Investigação sobre a Disseminação da Propriedade Intelectual (PI) Orientada para Crianças e Adolescentes
DOI:
https://doi.org/10.9771/cp.v16i5.51465Palavras-chave:
Propriedade Intelectual, Crianças, Adolescentes, Material Didático.Resumo
No panorama mundial, a disseminação da cultura da Propriedade Intelectual (PI) para crianças e adolescentes é considerada uma importante estratégia para o desenvolvimento. Nesse sentido, este artigo teve como intuito identificar a produção acadêmica e o material didático de PI orientados para crianças e adolescentes no Brasil e no exterior. Esta pesquisa foi realizada com levantamento de produção acadêmica e de materiais didáticos de PI orientados para crianças e adolescentes em duas etapas: a primeira em fontes primárias no portal eduCAPES e na base de dados Web of Science, referente ao período de 1996 a 2022. Foram recuperados 11 materiais didáticos na plataforma eduCAPES e quatro artigos relacionando PI com a educação de crianças e adolescentes. Na segunda etapa, em fontes secundárias – WIPO, USPTO e INPI –, foram recuperadas informações de produção de material didático de PI orientados para crianças e adolescentes, confirmando que as informações sobre o tema ainda são incipientes.
Downloads
Referências
ABDIKEROVA, G. O.; SADYROVA, M. S.; OMAROVA, A. T Graduate Training For Professional Advancement: The Experience of The National Vocational Training System. In: CONFERÊNCIA CIENTÍFICA MULTIDISCIPLINAR INTERNACIONAL EM CIÊNCIAS SOCIAIS E ARTES, 3., 2016, [Bulgária]. Anais [...]. Bulgária: [SGEM], 2016. p. 425-432.
BESIREVIC, K. Digital library of required classical literature for elementary and secondary school curricula in domestic languages of Bosnia and Herzegovina. Digital Library Perspectives, [s.l.], v. 36, n. 3, p. 319-330, 2020. DOI: 10.1108/DLP-05-2020-0041.
BRASIL. Base Nacional Comum Curricular. 2017. Disponível em: http://portal.mec.gov.br/index.php?option=com_docman&view=download&alias=79601-anexo-texto-bncc-reexportado-pdf-2&category_slug=dezembro-2017-pdf&Itemid=30192. Acesso em: 2 mar. 2021.
BRASIL. Portal Educacional Online eduCAPES. 2023. Disponível em: https://eduCAPES.capes.gov.br/redirect?action=about Acesso em: 29 mar. 2023
BRASIL. Constituição da República Federativa do Brasil. Brasília, DF: Senado Federal, 1988. Disponível em: http://www.planalto.gov.br/ccivil_03/constituicao/constituicaocompilado.htm. Acesso em: 5 set. 2022.
BRASIL. Lei n. 11.114, de 16 de maio de 2005. Altera os arts. 6º, 30, 32 e 87 da Lei n. 9.394, de 20 de dezembro de 1996, com o objetivo de tornar obrigatório o início do ensino fundamental aos seis anos de idade. Diário Oficial da União, Brasília, DF, 17 maio 2005. Disponível em: http://www.planalto.gov.br/ccivil_03/_ato2004-2006/2005/lei/l11114.htm#:~:text=LEI%20N%C2%BA%2011.114%2C%20DE%2016%20DE%20MAIO%20DE%202005.&text=Altera%20os%20arts.,aos%20seis%20anos%20de%20idade. Acesso em: 5 set. 2022.
BRASIL. Lei n. 13.005, de 25 de junho de 2014. Aprova o Plano Nacional de Educação - PNE e dá outras providências. Diário Oficial da União, Brasília, DF, 26 jun. 2014. Disponível em: http://www.planalto.gov.br/ccivil_03/_ato2011-2014/2014/lei/l13005.htm. Acesso em: 5 set. 2022.
