Análise dos Desafios da Transformação Digital nos Pequenos Negócios Durante a Pandemia da Covid–19 no Município de Boa Vista – RR

Autores

DOI:

https://doi.org/10.9771/cp.v16i1.49540

Palavras-chave:

Transformação Digital, Pequenos Negócios, Pandemia da Covid-19.

Resumo

Assim como a velocidade com que as informações são disseminadas no mundo digital, a transformação digital é necessária nos negócios para acompanhar as expectativas dos clientes e competitividade diante do mercado. Em consonância, a pandemia da Covid-19, iniciada em 2020, trouxe impactos econômicos e comportamentais que exigiram das organizações uma rápida adaptação a esse novo cenário. Esta pesquisa tem como objetivo analisar os desafios da transformação digital nos pequenos negócios de Boa Vista – RR durante a pandemia de Covid-19 e propor orientações para facilitar sua implementação. Quanto à metodologia da pesquisa, caracteriza-se como exploratória e descritiva, com uma abordagem qualitativa e quantitativa, a qual analisou e mapeou, utilizando a aplicação de questionários, uma amostra de 244 pequenos negócios. Os resultados demonstraram o aumento de 41% na adesão a vendas on-line durante a pandemia, bem como foi observado que 50% dos empresários já utilizam ferramentas digitais para gerir seus negócios.

Downloads

Não há dados estatísticos.

Biografia do Autor

Aline Daise Louvera Trajano, Universidade Federal de Roraima, Boa Vista, RR, Brasil

Mestra em Propriedade Intelectual e Transferência de Tecnologia para Inovação pela Universidade Federal de Roraima em 2022.

Manuela Berto Pucca, Universidade Federal de Roraima, Boa Vista, RR, Brasil

Doutora em Imunologia Básica e Aplicada pela USP - Faculdade de Medicina de Ribeirão Preto, FMRP, Brasil em 2012.

Eliseu Adilson Sandri, Universidade Federal de Roraima, Boa Vista, RR, Brasil

Doutor em Ciências da Saúde pela Universidade de Brasília em 2014.

Referências

ABBATE, Janet. Inventing the Internet. [S.l.]: MIT Press, 2000.

ANSCOMBE, Tony. A transformação digital pode ser acelerada pela Covid‑19. 2020. Disponível em: https://www.welivesecurity.com/br/2020/05/11/a-transformacao-digital-pode-ser-acelerada-pela-covid-19/. Acesso em: 27 fev. 2022.

BRASIL. Conheça mais sobre o Inova Simples – Empresas & Negócios. 2022a. Disponível em: https://www.gov.br/empresas-e-negocios/pt-br/inova-simples/preciso-de-informacoes/preciso-de-mais-informacoes. Acesso em: 15 abr. 2022.

BRASIL. Coronavírus Brasil. 2022b. Disponível em: https://covid.saude.gov.br/. Acesso em: 17 abr. 2022.

BRASIL. Lei Complementar n. 123, de 14 de dezembro de 2006. Disponível em: http://www.planalto.gov.br/ccivil_03/leis/lcp/lcp123.htm. Acesso em: 1º maio 2021.

BRASIL. Lei Complementar n. 155, de 27 de outubro de 2016. Disponível em: http://www.planalto.gov.br/ccivil_03/leis/lcp/lcp123.htm. Acesso em: 1º maio 2021.

CAETANO, Gustavo. Raio-X da Transformação Digital no Brasil em 2021: principais dados e insights – MIT Technology Review. MIT Technology Review – Brasil. 2021. Disponível em: https://mittechreview.com.br/raio-x-da-transformacao-digital-no-brasil-em-2021-principais-dados-e-insights/. Acesso em: 23 abr. 2022.

DAHER, Elias. Transformação Digital e o Futuro do Emprego. Brasília, DF: Clube de Autores, 2019.

DATA SEBRAE. Indicadores de Estados. 2020. Disponível em: https://datasebraeindicadores.sebrae.com.br/resources/sites/data-sebrae/data-sebrae.html#/Empresas. Acesso em: 29 maio 2021.

DATA SEBRAE. Pesquisa Perfil da ME e EPP 2019. Brasil: Serviço Brasileiro de Apoio às Micro e Pequenas Empresas, 2019. Disponível em: https://datasebrae.com.br/wp-content/uploads/2022/02/Pesquisa-Perfil-das-ME-e-EPP-2019-VFv2.pdf. Acesso em: 23 abr. 2022.

ECONOMIA SC. Ferramentas para empreendedores que estão revolucionando o mercado. 2021. Disponível em: https://economiasc.com/2021/03/01/ferramentas-para-empreendedores-que-estao-revolucionando-o-mercado/. Acesso em: 24 abr. 2022.

GAPSALAMOV, A. R.; AKHMETSHIN, E. M.; BOCHKAREVA, T. N. “Digital Era”: Impact on the Economy and the Education System (Country Analysis). 2020. Disponível em: https://zenodo.org/record/4155437. Acesso em: 6 mar. 2022.

GUTMAN, Pedro Santa Cruz. Políticas Públicas Voltadas ao mercado de trabalho frente à pandemia da Covid-19. 2020. 28f. Monografia (Graduação) – Pontifícia Universidade Católica do Rio de Janeiro, Rio de Janeiro, 2020. Disponível em: http://www.econ.puc-rio.br/uploads/adm/trabalhos/files/Pedro_Santa_Cruz_Gutman_Mono_20.1.pdf. Acesso em: 20 jul. 2020.

