Setor Bancário Digital no Brasil: um mapeamento da proteção das marcas

Autores

DOI:

https://doi.org/10.9771/cp.v17i3.57874

Palavras-chave:

Propriedade Intelectual, Ativos intangíveis, Proteção das marcas.

Resumo

Existem milhares de produções literárias voltadas para a proteção de marcas relacionadas aos setores financeiros físicos, porém são poucos as que falam dos bancos digitais e da proteção das marcas dentro das organizações. O objetivo do estudo foi mapear a proteção das marcas de 10 bancos digitais brasileiros. A metodologia utilizada para a realização da coleta dos dados ocorreu por meio de pesquisa qualitativa e quantitativa. Essa coleta foi realizada utilizando o INPI, Bacen, CEF e demonstrações contábeis dos referidos bancos digitais analisados. Com isso, pretende-se com esse mapeamento mostrar as características e a estrutura da proteção das marcas dos bancos digitais e investigar os indicadores econômicos e de desempenho por meio da associação da marca ao banco.

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Biografia do Autor

Luiz Fernando de Souza, Universidade Estadual de Maringá, Maringá, PR, Brasil

Graduado em Administração pela Universidade Cesumar em 2010.

Romildo de Oliveira Moraes, Universidade Estadual de Maringá, Maringá, PR, Brasil

Doutor em Controladoria e Contabilidade pela Universidade de São Paulo em 2010.

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Publicado

2024-07-01

Como Citar

Souza, L. F. de, & Moraes, R. de O. (2024). Setor Bancário Digital no Brasil: um mapeamento da proteção das marcas. Cadernos De Prospecção, 17(3), 856–869. https://doi.org/10.9771/cp.v17i3.57874

Edição

Seção

Propriedade Intelectual, Inovação e Desenvolvimento