Editorial

Authors

DOI:

https://doi.org/10.9771/cp.v13i5.38824

Keywords:

technological prospecting, innovation

Abstract

Editorial

Downloads

Download data is not yet available.

Author Biography

Ana Lúcia Vitale Torkomian, Federal University of Bahia

Address to access this CV: http://lattes.cnpq.br/2321084184622795 He holds a degree in Production Engineering (1987) from the Federal University of São Carlos and a master's degree (1992) and doctorate (1997) in Administration, Science and Technology Management, from the University of São Paulo. Since 1993, she has been a professor at the Department of Production Engineering at the Federal University of São Carlos (full professor since May 2017), working in the area of ​​Technology Management, mainly on the following topics: university-enterprise cooperation, entrepreneurship, technology centers and parks, technological innovation and intellectual property. From 1998 to 2006, she was coordinator of the UFSCar-Empresa Extension Center, linked to the Dean of Extension. From 2001 to 2009 she was Director of the Foundation for Institutional Support to Scientific and Technological Development FAI.UFSCar and from 2002 to 2009 Advisor to the Dean's Office, especially on topics related to Technology and Innovation Management. She was elected as a member of the national coordination of the National Forum of Innovation and Technology Transfer Managers - Fortec, in 2006 and re-elected in 2008. In May 2008, she took over the executive board of the UFSCar Innovation Agency, where she remained until October 2009, when it was transferred to the Ministry of Science and Technology. From November of that year to July 2011, she served as Assistant Secretary of the Secretariat for Technological Development and Innovation SETEC/MCT. In 2012, she resumed her activities in the Department of Production Engineering and the Executive Board of the Innovation Agency at UFSCar, until October 2016. In 2014, she was elected coordinator of the southeast region of Fortec, with a term completed in 2016, when she was elected to the board of directors. of Fortec (2017-2019).

References

Embora muito já tenha sido publicado sobre a pandemia do coronavírus, tendo a revista Cadernos de Prospecção inclusive dedicado um número completo a esse tema, o assunto ainda permanecerá por um bom tempo na pauta não apenas dos periódicos científicos, mas do (re) planejamento das empresas e do dia a dia da população em geral. Isso decorre de múltiplas razões, como o fato de o problema estar muito longe de ser superado, seja do ponto de vista científico, devido à necessidade de ampliar o conhecimento existente, seja do ponto de vista da transformação desse conhecimento em produtos e serviços a serem apropriados pela sociedade, seja, ainda, do ponto de vista político, objeto de muitas controvérsias sobre o assunto.

Assim, este número da revista Cadernos de Prospecção permanece enfatizando esse tema, apresentando dois artigos a ele relacionados: um deles aborda os equipamentos de proteção individual e o outro discute os alvos moleculares dos fármacos no tratamento da doença.

A pandemia do coronavírus também oportunizou a compreensão de haver a necessidade de geração do conhecimento científico, escancarando a importância das universidades e dos institutos de pesquisa do Brasil como agentes do desenvolvimento econômico. Essas instituições, em conjunto com as empresas, responsáveis por disponibilizar esse conhecimento na forma de produtos ou serviços, contribuem para a soberania do país na medida em que se produz inovação. Para tanto, é de fundamental importância o papel dos Núcleos de Inovação Tecnológica (NIT), assim como de outros ambientes de inovação, como as incubadoras de empresas e os parques tecnológicos, capazes de alavancar a geração de empresas inovadoras e o consequente desenvolvimento da região na qual estão inseridos. Também é de fundamental importância o papel do governo, financiando essas atividades, implementando políticas públicas e defendendo os interesses de seu povo.

Um segundo grupo de artigos deste número aborda, portanto, temas correlatos aos acima mencionados, circunscritos à Região do Extremo Sul Catarinense e de Manaus; transferência de tecnologia; segurança da informação; financiamento para a inovação; e importância de um mestrado profissional em Propriedade Intelectual e Transferência de Tecnologia para a Inovação, no caso o PROFNIT.

Mesmo quando for dominada a pandemia de COVID-19, será preciso que o país esteja atento e preparado para outras possíveis pandemias. Nesse tema, bem como em quaisquer outras áreas, as atividades de prospecção tecnológica ganham crescente importância na pauta da agenda científica e tecnológica, o que nos remete ao terceiro grupo de artigos no tema que dá nome à revista Cadernos de Prospecção. São artigos sobre prospecção que abordam a Internet das Coisas na segurança pública; a bioimpressão 3D de tecidos e órgãos; o Tribolium castaneum para estudos em metabolismo de carboidratos e lipídeos; os processos termoquímicos que utilizam biomassa; o uso de Ziziphus joazeiro (Juá); o kit para monitoramento automático de amostras biológicas; o registro de marcas dos clubes de futebol brasileiros; os sistemas de elaboração de contratos de transferência de tecnologia; a análise tecnológica de patente relacionada a plantas do gênero pouteria; o grafeno aplicado a polímeros; as águas micelares; a robótica de assistência social para cuidados de idosos; e as patentes da área cosmética voltadas para a pele.

Ao todo, esta edição da revista Cadernos de Prospecção reúne trabalhos de 87 autores que representam 32 organizações brasileiras e uma portuguesa; 24 Unidades da Federação do Brasil; e dois países (Brasil e Portugal).

Somente por meio da geração do conhecimento científico, países como Brasil ou Portugal, origem dos trabalhos desta edição, serão capazes de manter sua soberania econômica e melhorar a qualidade de vida de sua população.

Desejo a todos uma boa leitura!

Published

2020-10-01

How to Cite

Torkomian, A. L. V. (2020). Editorial. Cadernos De Prospecção, 13(5), 1235. https://doi.org/10.9771/cp.v13i5.38824

Issue

Section

Editorial