INTERAÇÃO ICT-EMPRESA E O PAPEL DAS AGÊNCIAS DE FOMENTO NESSA INTERAÇÃO CONSIDERANDO A IMPORTÂNCIA DO MODELO DA “HÉLICE TRÍPLICE”

Autores

  • Cynthia Mendonça Barbosa Fundação de Amparo à Pesquisa do Estado de Minas Gerais
  • Mônica de Fátima Vilela Martins Fundação de Amparo à Pesquisa do Estado de Minas Gerais
  • Heber Pereira Neves Fundação de Amparo à Pesquisa do Estado de Minas Gerais
  • Elza Fernandes de Araújo Fundação de Amparo à Pesquisa do Estado de Minas Gerais

DOI:

https://doi.org/10.9771/s.cprosp.2015.008.071

Palavras-chave:

Hélice Tríplice, ICTs, Empresas, Agências de Fomento, FAPEMIG, Inovação

Resumo

Este artigo vem demonstrar algumas particularidades da interação ICT-Empresa e a importância dessa relação para a criação e estruturação de um ambiente de inovação. O sucesso dessa parceria contribui para o desenvolvimento científico, tecnológico e social. Em virtude disso, cabe ao Governo alavancar as parcerias ICTs-Empresas e induzir mecanismos de criação e estruturação de ambientes à inovação. Como representantes do governo, citam-se as agências de fomento como um dos agentes fundamentais nesse processo. A alocação de recursos financeiros por meio das agências de fomento é uma das maneiras de atenuar o desafio do processo de inovar e de ampliar os horizontes das empresas. Entre as agências de fomento do Brasil, destaca-se a FAPEMIG e algumas de suas ações com intuito de induzir e fomentar a inovação científica e tecnológica e intensificar as relações entre ICTs e Empresas em Minas Gerais.

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Publicado

2015-12-01

Como Citar

Barbosa, C. M., Martins, M. de F. V., Neves, H. P., & Araújo, E. F. de. (2015). INTERAÇÃO ICT-EMPRESA E O PAPEL DAS AGÊNCIAS DE FOMENTO NESSA INTERAÇÃO CONSIDERANDO A IMPORTÂNCIA DO MODELO DA “HÉLICE TRÍPLICE”. Cadernos De Prospecção, 8(4), 633. https://doi.org/10.9771/s.cprosp.2015.008.071

Edição

Seção

Propriedade Intelectual, Inovação e Desenvolvimento