Setor Bancário Digital no Brasil: um mapeamento da proteção das marcas

Autores

DOI:

https://doi.org/10.9771/cp.v17i3.57874

Palavras-chave:

Propriedade Intelectual, Ativos intangíveis, Proteção das marcas.

Resumo

Existem milhares de produções literárias voltadas para a proteção de marcas relacionadas aos setores financeiros físicos, porém são poucos as que falam dos bancos digitais e da proteção das marcas dentro das organizações. O objetivo do estudo foi mapear a proteção das marcas de 10 bancos digitais brasileiros. A metodologia utilizada para a realização da coleta dos dados ocorreu por meio de pesquisa qualitativa e quantitativa. Essa coleta foi realizada utilizando o INPI, Bacen, CEF e demonstrações contábeis dos referidos bancos digitais analisados. Com isso, pretende-se com esse mapeamento mostrar as características e a estrutura da proteção das marcas dos bancos digitais e investigar os indicadores econômicos e de desempenho por meio da associação da marca ao banco.

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Biografia do Autor

Luiz Fernando de Souza, Universidade Estadual de Maringá

Graduado em Administração pela Universidade Cesumar em 2010.

Romildo de Oliveira Moraes, Universidade Estadual de Maringá

Doutor em Controladoria e Contabilidade pela Universidade de São Paulo em 2010.

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Publicado

2024-07-01

Como Citar

Souza, L. F. de, & Moraes, R. de O. (2024). Setor Bancário Digital no Brasil: um mapeamento da proteção das marcas. Cadernos De Prospecção, 17(3), 856–869. https://doi.org/10.9771/cp.v17i3.57874

Edição

Seção

Propriedade Intelectual, Inovação e Desenvolvimento