Propriedade Industrial em Alagoas: uma Análise dos Depósitos de Marcas em Alagoas

Autores

DOI:

https://doi.org/10.9771/cp.v12i1.27280

Palavras-chave:

Marca, Propriedade Industrial, Alagoas.

Resumo

A proposta deste artigo é mostrar os aspectos relevantes acerca do registro de marcas no Brasil e, em especial, o panorama alagoano. O objetivo é analisar os dados que permeiam os pedidos de registro de marca no Estado de Alagoas, as questões sobre competitividade das organizações e o papel fundamental da marca para o desenvolvimento da empresa e do ambiente em que ela está inserida. Para o desenvolvimento da pesquisa foram utilizados como materiais como relatórios estatísticos, manuais de procedimentos, textos legais e obras voltadas ao tema. Após a análise da conjuntura nacional e regional, foi realizada a análise dos materiais com a finalidade de demonstrar os aspectos mencionados. Conclui-se que é perceptível o avanço na proteção de marcas em Alagoas devido aos investimentos e às ações do mercado, tornando clara a ideia de competitividade, já que a marca é utilizada como parâmetro fundamental acima da simples proteção.

Downloads

Não há dados estatísticos.

Biografia do Autor

Andreia RodriguesFerreira Baro, Universidade Estácio de Sá, Maceió, AL, Brasil

Administradora de empresas com habilitação em Comércio Exterior, especialista em Metodologia do Ensino Superior, especialista em Gestão Pública, mestre em Ciências da educação e graduanda em Direito.

Referências

ASSOCIAÇÃO AMERICANA DE MARKETING (AMA). [2018]. Disponível em: <https://www.ama.org/AboutAMA/Pages/Definition-of-Marketing.aspx>. Acesso em: 1º jun. 2018.

BRASIL. Lei n. 9.279, de 14 de maio de 1996. Lei de Propriedade Intelectual (LPI): Regula direitos e obrigações relativos à propriedade industrial. Brasília, DF, maio, 1996. Disponível em: <http://www.planalto.gov.br/ccivil_03/Leis/L9279.htm>. Acesso em: 18 jun. 2018.

CASTELLS, M. A sociedade em rede. 4. ed. São Paulo: Paz e Terra, 2005. v. 1.

INSTITUTO BRASILEIRO DE GEOGRAFIA E ESTATÍSTICA (IBGE). Estatísticas do Cadastro Central de Empresas – CEMPRE: Número de empresas e outras organizações – Unidades (2006-2016). [2017]. Disponível em: <https://www.ibge.gov.br/estatisticas-novoportal/economicas/comercio/9016-estatisticas-do-cadastro-central-de-empresas.html?=&t=series-historicas>. Acesso em: 1º jul. 2018.

INSTITUTO BRASILEIRO DE GEOGRAFIA E ESTATÍSTICA (IBGE). Produto Interno Bruto dos Municípios. 2015. Disponível em: https://www.ibge.gov.br/estatisticas-novoportal/por-cidade-estado-estatisticas.html?t=destaques&c=2700300 Acesso em: 10 de junho de 2018.

INSTITUTO NACIONAL DA PROPRIEDADE INDUSTRIAL (INPI). Indicadores de Propriedade Industrial (2000-2012). Rio de Janeiro, 2015. Disponível em: <http://www.inpi.gov.br/sobre/estatisticas/arquivos/publicacoes/indicadores-de-propriedade-industrial-2000_2012.pdf/view >. Acesso em: 26 jun. 2018.

INSTITUTO NACIONAL DA PROPRIEDADE INDUSTRIAL (INPI). Manual de Marcas. 2. ed. INPI, 2017. Disponível em: <http://manualdemarcas.inpi.gov.br/projects/manual/wiki/PDF> Acesso em: 6 jun. 2018.

LINDSTROM, Martin. Brand sense: a marca multissensorial. Tradução Beatriz Affonso Neves. Porto Alegre: Bookman, 2007.

MALHOTRA, Naresh K. Pesquisa de Marketing: uma orientação aplicada. São Paulo: Bookman, 2010.

Downloads

Publicado

2019-03-01

Como Citar

Baro, A. R., & Amorim, J. F. O. de. (2019). Propriedade Industrial em Alagoas: uma Análise dos Depósitos de Marcas em Alagoas. Cadernos De Prospecção, 12(1), 204. https://doi.org/10.9771/cp.v12i1.27280

Edição

Seção

Prospecções Tecnológicas de Assuntos Específicos