MAPEAMENTO DO DESENVOLVIMENTO NACIONAL DE TECNOLOGIAS DENTRO DO CONTEXTO DE INUNDAÇÕES URBANAS
DOI:
https://doi.org/10.9771/cp.v10i4.23024Abstract
O desenvolvimento tecnológico brasileiro para manejo de desastres ambientais, em especial inundações como enchentes e enxurradas, é aquém do esperado, considerando as dimensões territoriais e o potencial científico do país. No entanto, ainda não foi desenvolvida uma cultura de Propriedade Intelectual que permita converter a ciência desenvolvida nos laboratórios de pesquisa em resultados práticos para a sociedade. Neste trabalho, foi investigada a quantidade de pedidos de patente depositados por estado, no que tange a captação, o armazenamento e o tratamento de água pluvial, em relação a ocorrência de enchentes e enxurradas em cada localidade. Objetivou-se averiguar se os locais com ocorrências de inundações são aqueles capazes de desenvolver tecnologias para solucionar as demandas enfrentadas. Foram encontrados 195 pedidos de patentes, dentre os quais menos da metade são oriundos de municípios com mais de 45% dos municípios atingidos por enchente e enxurradas. Observou-se, também que 82% são de inventores independentes.
Downloads
References
CASTRO, B. S. e SOUZA, G. C. O papel dos Núcleos de Inovação Tecnológica (NITs) nas universidades brasileiras Liinc em Revista. v. 8, n. 1, março. 2012. p. 125 – 140.
CASTRO, L. A. B. Desenvolvimento Científico e Tecnológico. Conjuntura Econômica, Rio de Janeiro, v. 59, n. 5, maio. 2005. p. 56-57. ISSN: 0010-5945
CENTRO DE LIDERANÇA PÚBLICA. Ranking De Competititvidade Dos Estados. Disponível em: <http://www.rankingdecompetitividade.org.br/>. Acesso em: junho, 2017.
ESPACENET [Base e dados – Internet]. European Patent Office; 2016. Disponível em: <https://worldwide.espacenet.com>. Acesso em: jan-dez 2016.
GOOGLE PATENTS [Base e dados – Internet]. Disponível em: <https://patents.google.com>. Acesso em: jan-dez 2016.
INPI [Base e dados – Internet]. Instituto Nacional de Propriedade Industrial; 2016. Disponível em: . Acesso em: jan-dez 2016.
PATENTSCOPE (WIPO) [Base e dados – Internet]. World Intellectual Property Organization; 2016. Disponível em: <https://patentscope.wipo.int>. http://www.rankingdecompetitividade.org.br
POLI, C. M. B. As Causas e as Formas de Prevenção Sustentáveis das Enchentes Urbanas. Seminário Nacional de Construções Sustentáveis, 7-8 novembro 2013, Passo Fundo, RS.
POMPÊO, C. A. Drenagem Urbana Sustentável. Revista Brasileira de Recursos Hídricos. v. 5, nº. 1 (2000) p.15-23.
QUONIAM, L., KNIESS, C. T. e MAZIERI, M. R. A patente como objeto de pesquisa em Ciências da Informação e Comunicação. Encontros Bibli: revista eletrônica de biblioteconomia e ciência da informação, v. 19, n. 39, jan./abr. 2014. p. 243-268. ISSN 1518-2924.
SHEERWOOD, R. M. Propriedade Intelectual e Desenvolvimento Econômico. São Paulo, Edusp – Editora da Universidade de São Paulo. 213p, 1992.
SOUZA, T. M. K. e OTTONI, A. B. Análise Crítica Das Causas E Soluções Sustentáveis Para O Controle De Enchentes Urbanas: O Caso Prático Da Bacia Hidrográfica Da Praça Da Bandeira (Estudo De Caso). Revista Nacional de Gerenciamento de Cidades. v. 3, n. 17 (2015) p.60-76.
THE LENS [Base e dados – Internet]. LENS.ORG: Solving the problem of problem solving; 2016. Disponível em: . Acesso em: jan-dez 2016.
UOL. IBGE faz retrato de deslizamentos e alagamentos no país. UOL notícias, São Paulo, 30 abril 2014. Disponível em: < https://noticias.uol.com.br/infograficos/2014/04/30/pesquisa-do-ibge-faz-retrato-dos-deslizamentos-e-alagamentos-em-5570-municipios-do-pais.htm>. Acesso em: junho 2017.
Downloads
Published
How to Cite
Issue
Section
License
O autor declara que: - Todos os autores foram nomeados. - Está submetendo o manuscrito com o consentimento dos outros autores. - Caso o trabalho submetido tiver sido contratado por algum empregador, tem o consentimento do referido empregador. - Os autores estão cientes de que é condição de publicação que os manuscritos submetidos a esta revista não tenham sido publicados anteriormente e não sejam submetidos ou publicados simultaneamente em outro periódico sem prévia autorização do Conselho Editorial. - Os autores concordam que o seu artigo ou parte dele possa ser distribuído e/ou reproduzido por qualquer forma, incluindo traduções, desde que sejam citados de modo completo esta revista e os autores do manuscrito. - Revista Cadernos de Prospecção está licenciado com uma Licença Creative Commons Attribution 4.0. Esta licença permite que outros remixem, adaptem e criem a partir do seu trabalho para fins não comerciais, e embora os novos trabalhos tenham de lhe atribuir o devido crédito e não possam ser usados para fins comerciais, os usuários não têm de licenciar esses trabalhos derivados sob os mesmos termos.Este obra está licenciado com uma Licença Creative Commons Atribuição 4.0 Internacional.