Innovation in Metalmechanical Companies: a focus on the innovative environment
DOI:
https://doi.org/10.9771/cp.v11i4.27183Keywords:
Innovation, Innovation Radar, Innovative ambience.Abstract
The innovation is the competitive differential for different sort of organizations. Although the organizations know which this scenario requires, they fail to create a favorable environment addressed to the innovation. Thus, this paper aims to analyze the measurement of innovation through the ‘Radar of Innovation’ method observing the behavior of the Innovative Ambience dimension. In this sense, the data collection was based on both literature review and methodology of the Local Innovation Agents Program of the Brazilian Micro and Small-Sized Business Support Service, in which was used the Radar Innovation diagnosis within twenty companies from the metalworking sector located in the Maringá State of Paraná. It was observed both average progress related to the diagnoses took place and a positive tendency in the dimensions which was evidenced whether comparing the questionnaire’s answers with the on-site visit observations.
Downloads
References
ARANTES, Nélio. Empresas Válidas: como elas alcançam resultados superiores ao servirem a sociedade. São Paulo: Évora, 2012.
ARRUDA, Mônica Ferraz de Arruda. Cultura Organizacional e Inovação: estudo de caso em um hospital privado com características de inovação no município de São Paulo. Fundação Getúlio Vargas. São Paulo, 2006.
BACHMANN, Dórian L. Guia para Inovação: Instrumento para a melhoria das dimensões da inovação. 2. ed. Curitiba: SK Editora Ltda., 2015.
BACHMANN, Dórian L.; DESTEFANI, Jully Heverly. Metodologia para Estimar o Grau de Inovação nas MPE - Cultura do Empreendedorismo e Inovação. Curitiba, 2008.
BARBIERI, J. C. et al. Organizações Inovadoras: Estudos e Casos Brasileiros. Rio de Janeiro: Editora FGV, 2003.
CORAL, Eliza; OGLIARI, André; ABREU, Aline França de (Org.). Gestão integrada da inovação: estratégia, organização e desenvolvimento de produtos. 1. ed. São Paulo: Atlas, 2011.
DECESARO, Leonardo et al. A Influência da Geração X e Y na Inovação de Produto e Processo na Indústria Metalmecânica do Rio Grande do Sul. Revista Brasileira de Gestão e Inovação, v. 5, n. 2, p. 30-58, 2017.
FACCO, Carlos Alberto. Internacionalização, Aprendizagem Interativa e Acumulação de Capacidades Tecnológicas em Arranjos Produtivos Locais. Projeto de dissertação de mestrado. Universidade Positivo. Curitiba, 2009.
GIL, A. C. Métodos e técnicas de pesquisa social. 6. ed. São Paulo: Atlas, 2008.
KNOX, Simon. The boardroom agenda: developing the innovative organisation. Corporate Governance: The international journal of business in society, v. 2, n. 1, p. 27-36, 2002.
LUIZ, P. H.; FERRARESI DE ARAUJO, G. J. A ambiência inovadora nas pequenas empresas atendidas pelo Programa Agentes Locais de Inovação de Ribeirão Preto/SP. Revista Interdisciplinar NAEEP, v. 1, p. 1, 2017.
ORGANIZAÇÃO PARA A COOPERAÇÃO E DESENVOLVIMENTO ECONÔMICO. Manual de Oslo: proposta de diretrizes para coleta e interpretação de dados sobre inovação tecnológica. Tradução da Financiadora de Estudos e Projetos. Paris: OCED, 2004.
PAREDES, B. J. B.; SANTANA, G. A.; FELL, A. F. de A. Um estudo de aplicação do radar da inovação: o grau de inovação organizacional em uma empresa de pequeno porte do setor metal-mecânico. Navus - Revista de Gestão e Tecnologia. Florianópolis, SC, v. 4, n. 1, p. 76-88, jan./jun. 2014.
REIS, D. A.; OLIVEIRA, M. M. da S. Análise do Grau de Inovação das Micro e Pequenas Empresas Sergipanas sob o Prisma do Planejamento Estratégico e da Tecnologia da Informação. Cad. Prospec., Salvador, v. 7, n. 4, p. 493-503, out./dez. 2014.
SAWHNEY, Mohanbir; WOLCOTT, Robert C.; ARRONIZ, Inigo. The 12 different ways for companies to innovate. MIT Sloan management review, v. 47, n. 3, p. 75, 2006.
SERVIÇO BRASILEIRO DE APOIO ÀS MICRO E PEQUENAS EMPRESAS. Diagnóstico – Radar da Inovação nos Pequenos Negócios. 2014. Disponível em: <http://uc.sebrae.com.br/pagina/material-de-estudo-da-capacitacao-ali>. Acesso em: 05 jul. 2018.
Downloads
Published
How to Cite
Issue
Section
License
Copyright (c) 2018 Cadernos de Prospecção
This work is licensed under a Creative Commons Attribution-NonCommercial 4.0 International License.
O autor declara que: - Todos os autores foram nomeados. - Está submetendo o manuscrito com o consentimento dos outros autores. - Caso o trabalho submetido tiver sido contratado por algum empregador, tem o consentimento do referido empregador. - Os autores estão cientes de que é condição de publicação que os manuscritos submetidos a esta revista não tenham sido publicados anteriormente e não sejam submetidos ou publicados simultaneamente em outro periódico sem prévia autorização do Conselho Editorial. - Os autores concordam que o seu artigo ou parte dele possa ser distribuído e/ou reproduzido por qualquer forma, incluindo traduções, desde que sejam citados de modo completo esta revista e os autores do manuscrito. - Revista Cadernos de Prospecção está licenciado com uma Licença Creative Commons Attribution 4.0. Esta licença permite que outros remixem, adaptem e criem a partir do seu trabalho para fins não comerciais, e embora os novos trabalhos tenham de lhe atribuir o devido crédito e não possam ser usados para fins comerciais, os usuários não têm de licenciar esses trabalhos derivados sob os mesmos termos.Este obra está licenciado com uma Licença Creative Commons Atribuição 4.0 Internacional.