Revisão Sistemática da Literatura de Competências Profissionais para Inovação: uma análise dos últimos 10 anos

Autores

DOI:

https://doi.org/10.9771/cp.v14i4.33456

Palavras-chave:

Competências, Inovação, Educação.

Resumo

As competências desempenham papel central nos sistemas de inovação e na dinâmica do crescimento econômico, tanto que políticas de inovação tratam do desenvolvimento de competências como questão estratégica. A capacidade inovadora, apesar de ser uma habilidade individual, aplicada em conjunto, transforma as empresas e a sociedade em que trabalham mais competitivas. O presente estudo é caracterizado por uma revisão sistemática da literatura que objetiva identificar quais competências são necessárias para que o trabalhador desenvolva alguma inovação. A pesquisa realizada se baseou em 130 estudos para descobrir quais competências são necessárias para que um trabalhador desenvolva alguma inovação. Os resultados indicam não existir um consenso sobre quais seriam de fato as competências profissionais para inovar, considerando que a própria competência, assim como a própria inovação são fenômenos altamente contextuais e que há lacunas na literatura sobre como um indivíduo pode aprendê-las dentro de um processo de ensino-aprendizagem.

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Biografia do Autor

Pedro Henrique Oliveira Silva, Universidade Federal de Alagoas, Maceió, AL, Brasil

Mestre em Propriedade Intelectual e Transferência de Tecnologia para Inovação pela Universidade Federal de Alagoas em 2019.

Ibsen Mateus Bittencourt, Universidade Federal de Alagoas, Maceió, AL, Brasil

Doutorado em Administração de Empresas pela Mackenzie em 2016.

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Publicado

2021-10-01

Como Citar

Silva, P. H. O. ., & Bittencourt, I. M. (2021). Revisão Sistemática da Literatura de Competências Profissionais para Inovação: uma análise dos últimos 10 anos. Cadernos De Prospecção, 14(4), 1130–1144. https://doi.org/10.9771/cp.v14i4.33456

Edição

Seção

Propriedade Intelectual, Inovação e Desenvolvimento