BRASIL. Lei n. 9.394, de 20 de dezembro de 1996. Estabelece as diretrizes e bases da educação nacional. Diário Oficial da União: seção 1, Brasília, DF, 23 dez. 1996. Disponível em: http://www.planalto.gov.br/ccivil_03/leis/l9394.htm. Acesso em: 5 set. 2022.
BURWELL, C. The pedagogical potential of video remix critical conversations about culture, creativity, and copyright. Journal Of Adolescent & Adult Literacy, [s.l.], v. 57, n. 3, nov. 2013.
BUTTIGIEG, J. P. et al. A longitudinal evaluation of the Resilient Families randomized trial to prevent early adolescent depressive symptoms. Journal of Adolescence, [s.l.], v. 44, p. 204-213, 2015. DOI: 10.1016/j.adolescence.2015.07.014
DURR, M. L. et al. Sleep-disordered breathing in pediatric head and neck vascular malformations. Laryngoscope, [s.l.], v. 127, n. 9, p. 2.159-2.164, set. 2017. DOI: 10.1002/lary.26468.
EUA – ESTADOS UNIDOS DA AMÉRICA. United States Patent and Trademark Office. [Site]. 2021. Disponível em: https://www.uspto.gov/kids/kids.html. Acesso em: 24 jul. 2021.
GUIAMALON, T. S. et al. Coping with COVID-19: How Public Secondary School Principals Adapt to the New Normal? International Journal of Early Childhood Special Education, [s.l.], v. 14, n. 1, p. 2.363-2.367, 2022. DOI: 10.9756/INT-JECSE/V14I1.277.
HE, Y.; CHEN, M. Z.; ZOU, F. Y. Design de site para cursos de vestuário. In: CONFERÊNCIA INTERNACIONAL DE 2011 SOBRE OS COMPUTADORES DO FUTURO NA EDUCAÇÃO, 3., Xiamen, 2011. Proceedings […]. Kowloon: Centro Eletrônico Industrial Int, 2011. p. 157-159.
INPI – INSTITUTO NACIONAL DA PROPRIEDADE INDUSTRIAL. [Projeto PI nas escolas]. Brasília, DF: INPI, 2021. Disponível em: https://www.gov.br/inpi/pt-br/servicos/a-academia/projetos/projeto-pi-nas-escolas. Acesso em: 24 jul. 2021.
JOHNSTON, J. T. et al. Video Analysis of Anterior Cruciate Ligament Tears in Professional American Football Athletes. Am J Sports Med, [s.l.], v. 46, n. 4, p. 862-868, mar. 2018. DOI: 10.1177/0363546518756328.2018.
KORCZ, A. et al. Physical Education Teachers’ Opinion about Online Teaching during the COVID-19 Pandemic—Comparative Study of European Countries. Sustainability, [s.l.], v. 13, n. 21, p. 1-19, out. 2019.
LI, M. et al. Biogeographical origin and speciation of the Anthocoris nemorum group. J Insect Sci, [s.l.], v. 12, p. 115, 2012. DOI: 10.1673/031.012.11501.
LI, P.; ZUO, T. F. Foundation of the Teaching System of Industrial Design. In: INTERNATIONAL CONFERENCE ON INDUSTRIAL DESIGN, 2., Shenzhen, 2007. Proceedings […]. Beijing: China Machine Press, 2007. p. 191-194.
LIMA, C. P. Prefácio. In: TEIXEIRA, C.S.; SOUZA, M. V. (org.). Educação fora da caixa: tendências internacionais e perspectivas sobre a inovação na educação. São Paulo: Blucher, 2018. v. 4. p. 11-13.
LUNIACHEK, V.; VARENKO, T. Gadgets and Messenger Applications as an Instrument for Secondary School Administration. Education Research International, [s.l.], v. 2021, maio 2021. DOI: https://doi.org/10.1155/2021/5519942.
