Digital Banking Sector in Brazil: a mapping of brand protection
DOI:
https://doi.org/10.9771/cp.v17i3.57874Keywords:
Intellectual property, Intangible assets, Brand protection.Abstract
There are thousands of literary productions aimed at protecting brands related to the physical financial sectors, but there are few that talk about digital banks and the protection of brands within organizations. The objective of the study was to map the protection of the brands of 10 Brazilian digital banks. The methodology used to collect data occurred through qualitative and quantitative research. This collection was carried out using INPI, Bacen, CEF and financial statements of the aforementioned digital banks analyzed. Therefore, this mapping was expected to show the characteristics and structure of digital bank brand protection and investigate economic and performance indicators through the association of the brand with the bank.
Downloads
References
ALBUQUERQUE, A. L. M. S.; SILVEIRA, V. A. T. A Importância do Programa de Integridade e Compliance nas Fusões e Incorporações de Empresas Envolvendo Grandes Marcas. Revista JurES, [s.l.], 2017.
ALYRIO, R. D. Métodos e técnicas de pesquisa em administração. Volume único. Rio de Janeiro: Fundação CECIERJ, 2009.
BACEN – BANCO CENTRAL DO BRASIL. Arranjo de Pagamentos: arranjo e instituições de pagamento autorizados pelo BCB. Bacen, [s.l.], 2019.
BARCELLOS, C. Z. Análise dos Atributos da Marca na Prospecção de Clientes: Estudo de Caso da Agência Bradesco em Piracicaba/SP. Piracicaba: Caderno Profissional de Marketing – CPMark, 2013.
FEITOSA, C. M. G. B. Fintechs: Impactos na Performance Financeira Domercado Bancário Brasileiro. Revista Debates em Economia Aplicada, [s.l.], n. 5, 2021.
GIL, A. C. Métodos e técnicas de pesquisa social. São Paulo: Atlas, 2008.
INTERBRAND BRASIL. Marcas Brasileiras Mais Valiosas 22/23. Relatório Interbrand, [s.l.]: Interbrand Brasil, 2023.
JÚNIOR, A. L. B. et al. Crescimento das Fintechs e impactos no mercado bancário brasileiro. 2021. Trabalho de Conclusão de Curso (Bacharelado em Ciências Econômicas) – Universidade São Judas Tadeu, São Paulo, 2021.
MARQUES, F. B. Bancos Digitais X Bancos Tradicionais: uma Análise das Implicações Causadas pelos Bancos Digitais no Mercado Bancário Brasileiro. 2019. 64p. Dissertação (Mestrado em Gestão Organizacional) –Faculdade de Gestão e Negócios, Universidade Federal de Uberlândia, Florianópolis, 2019.
MORO, M. C. F.; GAMA, M. F. L; GUIMARÃES, R. P. F. Da Proteção da Marca de Alto Renome no Brasil. Revista Científica do UniRios, [s.l.], v. 15, n. 31, 2021.
NASCIMENTO, G. S. et al. Inovação Bancária no Brasil. Revista Eletrônica Científica Inovação e Tecnologia, Medianeira, v. 28, n. 28, 2020.
REIS, J. P. Q. A Gestão dos Diferenciais Competitivos nas Agências Bancárias no Campus Universitário de João Pessoa. UFPB, [s.l.], v.1, n.1, 2008.
SANTOS, R. E. A. Mapeamento da Proteção das Marcas do Setor Bancário no Brasil. 2016. 107p. Dissertação (Mestrado em Ciência da Propriedade Intelectual) – Universidade Federal de Sergipe, São Cristóvão, 2016.
SANTOS, R. E. A. et al. Evolução da Proteção Marcaria dos Bancos Públicos. In: V ENPI, v. 5, n. 1, p. 979-986, 2019. Anais [...]. [S.l.], 2019.
SOUZA, D. et al. Evidenciação e Mensuração de Ativos Intangíveis em Instituições Financeiras: Um Estudo de caso no Banrisul. In: XVI CONVENÇÃO DE CONTABILIDADE DO RIO GRANDE DO SUL, v. 1, n. 1, 2017. Anais [...]. Rio Grande do Sul, 2017.
TARASI, C. O. et al. Balancing risk and return in a customer portfolio. Journal of Marketing, [s.l.], v. 76, 2011.
Downloads
Published
How to Cite
Issue
Section
License
Copyright (c) 2024 Cadernos de Prospecção
This work is licensed under a Creative Commons Attribution-NonCommercial 4.0 International License.
O autor declara que: - Todos os autores foram nomeados. - Está submetendo o manuscrito com o consentimento dos outros autores. - Caso o trabalho submetido tiver sido contratado por algum empregador, tem o consentimento do referido empregador. - Os autores estão cientes de que é condição de publicação que os manuscritos submetidos a esta revista não tenham sido publicados anteriormente e não sejam submetidos ou publicados simultaneamente em outro periódico sem prévia autorização do Conselho Editorial. - Os autores concordam que o seu artigo ou parte dele possa ser distribuído e/ou reproduzido por qualquer forma, incluindo traduções, desde que sejam citados de modo completo esta revista e os autores do manuscrito. - Revista Cadernos de Prospecção está licenciado com uma Licença Creative Commons Attribution 4.0. Esta licença permite que outros remixem, adaptem e criem a partir do seu trabalho para fins não comerciais, e embora os novos trabalhos tenham de lhe atribuir o devido crédito e não possam ser usados para fins comerciais, os usuários não têm de licenciar esses trabalhos derivados sob os mesmos termos.Este obra está licenciado com uma Licença Creative Commons Atribuição 4.0 Internacional.