EMPREENDEDORISMO, TECNOLOGIA E INOVAÇÃO: TEMAS CONTEMPORÂNEOS NA GESTÃO DA UNIVERSIDADE DE BRASÍLIA
DOI:
https://doi.org/10.9771/cp.v10i4.23017Abstract
Esse artigo tem como objetivo mostrar como os temas Empreendedorismo, Tecnologia e Inovação têm feito parte da agenda da Universidade de Brasília, em um importante ambiente de inovação, que é o Centro de Apoio ao Desenvolvimento Tecnológico/CDT. Destaca-se o pensamento moderno sobre esses temas e o impacto que pode ocasionar na qualificação da formação dos estudantes e professores, na melhor interação entre universidade, governo, sociedade e o terceiro setor (quadrupla hélice). Esses temas são relevantes como objeto de estudo pois impulsionam a universidade a ser empreendedora, mediante a vida moderna caracterizada por relações mercantis e financeirização da vida, movida pela informação, intensificação do consumo e inovação. A estratégia para lidar com a estrutura dessa sociedade pode ser conjugada por uma educação para a autonomia do sujeito. A universidade pode e deve favorecer as condições para o aprimoramento do empreendedorismo e da produção e difusão de tecnologias inovadoras.
Downloads
References
CENTRO DE APOIO AO DESENVOLVIMENTO TECNOLÓGICO. Relatório de Gestão da Multincubadora 2013-2016. Universidade de Brasília. 2017.
DORNELAS, J. C. A; SPINELLI, S.; ADAMS, R. Criação de novos negócios: Empreendedorismo para o século XXI. 2. ed. São Paulo: Elsevier, 2014.
GEM. Global Entrepreneurship Monitor. Empreendedorismo no Brasil. 2004. Disponível em: http://www.dce.sebrae.com.br/bte/bte.nsf/1EC939C7F8E5D50503256FE200487D4A/$File/NT000A6806.pdf>. Acesso em: 04 maio 2015.
GUIMARAES. Alexandre Queiroz. Iniciativas para a promoção de emprego e renda: políticas públicas, economia solidária e desenvolvimento local. Ensaios FEE, Porto Alegre, v. 32, n. 2, p. 313-338, nov. 2011
KIRZER, Israel. M. Competição e atividade empresarial. Instituto Liberal.1986.
PESQUISA DE INOVAÇÃO: 2014 / IBGE, Coordenação de Indústria, Rio de Janeiro: IBGE, 2016.
Novo Marco Legal de CT&I de 11 de janeiro de 2016. Disponível via http://www.planalto.gov.br/ccivil_03/_ato2015-2018/2016/lei/l13243.htm. Acesso em 23/01/2017.
ROBERT . K. YIN. Estudo de Caso e Métodos. 5ª ed. Editora BOOKMAN, 2015.
SCHUMPETER, J. A. Teoria do desenvolvimento econômico: uma investigação sobre lucros, capital, crédito, juro e o ciclo econômico. São Paulo: Abril Cultural, p. 125-132, 1982
Downloads
Published
How to Cite
Issue
Section
License
O autor declara que: - Todos os autores foram nomeados. - Está submetendo o manuscrito com o consentimento dos outros autores. - Caso o trabalho submetido tiver sido contratado por algum empregador, tem o consentimento do referido empregador. - Os autores estão cientes de que é condição de publicação que os manuscritos submetidos a esta revista não tenham sido publicados anteriormente e não sejam submetidos ou publicados simultaneamente em outro periódico sem prévia autorização do Conselho Editorial. - Os autores concordam que o seu artigo ou parte dele possa ser distribuído e/ou reproduzido por qualquer forma, incluindo traduções, desde que sejam citados de modo completo esta revista e os autores do manuscrito. - Revista Cadernos de Prospecção está licenciado com uma Licença Creative Commons Attribution 4.0. Esta licença permite que outros remixem, adaptem e criem a partir do seu trabalho para fins não comerciais, e embora os novos trabalhos tenham de lhe atribuir o devido crédito e não possam ser usados para fins comerciais, os usuários não têm de licenciar esses trabalhos derivados sob os mesmos termos.Este obra está licenciado com uma Licença Creative Commons Atribuição 4.0 Internacional.