McCARTHY, M. A. Can Competitive Athletes Return to High-Level Play After Osteochondral Allograft Transplantation of the Knee? Arthroscopy, [s.l.], v. 33, n. 9, p. 1.712-1.717, set. 2017. DOI: 10.1016/j.arthro.2017.03.020.
MINAIE, M. G. et al. Parenting Style and Behavior as Longitudinal Predictors of Adolescent Alcohol Use. Journal of Studies on Alcohol and Drugs, [s.l.], v. 76, n. 5, p. 671-679, 2015.
NG, W. S. A Self-Assessment Approach to Adolescents' Cyberethics Education. Journal of Information Technology Education-Research, [s.l.], v. 19, p. 555-570, 2020.
PANOV, V. I.; PATRAKOV, E. V. Representations of Teachers and Elder Schoolchildren about the Risks of Interacting with the Internet. Psychological Science and Education, [s.l.], v. 25, n. 3, p. 16-29, 2020. DOI: https://doi.org/10.17759/pse.2020250302.
PARK, S. M. et al. A mountable toilet system for personalized health monitoring via the analysis of excreta. Nat Biomed Eng, [s.l.], v. 44, n. 6, p. 624-635, jun. 2020. DOI: 10.1038/s41551-020-0534-9.
PINE, R. et al. A Casual Video Game with Psychological Well-being Concepts for Young Adolescents: Protocol for an Acceptability and Feasibility Study. JMIR Res Protoc., [s.l.], v. 10, n. 8, p. e31588, ago. 2021. DOI: 10.2196/31588.
PRZYBYLOVICZ, L.; MACHADO, M. F. R. C. Direitos autorais e propriedade intelectual: o conhecimento e o (des)conhecimento dos professores. Revista Tecnologia e Sociedade, Curitiba, v. 18, n. 50, p. 266-278, 2022.
SANDERS, T. L. et al. Incidence of Anterior Cruciate Ligament Tears and Reconstruction: A 21-Year Population-Based Study. Am J Sports Med., [s.l.], v. 44, n. 6, p. 1.502-1.507, jun. 2016. DOI: 10.1177/0363546516629944.
SEJDIĆ, E. Innovation and translation efforts in wireless medical connectivity, telemedicine and eMedicine: a story from the RFID Center of Excellence at the University of Pittsburgh. Ann Biomed Eng., [s.l.], v. 41, n. 9, p. 1.913-1.925, set. 2013. DOI: 10.1007/s10439-013-0873-8.
SHAYKHI, F.; GHAYOUR-MINAIE, M.; TOUMBOUROU, J. W. Impact of the Resilient Families intervention on adolescent antisocial behavior: 14-month follow-up within a randomized trial. Children and Youth Services Review, [s.l.], v. 93, p. 484-491, 2018. DOI: 10.1016/j.childyouth.2018.08.021.
SHIPMAN, F. M. Guided paths through web-based collections: Design, experiences, and adaptations. Journal of the American Society for Information Science, [s.l.], v. 51, n. 3, p. 260-272, 2000. DOI: 10.1002/(SICI)1097-4571(2000)51:33.0.CO;2-J.
SOUSA, C. Integrating Bioethics in Sciences' curricula using values in science and socio-scientific issues. Multidisciplinary Journal for Education, Social and Technological Sciences, [s.l.], v. 4, n. 1, p. 122-134. 2017. DOI: https://doi.org/10.4995/muse.2017.6481.
STEYN, G. M. Creating a teacher collaborative practice in a South African primary school: The role of the principal. The Journal of Asian and African Studies, [s.l.], v. 49, n. 3, p. 347-361, 2015.
SUGENG, W.; RAHMAN, B.; ABDURRAHMAN, A. The Exploration of History, Potential and Management of Earthquake in the Context of Mapping and Empowerment of Learning Community. In: INTERNATIONAL CONFERENCE ON EDUCATIONAL SCIENCES AND TEACHER PROFESSION, Paris, 2018. Proceedings […]. Paris: Atlantis Press, 2018.
