Technological Prospecting of Big Data Solutions and Data Analysis Applied to Education
DOI:
https://doi.org/10.9771/cp.v13i4.33082Keywords:
Technology, Data Science, Education Systems.Abstract
The need to generate more assertive education system without replacing the traditional elements of education allows big data solutions and data analysis to assist institutions in decision-making processes. These technologies can also make evaluation, feedback, personalized learning, content delivery, management, and problem solving more effective. This work aims to identify technologies for applying the concept of big data in education, through a review of the patent and scientific work. The search for patents was carried out in the databases available in the software Orbit Intelligence, which showed growth in recent years predominantly driven by China and Asian countries in the IPC G06, G09 and H04 categories, While searches for scientific articles related to the subject were made in the bases of the main collections of Web of Science and Scopus and corroborated a diverse application.
Downloads
References
BAKHSHI, H.; ARMSTRONG, H.; SCHNEIDER, P. The future of skills: employment in 2030. Pearson; Nesta; Oxford Martin School. Londres. 2017. Disponível em: https://futureskills.pearson.com/. Acesso em: 22 fev. 2019.
BECKER, W. J.; DARISIPUDI, A. Armazenamento e análise de dados para um sistema de treinamento de soldagem. BR 11 2015 018467 7, 24 fev. 2014.
BLASH, D. M. Método para criação de um banco de dados, produto de banco de dados do computador, meio de educação e método de negócio. PI 0905920-2 A2, 13 fev. 2009.
BRASIL. Lei n. 9.279, de 14 de maio de 1996. Regula direitos e obrigações relativos à propriedade industrial, BRASILIA, 14 de maio de 1996.
CASALINHO, G. D. O. O impacto do uso do Big Data na inteligência competitiva e na percepção do produto pelo cliente: desenvolvimento de proposições de pesquisa. Estudo & Debate, Lajeado, v. 22, n. 2, p. 154-170, 2015.
INPI – INSTITUTO NACIONAL DA PROPRIEDADE INDUSTRIAL. Manual para o depositante de patentes. 2015. Disponível em: http://www.inpi.gov.br/menu-servicos/patente/arquivos/manual-para-o-depositante-de-patentes.pdf. Acesso em: 8 mar. 2019.
INPI – INSTITUTO NACIONAL DA PROPRIEDADE INDUSTRIAL. [Base de dados – Internet]: Base de Patentes. 2019. Disponível em: http://www.inpi.gov.br. Acesso em: 1º mar. 2019.
JONES, S. A.; COOPER, T. E. Método, memória que pode ser lida por computador para controlar um computador incluindo um banco de dados de guia, memória que pode ser lida por computador para controlar um computador incluindo um banco de dados de treinamento de vídeo e sistema. PI 0713830-0 A2, 19 jul. 2007.
KAHNG, S.; IWATA B. A. Computerized systems for collecting real-time observational data. Journal of Applied Behavior Analysis, Flórida, n. 2, p. 253-261, 1998.
LEITE, N. R. P.; GONÇALVES, I. D. A. Processo de coleta e análise de dados oriundos de peças teatrais para fins de estudos observacionais no processo de ensino aprendizagem e pesquisa em administração. BR 10 2012 016016 1 A2, 28 jun. 2012.
LEITE, N. R. P.; LEITE, F. P. Processo de coleta e análise de dados oriundos de filmes comerciais sob a égide dos estudos observacionais no processo de ensino aprendizagem e pesquisa em administração. BR 10 2012 016017 0 A2, 28 jun. 2012.
ORBIT. [Base de dados – Software Online]. Orbit Itelligence, [S.l.], v. 1.9.8, 2019. Disponível em: https://www.orbit.com. Acesso em: 22 fev. 2019.
SCAICO, P. D.; QUEIROZ, R. J. G. B. D.; SCAICO, A. O conceito big data na educação. In: 3º Congresso Brasileiro de Informática na Educação – CBIE, 2014, 20ª WORKSHOP DE INFORMÁTICA NA ESCOLA – WIE, 2014. Anais [...], 2014. p. 328-336.
SCIELO. [Base de dados – Internet]. Scientific Electronic Library Online, 2018. Disponível em: http://www.scielo.org/php/index. Acesso em: 3 mar. 2019.
SCOPUS. [Base de dados – Internet]. Elsevier’s Scopus, 2019. Disponível em: https://www.scopus.com/home.uri. Acesso em: 2 mar. 2019.
SUMIO, W.; FUKUMIZU, K. Learning machine and neural network, and device and method for data analysis. JP29070792, 27 de dezembro de 1992.
SUMIO, W.; KENJI, F. Neuronalnetzwerk-Lernsystem. DE69324052, 28 de janeiro de 1993.
SUMIO, W.; KENJI, F. Sistema de aprendizaje de red neural. ES93300611, 28 de janeiro de 1993.
USPTO. [Base de dados – Internet]. United States Patent and Trademark Office, 2019. Disponivel em: https://www.uspto.gov/. Acesso em: 11 mar. 2019.
WIPO – World Intellectual Property Organization. Classificação Internacional de Patentes (IPC). 2019. Disponível em: https://www.wipo.int/classifications/ipc/en/. Acesso em: 22 fev. 2019.
WEB OF SCIENCE. [Base de dados – Online]. Web of Science, [S.l.], 2019. Disponível em: https:// www.webofknowledge.com. Acesso em: 18 fev. 2019.
Downloads
Published
How to Cite
Issue
Section
License
Copyright (c) 2020 Cadernos de Prospecção
This work is licensed under a Creative Commons Attribution-NonCommercial 4.0 International License.
O autor declara que: - Todos os autores foram nomeados. - Está submetendo o manuscrito com o consentimento dos outros autores. - Caso o trabalho submetido tiver sido contratado por algum empregador, tem o consentimento do referido empregador. - Os autores estão cientes de que é condição de publicação que os manuscritos submetidos a esta revista não tenham sido publicados anteriormente e não sejam submetidos ou publicados simultaneamente em outro periódico sem prévia autorização do Conselho Editorial. - Os autores concordam que o seu artigo ou parte dele possa ser distribuído e/ou reproduzido por qualquer forma, incluindo traduções, desde que sejam citados de modo completo esta revista e os autores do manuscrito. - Revista Cadernos de Prospecção está licenciado com uma Licença Creative Commons Attribution 4.0. Esta licença permite que outros remixem, adaptem e criem a partir do seu trabalho para fins não comerciais, e embora os novos trabalhos tenham de lhe atribuir o devido crédito e não possam ser usados para fins comerciais, os usuários não têm de licenciar esses trabalhos derivados sob os mesmos termos.Este obra está licenciado com uma Licença Creative Commons Atribuição 4.0 Internacional.