PANORAMA DOS DEPÓSITOS DE PATENTES DE DEFENSIVOS AGRÍCOLAS NO BRASIL
DOI:
https://doi.org/10.9771/cp.v9i4.17922Resumo
Este trabalho teve como objetivo traçar o panorama dos depósitos de patente de defensivos agrícolas (Herbicidas, Fungicidas e Inseticidas) realizado no Brasil nos últimos 20 anos. A busca foi realizada na base Derwent Innovations Index® usando o código manual de classificação C14-V (Herbicidas), C14-A06 (Fungicidas) e C14-B04B (Inseticidas). Os documentos de patente recuperados foram tratados e analisados por meio do software Vantage Point®. Os resultados obtidos indicaram uma forte concentração dos pedidos entre as empresas estrangeiras, sendo em maior número as de origem Estadunidense e Europeia. A China apesar de ser um grande fornecedor de produtos para o mercado brasileiro demonstra pouco interesse em proteger suas tecnologias no Brasil. Foram identificados poucos depósitos de patente por residentes no Brasil revelando a necessidade de mais investimento em P&D e incentivos governamentais para que o país reduza seu déficit na balança comercial.Downloads
Referências
ABIQUIM. O desempenho da indústria química brasileira, 2015.
ANTUNES, A. M. S. Indústria Petroquímica Brasileira: Estrutura, Desempenho e Relação com a Química Fina. 1987. Tese de Doutorado. Universidade Federal do Rio de Janeiro, UFRJ, Rio de Janeiro, 1987.
BAIN & COMPANY. Potencial de diversificação da indústria química Brasileira. Chamada Pública BNDES/FEP, p. 52, 2014.
BRAIBANTE, M. E. F.; ZAPPE, J. A., A Química dos Agrotóxicos, Química Nova na Escola, V. 34, N° 1, p. 10-15, Fev 2012.
FREITAS JUNIOR, G. Importação de agrotóxicos bate recorde. Valor Econômico. 21, Maio, 2013. Disponível em <http://www.valor.com.br/agro/3131586/importacao-de-agrotoxicos-bate-recorde>. Acesso em: Agosto de 2016.
National Research Council. The future role of pesticides in US Agriculture. Washington, D.C: National Academy Press, 2000.
SINDIVEG, 2016a. Defensivos Agrícolas – Importação de produtos técnicos e formulados cai em 2015. Sindiveg News. Edição 13, Abril 2016. Disponível em < http://sindiveg.org.br/defensivos-agricolas-importacao-de-produtos-tecnicos-e-formulados-cai-em-2015/>. Acesso em: 14 de julho de 2016.
SINDIVEG, 2016b. Balanço 2015. Setor de agroquímicos confirma queda de vendas. Sindiveg News. Edição 13, Abril 2016. Disponível em < http://sindiveg.org.br/balanco-2015-setor-de-agroquimicos-confirma-queda-de-vendas/>. Acesso em: Agosto de 2013
SPARKS, T. C. Insecticide discovery: An evaluation and analysis. Pesticide Biochemistry and Physiology. V. 107, p. 8–17, 2013.
Syngenta. História da Empresa. Disponível em <http://www3.syngenta.com/country/pt/pt/a_syngenta/historia/Pages/home.aspx>. Acesso em: 03 de setembro de 2016.
Thomson Reuters. Disponível em < http://ip-science.thomsonreuters.com/support/patents/dwpiref/reftools/classification/cpi-codes/>. Acesso em 14 julho 2016.
Downloads
Publicado
Como Citar
Edição
Seção
Licença
O autor declara que: - Todos os autores foram nomeados. - Está submetendo o manuscrito com o consentimento dos outros autores. - Caso o trabalho submetido tiver sido contratado por algum empregador, tem o consentimento do referido empregador. - Os autores estão cientes de que é condição de publicação que os manuscritos submetidos a esta revista não tenham sido publicados anteriormente e não sejam submetidos ou publicados simultaneamente em outro periódico sem prévia autorização do Conselho Editorial. - Os autores concordam que o seu artigo ou parte dele possa ser distribuído e/ou reproduzido por qualquer forma, incluindo traduções, desde que sejam citados de modo completo esta revista e os autores do manuscrito. - Revista Cadernos de Prospecção está licenciado com uma Licença Creative Commons Attribution 4.0. Esta licença permite que outros remixem, adaptem e criem a partir do seu trabalho para fins não comerciais, e embora os novos trabalhos tenham de lhe atribuir o devido crédito e não possam ser usados para fins comerciais, os usuários não têm de licenciar esses trabalhos derivados sob os mesmos termos.Este obra está licenciado com uma Licença Creative Commons Atribuição 4.0 Internacional.