Sistema Low-Tech Baseado em Jogos para Treinar o Raciocínio Lógico: uma prospecção tecnológica

Autores

DOI:

https://doi.org/10.9771/cp.v16i4.50618

Palavras-chave:

Raciocínio lógico, Lógica de programação, Jogos, Sistema low-tech.

Resumo

O desenvolvimento tecnológico trouxe para a sociedade a possibilidade ao acesso a tecnologias antes restritas a grupos com grande poder econômico. Essa popularização gerou a necessidade de aprender e de compreender a lógica da programação. Este trabalho realizou uma prospecção tecnológica para verificar os tipos de tecnologia com uso de sistema low-tech que estão sendo desenvolvidos para a aprendizagem do raciocínio lógico voltado para a lógica de programação. As estratégias de pesquisa foram definidas com base em palavras-chave e em códigos Classificação Internacional de Patentes (CIP) e Classificação Cooperativa de Patentes (CCP) utilizando os bancos de dados de patentes do Espacenet e do Instituto Nacional da Propriedade Industrial (INPI) durante o ano de 2021. Os resultados mostraram que sistemas para aprendizagem do raciocínio lógico voltado para a lógica de programação vêm sendo patenteado desde 1916, e a evolução dos consoles de vídeos games tiveram grande influência na evolução dos jogos.   

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Biografia do Autor

Kaline Tatiane Passos da Hora, Universidade Federal do Oeste da Bahia

Mestre em Propriedade Intelectual e Transferência de Tecnologia para Inovação pela Universidade Federal do Oeste da Bahia em 2022.

Cristine Elizabeth Alvarenga Carneiro, Universidade Federal do Oeste da Bahia

Doutora em Química pela Universidade Estadual de Londrina em 2012.

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Publicado

2023-05-26

Como Citar

Hora, K. T. P. da, & Carneiro, C. E. A. . (2023). Sistema Low-Tech Baseado em Jogos para Treinar o Raciocínio Lógico: uma prospecção tecnológica . Cadernos De Prospecção, 16(4), 1057–1074. https://doi.org/10.9771/cp.v16i4.50618