Information Management in Public Universities: a prospective study of technologies protected by patents and computer programregistrations
DOI:
https://doi.org/10.9771/cp.v16i1.49747Keywords:
Information Management, Public university, Software.Abstract
The management of academic information on teaching professional experience is inherent to Higher Education Institutions and encourages the innovation of technologies that facilitate management processes through software development that favor the construction of new systematized databases. In this context, it is intended to analyze the technologies protected and used in the management of this type of information through the prospection of Technologies; identifying your data sources; to enable the creation of a software within the scope of the University. Therefore, a prospective research was carried out on records of public computer programs and software in Brazil, international patents, and bibliographies. In possession of the analyzed results, no existing technologies were identified that meet the direct goal of the study, which makes it possible to propose the construction of a more reliable, less vulnerable systematized dataset that favors the technology transfer process.
Downloads
References
BESSANT, John; TIDD, Joe. Inovação e empreendedorismo. Porto Alegre: Bookman, 2009.
BRASIL. Decreto n. 10.332, de 28 de abril de 2020. Institui a Estratégia de Governo Digital para o período de 2020 a 2022, no âmbito dos órgãos e das entidades da administração pública federal direta, autárquica e fundacional. Diário Oficial da União: seção 1, Brasília, DF, ed. 81, p. 6, 27 abr. 2020. Disponível em: https://www.in.gov.br/web/dou/-/decreto-n-10.332-de-28-de-abril-de-2020-254430358. Acesso em: 25 maio 2022.
BRASIL. Lei n. 9.609, de 19 de fevereiro de 1998. Dispõe sobre a proteção da propriedade intelectual de programa de computador, sua comercialização no País. Brasília, DF: Presidência da República, 1998. Disponível em: http://www.planalto.gov.br/ccivil_03/leis/l9609.htm. Acesso em: 25 maio 2022.
BRASIL. Lei n. 11.091, de 12 de janeiro de 2005. Dispõe sobre a estruturação do Plano de Carreira dos Cargos Técnico-Administrativos em Educação, no âmbito das Instituições Federais de Ensino vinculadas ao Ministério da Educação. Brasília, DF: Presidência da República, 2005. Disponível em: http://www.planalto.gov.br/ccivil_03/_ato2004-2006/2005/lei/l11091.htm. Acesso em: 25 maio 2022.
BRASIL. Lei n. 12.772, de 28 de dezembro de 2012. Dispõe sobre a estruturação do Plano de Carreiras e Cargos de Magistério Federal; sobre a Carreira do Magistério Superior, de que trata a Lei nº 7.596, de 10 de abril de 1987; sobre o Plano de Carreira e Cargos de Magistério do Ensino Básico, Técnico e Tecnológico e sobre o Plano de Carreiras de Magistério do Ensino Básico Federal, de que trata a Lei nº 11.784, de 22 de setembro de 2008; sobre a contratação de professores substitutos, visitantes e estrangeiros, de que trata a Lei nº 8.745 de 9 de dezembro de 1993; sobre a remuneração das Carreiras e Planos Especiais do Instituto Nacional de Estudos e Pesquisas Educacionais Anísio Teixeira e do Fundo Nacional de Desenvolvimento da Educação, de que trata a Lei nº 11.357, de 19 de outubro de 2006; altera remuneração do Plano de Cargos Técnico-Administrativos em Educação; altera as Leis nºs 8.745, de 9 de dezembro de 1993, 11.784, de 22 de setembro de 2008, 11.091, de 12 de janeiro de 2005, 11.892, de 29 de dezembro de 2008, 11.357, de 19 de outubro de 2006, 11.344, de 8 de setembro de 2006, 12.702, de 7 de agosto de 2012, e 8.168, de 16 de janeiro de 1991; revoga o art. 4º da Lei nº 12.677, de 25 de junho de 2012; e dá outras providências. Brasília, DF: Presidência da República, 2012. Disponível em: http://www.planalto.gov.br/ccivil_03/_ato2011-2014/2012/lei/l12772.htm. Acesso em: 25 maio 2022.
BRASIL. Software Público Brasileiro: Catálogo de Software Público Brasileiro. [2022]. Disponível em: https://www.gov.br/governodigital/pt-br/software-publico/catalogo/catalogo. Acesso em: 23 maio 2022.
CRESWELL, Jhon W. Projeto de Pesquisa: métodos qualitativo, quantitativo e misto. 3. ed. Porto Alegre: Armed, 2010.
DANTAS, José Marilson Martins. Fundação Universidade de Brasília. Universidade Federal da Paraíba. Modelo Operacional de Infrasig de Sistema de Informação de Custo e Gestão Aplicado ao Setor Público – SICGESP. Brasil BR 51 2013 000520 5. 2014.
