAIOR COMPETITIVIDADE ECONÔMICA DAS MICROEMPRESAS E EMPRESAS DE PEQUENO PORTE

Autores

  • Rafael Pereira Pinto UFRR
  • Graciela Missio UFRR
  • Tennessee Lucena Saraiva UFRR
  • Gelso Pedrosi Filho UFRR
  • Francisco Edson Gomes UFRR

DOI:

https://doi.org/10.9771/cp.v11i2.23186

Resumo

Este artigo analisa o registro de marcas pelas Microempresas e Empresas de Pequeno Porte dos setores da indústria, comércio e serviços do estado de Roraima e apresenta as principais razões pelas quais os micros e pequenos empresários devem realizar a proteção às suas marcas através do registro. A revisão bibliográfica apresenta informações importantes para os empreendedores na construção da marca e as principais etapas de registro com os respectivos prazos geralmente praticados pelo INPI. Os resultados indicaram o setor de serviços como detentor do maior número de empresas que decidiram realizar o registro de marcas, no entanto, os números encontrados ainda são muito baixos, considerando a importância do registro e o crescente número de novas empresas abertas no estado.

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Biografia do Autor

Rafael Pereira Pinto, UFRR

Mestrando PROFNIT e analista de sistemas.

Graciela Missio, UFRR

Mestranda PROFNIT e analista do Sebrae RR.

Tennessee Lucena Saraiva, UFRR

Mestrando PROFNIT

Gelso Pedrosi Filho, UFRR

Docente PROFNIT

Francisco Edson Gomes, UFRR

Docente PROFNIT

Referências

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Publicado

2018-06-30

Como Citar

Pinto, R. P., Missio, G., Saraiva, T. L., Filho, G. P., & Gomes, F. E. (2018). REGISTRO DE MARCAS COMO PASSO INICIAL PARA MAIOR COMPETITIVIDADE ECONÔMICA DAS MICROEMPRESAS E EMPRESAS DE PEQUENO PORTE. Cadernos De Prospecção, 11, 375. https://doi.org/10.9771/cp.v11i2.23186