Marcas Coletivas: análise da marca coletiva “Vinho de Inverno” na viticultura do Distrito Federal

Autores

DOI:

https://doi.org/10.9771/cp.v17i1.55669

Palavras-chave:

Marcas Coletivas, Vinho de Inverno, Viticultura.

Resumo

O presente artigo versa sobre a análise da marca coletiva “Vinho de Inverno” na vitivinícola do Distrito Federal. O objetivo é compreender de modo exploratório como a marca coletiva tem impactado no crescimento da vitivinícola no Distrito Federal, diante da complexidade do bioma cerrado para a produção de vinhos finos. Utilizou-se como metodologia o estudo de caso. Na análise da discussão, foi realizada a contextulização sobre o metódo da dupla poda e da Anprovin, além disso, foi analisado o crescimento da produção da uva no Distrito Federal, bem como o regimento para uso da marca e como as vinícolas vinculadas à Anprovin consideram a marca coletiva. Como resultado obteve-se que a marca coletiva poderá ser aplicada como uma indicação geográfica quando analisada a sua função dentro do contexto de qualidade e a certificação de procedimentos para obtenção de vinhos finos, no entanto, ao analisar as leis brasileiras, notou-se que a região geográfica ainda necessita alcançar alguns quesitos.

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Biografia do Autor

Lorena Marques Magalhães, Universidade de Brasília, Brasília, DF, Brasil

Bacharel em Direito pelo Centro Universitário Estácio Brasília em 2021.

Alessandro Aveni, Universidade de Brasília, Brasília, DF, Brasil

Bacharel em Administração e Mestre em Geografia pela Universidade de Brasília-UnB, Doutor em Ciências Políticas pela Universidade Statale de Milano e em Administração pela Universidade Cormerciale Luigi Bocconi di Milano ambas na Itália. Possui também Especialização em Estratégia Empresarial pela Fundação Getúlio Vargas – FGV. Foi Gerente de Desenvolvimento da Rede Comercial e de Planejamento e Controle na Royal Dutch Shell/Itália. Exerceu função como gerente de desenvolvimento da rede comercial, gerente de planejamento e controle na Royal Dutch Shell ,Responsável de Tecnologia da Informação em diversos projetos, sociedades de consultoria e bancos italianos. No Brasil, entre 2005 e 2020, atuou como Professor na UnB, nas modalidades presencial e a distância, em Administração, com ênfase em: Análise de Sistemas, Orçamento, Finanças e Matemática Financeira) e por 5 anos no ensino a distância na UNB. Entre 2009 e 2010 lecionou na Universidade Estadual de Goiás – UEG, como Professor de Administração, com ênfase em: Administração Estratégica, Empreendedorismo e Responsabilidade Social, Gestão de Custos. Entre 2012 e 2014 foi estagiário e docente no departamento de Geografia UnB abordando os temas de política e geografia urbana, geografia econômica, geografia de transportes. Está em processo de conclusão do doutorado. Entre 2016 e 2021 Atuou como Professor de Gestão de projetos e Gestão do Terceiro setor no curso de Administração Pública da Faculdade Processus Campus II (nota 5 MEC). Trabalha na Uniprocessus (quando a Faculdade Processus virou Universidade Processus) desde 2022. Foi pesquisador no Instituto de Pesquisa Econômica Aplicada – IPEA em 2015 (Projeto: Rede Urbana do Brasil) Atualmente é Professor de Gestão do Terceiro setor da faculdade Processus, de Empreendedorismo no Centro de Apoio ao Desenvolvimento Tecnológico – CDT/UnB, onde atua também no ensino de Graduação e Pós-Graduação no Mestrado Profissional em Propriedade Intelectual e Transferência de Tecnologia para Inovação – PPGPROFNIT/UnB. Empreendedor na área educação desenvolve cursos EAD e material instrucional para instituições de ensino e profissionais. Atualmente é também consultor no projecto 1000 expertos PNRR Italia na Regione Molise na Italia em 2022. Endereço para acessar este CV: http://lattes.cnpq.br/0679425851663633

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Publicado

2024-01-01

Como Citar

Magalhães, L. M., & Aveni, A. (2024). Marcas Coletivas: análise da marca coletiva “Vinho de Inverno” na viticultura do Distrito Federal. Cadernos De Prospecção, 17(1), 18–32. https://doi.org/10.9771/cp.v17i1.55669

Edição

Seção

Propriedade Intelectual, Inovação e Desenvolvimento