Editorial
DOI:
https://doi.org/10.9771/cp.v16i2.53165Abstract
A Ciência no mundo pós-pandemia
Após os primeiros casos conhecidos na China em dezembro de 2019, o vírus SARS-Cov-2 alastrou rapidamente além fronteiras levando a Organiazação Mudial de Saude (OMS) a declarar em 30 de janeiro de 2020 o estado de “Emergência de Saúde Pública de Importância Internacional (ESPII)”, o mais alto nível de alerta, e em 11 de março de 2020, a COVID-19 foi caracterizada como uma pandemia pela OMS.
Pouco tempo após essa declaração, a maioria dos países iniciou períodos de lock-down total, situação inédita na história mundial. Vivi esse período conturbado em Portugal, onde moro e onde o Ministério da Saúde teve uma importância fundamental na comunicação com a população, emitindo comunicados diários com a evolução da situação e indicando os passos a seguir para manter a segurança de todos. Tudo isso com base nas informações dos especialistas. Como nunca, o conhecimento científico foi a única ferramenta útil para lidar com a realidade e enfrentar a pandemia. No caso de Portugal, um país com uma população envelhecida e, por isso, muito vulnerável, foi a ciência que permitiu que a percentagem de vítimas não tenha sido avassaladora.
O que aprendemos, o que sabemos agora no mundo pós-pandemia? Acredito que a pandemia tenha trazido para o centro da sociedade, de novo, a importância da ciência e de como ela funciona: quase sendo uma entidade orgânica viva, em constante adaptação e aperfeiçoamento que avança e traz esperança à humanidade. E que se quer para o futuro mais e melhor ciência! Quer-se ciência centrada na melhoria da qualidade de vida das populações e na preservação do planeta.
A disseminação da ciência é um passo fundamental do processo, e a Cadernos de Prospecção cumpre, com mais esta edição, a sua vocação de veículo transmissor de conhecimento. Nesta edição especial, “Covid-19: o mundo pós-pandemia” apresenta-se artigos de um total de 34 autores, pertencentes a 16 instituições Científicas, Tecnológicas e de Inovação pertencentes a 12 estados distintos do Brasil.
Boas leituras e viva a Ciência!!
Ana Maria Álvares Tavares da Mata
Professora Adjunta do Instituto Politécnico de Setúbal (ESTS-IPS), Portugal
Investigadora do CINEA, Centro de Investigação em Energia e Ambiente do IPS, Portugal
Investigadora do iBB, Instituto de Bioengenharia e Biociências, Instituto Superior Técnico, Universidade de Lisboa, Portugal
Downloads
Downloads
Published
How to Cite
Issue
Section
License
Copyright (c) 2023 Cadernos de Prospecção
This work is licensed under a Creative Commons Attribution-NonCommercial 4.0 International License.
O autor declara que: - Todos os autores foram nomeados. - Está submetendo o manuscrito com o consentimento dos outros autores. - Caso o trabalho submetido tiver sido contratado por algum empregador, tem o consentimento do referido empregador. - Os autores estão cientes de que é condição de publicação que os manuscritos submetidos a esta revista não tenham sido publicados anteriormente e não sejam submetidos ou publicados simultaneamente em outro periódico sem prévia autorização do Conselho Editorial. - Os autores concordam que o seu artigo ou parte dele possa ser distribuído e/ou reproduzido por qualquer forma, incluindo traduções, desde que sejam citados de modo completo esta revista e os autores do manuscrito. - Revista Cadernos de Prospecção está licenciado com uma Licença Creative Commons Attribution 4.0. Esta licença permite que outros remixem, adaptem e criem a partir do seu trabalho para fins não comerciais, e embora os novos trabalhos tenham de lhe atribuir o devido crédito e não possam ser usados para fins comerciais, os usuários não têm de licenciar esses trabalhos derivados sob os mesmos termos.Este obra está licenciado com uma Licença Creative Commons Atribuição 4.0 Internacional.