Setor Bancário Digital no Brasil: um mapeamento da proteção das marcas
DOI:
https://doi.org/10.9771/cp.v17i3.57874Palavras-chave:
Propriedade Intelectual, Ativos intangíveis, Proteção das marcas.Resumo
Existem milhares de produções literárias voltadas para a proteção de marcas relacionadas aos setores financeiros físicos, porém são poucos as que falam dos bancos digitais e da proteção das marcas dentro das organizações. O objetivo do estudo foi mapear a proteção das marcas de 10 bancos digitais brasileiros. A metodologia utilizada para a realização da coleta dos dados ocorreu por meio de pesquisa qualitativa e quantitativa. Essa coleta foi realizada utilizando o INPI, Bacen, CEF e demonstrações contábeis dos referidos bancos digitais analisados. Com isso, pretende-se com esse mapeamento mostrar as características e a estrutura da proteção das marcas dos bancos digitais e investigar os indicadores econômicos e de desempenho por meio da associação da marca ao banco.
Downloads
Referências
ALBUQUERQUE, A. L. M. S.; SILVEIRA, V. A. T. A Importância do Programa de Integridade e Compliance nas Fusões e Incorporações de Empresas Envolvendo Grandes Marcas. Revista JurES, [s.l.], 2017.
ALYRIO, R. D. Métodos e técnicas de pesquisa em administração. Volume único. Rio de Janeiro: Fundação CECIERJ, 2009.
BACEN – BANCO CENTRAL DO BRASIL. Arranjo de Pagamentos: arranjo e instituições de pagamento autorizados pelo BCB. Bacen, [s.l.], 2019.
BARCELLOS, C. Z. Análise dos Atributos da Marca na Prospecção de Clientes: Estudo de Caso da Agência Bradesco em Piracicaba/SP. Piracicaba: Caderno Profissional de Marketing – CPMark, 2013.
FEITOSA, C. M. G. B. Fintechs: Impactos na Performance Financeira Domercado Bancário Brasileiro. Revista Debates em Economia Aplicada, [s.l.], n. 5, 2021.
GIL, A. C. Métodos e técnicas de pesquisa social. São Paulo: Atlas, 2008.
INTERBRAND BRASIL. Marcas Brasileiras Mais Valiosas 22/23. Relatório Interbrand, [s.l.]: Interbrand Brasil, 2023.
JÚNIOR, A. L. B. et al. Crescimento das Fintechs e impactos no mercado bancário brasileiro. 2021. Trabalho de Conclusão de Curso (Bacharelado em Ciências Econômicas) – Universidade São Judas Tadeu, São Paulo, 2021.
MARQUES, F. B. Bancos Digitais X Bancos Tradicionais: uma Análise das Implicações Causadas pelos Bancos Digitais no Mercado Bancário Brasileiro. 2019. 64p. Dissertação (Mestrado em Gestão Organizacional) –Faculdade de Gestão e Negócios, Universidade Federal de Uberlândia, Florianópolis, 2019.
MORO, M. C. F.; GAMA, M. F. L; GUIMARÃES, R. P. F. Da Proteção da Marca de Alto Renome no Brasil. Revista Científica do UniRios, [s.l.], v. 15, n. 31, 2021.
NASCIMENTO, G. S. et al. Inovação Bancária no Brasil. Revista Eletrônica Científica Inovação e Tecnologia, Medianeira, v. 28, n. 28, 2020.
REIS, J. P. Q. A Gestão dos Diferenciais Competitivos nas Agências Bancárias no Campus Universitário de João Pessoa. UFPB, [s.l.], v.1, n.1, 2008.
SANTOS, R. E. A. Mapeamento da Proteção das Marcas do Setor Bancário no Brasil. 2016. 107p. Dissertação (Mestrado em Ciência da Propriedade Intelectual) – Universidade Federal de Sergipe, São Cristóvão, 2016.
SANTOS, R. E. A. et al. Evolução da Proteção Marcaria dos Bancos Públicos. In: V ENPI, v. 5, n. 1, p. 979-986, 2019. Anais [...]. [S.l.], 2019.
SOUZA, D. et al. Evidenciação e Mensuração de Ativos Intangíveis em Instituições Financeiras: Um Estudo de caso no Banrisul. In: XVI CONVENÇÃO DE CONTABILIDADE DO RIO GRANDE DO SUL, v. 1, n. 1, 2017. Anais [...]. Rio Grande do Sul, 2017.
TARASI, C. O. et al. Balancing risk and return in a customer portfolio. Journal of Marketing, [s.l.], v. 76, 2011.
Downloads
Publicado
Como Citar
Edição
Seção
Licença
Copyright (c) 2024 Cadernos de Prospecção
Este trabalho está licenciado sob uma licença Creative Commons Attribution-NonCommercial 4.0 International License.
O autor declara que: - Todos os autores foram nomeados. - Está submetendo o manuscrito com o consentimento dos outros autores. - Caso o trabalho submetido tiver sido contratado por algum empregador, tem o consentimento do referido empregador. - Os autores estão cientes de que é condição de publicação que os manuscritos submetidos a esta revista não tenham sido publicados anteriormente e não sejam submetidos ou publicados simultaneamente em outro periódico sem prévia autorização do Conselho Editorial. - Os autores concordam que o seu artigo ou parte dele possa ser distribuído e/ou reproduzido por qualquer forma, incluindo traduções, desde que sejam citados de modo completo esta revista e os autores do manuscrito. - Revista Cadernos de Prospecção está licenciado com uma Licença Creative Commons Attribution 4.0. Esta licença permite que outros remixem, adaptem e criem a partir do seu trabalho para fins não comerciais, e embora os novos trabalhos tenham de lhe atribuir o devido crédito e não possam ser usados para fins comerciais, os usuários não têm de licenciar esses trabalhos derivados sob os mesmos termos.Este obra está licenciado com uma Licença Creative Commons Atribuição 4.0 Internacional.