TEIXEIRA, C. S.; SOUZA, M. V. (org.). Educação fora da caixa: tendências internacionais e perspectivas sobre a inovação na educação. São Paulo: Blucher, 2018. v. 4.
TOMCZYK, L. Skills in the area of digital safety as a key component of digital literacy among teachers. Education and Information Technologies, [s.l.], v. 25, p. 471-486, Jan. 2020.
TONINATO, J. et al. Injury Rate in TackleBar Football. Orthop J. Sports Med., [s.l.], v. 7, n. 10, 2019. DOI: 10.1177/2325967119874065.
TSALAPATAS, H.; HEIDMANN, O.; HOUSTIS, E. Building Digital skills for employment among secondary education learners. In: INTERNATIONAL TECHNOLOGY, EDUCATION AND DEVELOPMENT CONFERENCE,11., 2017. Proceedings […]. [S.l.], 2017.
WIDODO, S.; RAHMAN, B.; ABDURRAHMAN, A. The exploration of history, potential and management of earthquake in the context of mapping and empowerment of learning community. In: INTERNATIONAL CONFERENCE ON EDUCATIONAL SCIENCES AND TEACHER PROFESSION, Indonesia, 2018. Anais […]. Indonesia, 2018.
WILBUR, R. R. et al. Anterior Shoulder Instability in Throwers and Overhead Athletes: Long-term Outcomes in a Geographic Cohort. Am J Sports Med., [s.l.], v. 50, n. 1, p. 182-188, Jan. 2022. DOI: 10.1177/03635465211059195.
WIPO – WORLD INTELLECTUAL PROPERTY ORGANIZATION. IP Outreach in Practice: Search Results. 2021. Disponível em https://www.wPIo.int/PI-outreach/en/tools/practice/details.jsp?id=185. Acesso em: 24 jul. 2021.
WIPO – WORLD INTELLECTUAL PROPERTY ORGANIZATION. What is Intellectual Property? [Ginebra]: WIPO, 2022. Disponível em: https://www.wipo.int/about-ip/en/. Acesso em: 2 set. 2022.
ZHAO, G. Local University Intellectual Property Management Specification. In: FORUM ON MANAGEMENT, EDUCATION AND INFORMATION TECHNOLOGY APPLICATION, 2., Paris, 2018. Proceedings […]. Paris: Atlantis Press, 2018.
ZIMU-BIYELA, A. N. What is the role of libraries in disseminating knowledge about South African intellectual property laws in rural communities? South African Journal of Libraries dnd Information Science, Western Cape, v. 87, n. 2, p. 21-29, 2021.
Downloads
Publicado
Como Citar
Edição
Seção
Licença
Copyright (c) 2023 Cadernos de Prospecção
Este trabalho está licenciado sob uma licença Creative Commons Attribution-NonCommercial 4.0 International License.
O autor declara que: - Todos os autores foram nomeados. - Está submetendo o manuscrito com o consentimento dos outros autores. - Caso o trabalho submetido tiver sido contratado por algum empregador, tem o consentimento do referido empregador. - Os autores estão cientes de que é condição de publicação que os manuscritos submetidos a esta revista não tenham sido publicados anteriormente e não sejam submetidos ou publicados simultaneamente em outro periódico sem prévia autorização do Conselho Editorial. - Os autores concordam que o seu artigo ou parte dele possa ser distribuído e/ou reproduzido por qualquer forma, incluindo traduções, desde que sejam citados de modo completo esta revista e os autores do manuscrito. - Revista Cadernos de Prospecção está licenciado com uma Licença Creative Commons Attribution 4.0. Esta licença permite que outros remixem, adaptem e criem a partir do seu trabalho para fins não comerciais, e embora os novos trabalhos tenham de lhe atribuir o devido crédito e não possam ser usados para fins comerciais, os usuários não têm de licenciar esses trabalhos derivados sob os mesmos termos.Este obra está licenciado com uma Licença Creative Commons Atribuição 4.0 Internacional.