O Modelo e-ARQ Brasil e os Sistemas de Informações Utilizados pelas Instituições Federais de Ensino no País

Autores

  • Jaques Charles Silva da Costa Universidade Federal do Rio de Janeiro, Rio de Janeiro, RJ, Brasil http://orcid.org/0000-0003-0577-9765
  • Cristina Gomes de Souza Centro Federal de Educação Tecnológica Celso Suckow da Fonseca, Maracanã, Rio de Janeiro, RJ, Brasil http://orcid.org/0000-0002-8996-8768

DOI:

https://doi.org/10.9771/cp.v14i3.36213

Palavras-chave:

e-ARQ Brasil, Sistema informatizado de informações, Método Survey.

Resumo

A estratégia de governo eletrônico do Brasil possui como um dos seus objetivos adotar preferencialmente a implantação do Sistema Eletrônico de Informações (SEI) nas Instituições Federais de Ensino (IFES) como plano de inovação e de modernização das instituições e das políticas de gestão de documentos. Todavia, essa estratégia de inovação e de modernização apresenta desafios, tendo em vista que esse sistema não atende aos Requisitos para Sistemas Informatizados de Gestão Arquivística de Documentos (e-ARQ Brasil). Dentro desse contexto, o estudo tem como objetivo identificar e comparar quais sistemas informatizados de informações utilizados pelas IFES estão em conformidade com o e-ARQ Brasil por intermédio da aplicação do método Survey. Os resultados desse método exibem quais sistemas estão de acordo com o e-ARQ Brasil. 


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Biografia do Autor

Jaques Charles Silva da Costa, Universidade Federal do Rio de Janeiro, Rio de Janeiro, RJ, Brasil

Possui Mestrado em Propriedade Intelectual e Transferência de Tecnologia para a Inovação pela Universidade Federal do Rio de Janeiro (2018). Especialização em Gestão Pública pela Faculdades Integradas de Jacarepaguá (2012). Graduação em Arquivologia pela Universidade Federal Fluminense (2009). Arquivista da Universidade Federal do Rio de Janeiro. Tem experiência na área de Ciência da Informação, com ênfase em Arquivologia, atuando principalmente nos seguintes temas: arquivo, gestão de documentos, legislação e informação arquivística.

 

Cristina Gomes de Souza, Centro Federal de Educação Tecnológica Celso Suckow da Fonseca, Maracanã, Rio de Janeiro, RJ, Brasil

Doutorado e Mestrado em Engenharia de Produção pela COPPE/UFRJ na área de Avaliação de Projetos Industriais e Tecnológicos. É Professora Titular e atua como adjunta do Diretor de Pesquisa e Pós-Graduação (DIPPG) e Chefe do Departamento de Pós-Graduação (DEPOG) do CEFET/RJ. Foi Coordenadora do Programa de Pós-Graduação Stricto Sensu em Engenharia de Produção e Sistemas, Chefe de Departamento e Coordenadora do curso de graduação em Engenharia de Produção. Foi representante institucional junto à REPICT - Rede de Propriedade Intelectual, Cooperação, Negociação e Comercialização de Tecnologia vinculada à Rede de Tecnologia do Rio de Janeiro (REDETEC). É líder do grupo de pesquisa Gestão da Tecnologia. Tem participado, como coordenadora e pesquisadora, de diversos projetos de pesquisa e de extensão inovadora financiados por órgãos de fomento como FAPERJ, FINEP/CNPq, CAPES/DAAD envolvendo parcerias no Brasil e no exterior. Trabalhou com pesquisadores da Fachhochschule Köln e Fachhochschule Berlin (Alemanha). Faz parte da rede CITIES apoiada e financiada pelo CYTED (Programa Iberoamericano de Ciencia y Tecnología para el Desarrollo). Tem diversas publicações em periódicos internacionais e nacionais. Possui várias orientações concluídas. Atua nas linhas de pesquisa ?Gestão da Inovação e Informação Tecnológica? e ?Ciência, Tecnologia & Educação? trabalhando principalmente na área de Engenharia de Produção nos seguintes temas: propriedade intelectual; prospecção tecnológica; indicadores de ciência, tecnologia e inovação; informação tecnológica; e educação em engenharia.

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Publicado

2021-07-01

Como Citar

Costa, J. C. S. da, & Souza, C. G. de. (2021). O Modelo e-ARQ Brasil e os Sistemas de Informações Utilizados pelas Instituições Federais de Ensino no País. Cadernos De Prospecção, 14(3), 768. https://doi.org/10.9771/cp.v14i3.36213

Edição

Seção

Propriedade Intelectual, Inovação e Desenvolvimento