DE MEDEIROS JÚNIOR, J. V. et al. Identifying mechanisms to develop information technology capabilities. Revista Ibero-Americana de Estratégia, [s.l.], v. 16, n. 4, p. 37-49, 1º dez. 2017. Disponível em: https://www.lens.org/lens/scholar/article/051-826-919-865-079/main. Acesso em: 7 jun. 2022.
FERES, M. V. C.; OLIVEIRA, J. V. Softwares livres e governo: um filete de água no moinho digital. Revista Quaestio Iuris, Rio de Janeiro, v. 9, n. 2, p. 620-636, 2016.
IFRN – INSTITUTO FEDERAL DO RIO GRANDE DO NORTE. Sistema SUAP. [2022]. Disponível em: https://portal.ifrn.edu.br/tec-da-informacao/lateral/servicos/sobre-o-suap. Acesso em: 1º out. 2022.
GONÇALVES, Adrilúcia Canela de Oliveira et al. Universidade Federal do Rio Grande do Norte. INTELLECTUS 2.0. Brasil BR5120180516513. 2018.
HYOUNG, Kim Kwan. Catholic University of Korea Industry Academic Cooperation Foundation. Mokpo National University. Education System Provided With Learning Effect Confirmation Function and Method for Controlling Same. Koreia WO2014/077566. 2012.
INPI – INSTITUTO NACIONAL DA PROPRIEDADE INDUSTRIAL. [2022]. Disponível em: https://www.gov.br/inpi/pt-br. Acesso em: 23 maio 2022.
MARCONI, M. A.; LAKATOS, E. M. Fundamentos de Metodologia Científica. 5. ed. São Paulo: Atlas, 2003.
MENESES, Felipe Henrique Pimenta et al. Universidade Estadual do Maranhão. HARPIA – Sistema Modular de Gestão Acadêmica ao Moodle. Brasil BR 51 2017 001607-0. 2017.
OCDE – ORGANIZAÇÃO PARA A COOPERAÇÃO E DESENVOLVIMENTO ECONÔMICO. Manual de Oslo: diretrizes para a coleta e interpretação de dados sobre inovação. 3. ed. Paris: OCDE, 2005.
PEREIRA, F. de C. et al. Information Systems (IS) and innovation: bibliometric study. Journal of Information Systems & Technology Management, [s.l.], v. 13, n. 1, p. 81-100, jan.-abr. 2016. Disponível em: GaleAcademicOneFile,link.gale.com/apps/doc/A455056795/AONE?u=capes&sid=bookmark-AONE&xid=c70493f4. Acesso em: 7 jun. 2022.
QUESTEL ORBIT INTELLIGENCE. Software de inteligência de negócios. [2022]. Disponível em: https://www.questel.com/orbit-software-suite/orbit-intelligence/. Acesso em: 28 abr. 2022.
SANTOS, Leonardo René dos et al. Universidade Federal do Rio Grande do Norte. SIGAA 2019. Brasil BR512019001245-3. 2019.
SARATKAR, Ajay Nanaji. An Article on Importance of Software Technologies in Business and Management Science. International Journal of Engineering Applied Sciences and Technology, [s.l.], v. 4, n. 4, p. 291-294, 2019.
SOMMERVILLE, Ian. Engenharia de software. São Paulo: Pearson Education do Brasil, 2011. xiii, 529 p. ISBN: 9788579361081.
THE LENS. Disponível em: https://www.lens.org/. Acesso em: 20 maio 2022.
UFRN – UNIVERSIDADE FEDERAL DO RIO GRANDE DO NORTE. Sistemas da UFRN. Disponível em: https://sistemas.ufrn.br/. Acesso em: 23 maio 2022.
Downloads
Published
How to Cite
Issue
Section
License
Copyright (c) 2022 Cadernos de Prospecção
This work is licensed under a Creative Commons Attribution-NonCommercial 4.0 International License.
O autor declara que: - Todos os autores foram nomeados. - Está submetendo o manuscrito com o consentimento dos outros autores. - Caso o trabalho submetido tiver sido contratado por algum empregador, tem o consentimento do referido empregador. - Os autores estão cientes de que é condição de publicação que os manuscritos submetidos a esta revista não tenham sido publicados anteriormente e não sejam submetidos ou publicados simultaneamente em outro periódico sem prévia autorização do Conselho Editorial. - Os autores concordam que o seu artigo ou parte dele possa ser distribuído e/ou reproduzido por qualquer forma, incluindo traduções, desde que sejam citados de modo completo esta revista e os autores do manuscrito. - Revista Cadernos de Prospecção está licenciado com uma Licença Creative Commons Attribution 4.0. Esta licença permite que outros remixem, adaptem e criem a partir do seu trabalho para fins não comerciais, e embora os novos trabalhos tenham de lhe atribuir o devido crédito e não possam ser usados para fins comerciais, os usuários não têm de licenciar esses trabalhos derivados sob os mesmos termos.Este obra está licenciado com uma Licença Creative Commons Atribuição 4.0 Internacional.