HÖFELMANN, Anderson. Vender na internet: por onde começar? São Paulo: Editora Senac São Paulo, 2021. Disponível em: <https://books.google.com.br/books?id=nMYpEAAAQBAJ&printsec=frontcover&source=gbs_ge_summary_r&cad=0#v=onepage&q&f=false>.

IBGE – INSTITUTO BRASILEIRO DE GEOGRAFIA E ESTATÍSTICA. Indicadores IBGE. [S.l.]: IBGE, 2019. p. 39.

IBGE – INSTITUTO BRASILEIRO DE GEOGRAFIA E ESTATÍSTICA. Cidades e Estados. 2020. Disponível em: https://www.ibge.gov.br/cidades-e-estados/rr.html. Acesso em: 29 maio 2021.

IBGE – INSTITUTO BRASILEIRO DE GEOGRAFIA E ESTATÍSTICA. Cidades IBGE. 2021. Disponível em: https://cidades.ibge.gov.br/brasil/rr/boa-vista/panorama. Acesso em: 22 fev. 2022.

INDEPENDENT EVALUATION GROUP. Mobilizing Technology for Development: An Assessment of World Bank Group Preparedness. Washington, DC: World Bank, 2021. Disponível em: https://openknowledge.worldbank.org/handle/10986/35478. Acesso em: 5 mar. 2022.

JONATHAN, Eva Gertrudes. Mulheres empreendedoras: medos, conquistas e qualidade de vida. Psicologia em Estudo, [s.l.], v. 10, n. 3, p. 373-382, 2005.

LAI, Chih-Cheng; SHIH, Tzu-Ping; KO, Wen-Chien; et al. Severe acute respiratory syndrome coronavirus 2 (SARS-CoV-2) and coronavirus disease-2019 (COVID-19): The epidemic and the challenges. International Journal of Antimicrobial Agents, [s.l.], v. 55, n. 3, p. 105924, 2020.

NÓBREGA, Anna Luiza de Almeida. Adaptações estratégicas em cenários de crise: um estudo em Cabedelo-PB com micro e pequenas empresas na pandemia da Covid-19. 2021. 27f. Monografia (Graduação) – Universidade Federal da Paraíba, João Pessoa, 2021. Disponível em: https://repositorio.ufpb.br/jspui/handle/123456789/20902. Acesso em: 13 maio 2022.

OTERO, William Regino; GÓMEZ, Martín Alonso Zuleta; ANGEL, Luis Alberto Arango. Procedimientos endoscópicos y pandemia COVID19: Consideraciones básicas. Revista Colombiana de Gastroenterología, [s.l.], v. 35, n. 1, p. 65-75, 2020.

OXFORD ECONOMICS; HUAWEI. Digital Spillover. [S.l.]: Oxford; Huawei, 2017. (Measuring the true impact of the digital economy). Disponível em: https://www.huawei.com/minisite/gci/en/digital-spillover/index.html. Acesso em: 23 abr. 2022.

PÉREZ-RODRIGO, Carmen; CITORES, Marta Gianzo; BÁRBARA, Gotzone Hervás. Cambios en los hábitos alimentarios durante el periodo de confinamiento por la pandemia COVID-19 en España. España: Grupo Aula Medica, 2020. (Revista Española de Nutricion Comunitaria). Disponível em: https://doi.org/10.14642/RENC.2020.26.2.5213. Acesso em: 23 maio 2022.

POREM, Maria Eugenia; KUNSCH, Margarida Maria. Inovação, comunicação e pequenos negócios em tempos de pandemia: relatos de experiência de agentes locais de inovação (Ali). Comunicação & Inovação, [s.l.], v. 22, n. 48, p. 18, 2021.

RABELO, Agnes. Transformação Digital: o que é e quais os seus impactos na sociedade. 2020. Disponível em: https://rockcontent.com/br/blog/transformacao-digital/. Acesso em: 23 abr. 2022.

SANTOS, Pedro Vieira Souza; LIMA, Nyegge Vittória Martins de. Fatores de impacto para sobrevivência de Micro e Pequenas Empresas (MPEs). Revista Livre de Sustentabilidade e Empreendedorismo, [s.l.], v. 3, n. 5, p. 54-77, 2018.

SEBRAE – SERVIÇO BRASILEIRO DE APOIO ÀS MICRO E PEQUENAS EMPRESAS. O impacto da Pandemia de Coronavírus nos Pequenos Negócios. [S.l.]: Serviço Brasileiro de Apoio às Micro e Pequenas Empresas, 2020a. Disponível em: https://www.sebrae.com.br/sites/PortalSebrae/artigos/o-impacto-da-pandemia-de-coronavirus-nos-pequenos-negocios,192da538c1be1710VgnVCM1000004c00210aRCRD. Acesso em: 1º maio 2021.

SEBRAE – SERVIÇO BRASILEIRO DE APOIO ÀS MICRO E PEQUENAS EMPRESAS. ASN – Pequenos negócios já representam 30% do Produto Interno Bruto do país. ASN – Agência Sebrae de Notícias. 2020b. Disponível em: https://www.agenciasebrae.com.br/sites/asn/uf/NA/pequenos-negocios-ja-representam-30-do-produto-interno-bruto-do-pais,7b965c911da51710VgnVCM1000004c00210aRCRD. Acesso em: 28 fev. 2022.

SERASA EXPERIAN. 73,4% dos empreendedores estão vendendo online durante a pandemia, revela pesquisa da Serasa Experian. 2021.Disponível em: https://www.serasaexperian.com.br/sala-de-imprensa/noticias/734-dos-empreendedores-estao-vendendo-online-durante-a-pandemia-revela-pesquisa-da-serasa-experian/. Acesso em: 30 abr. 2022.

SPC – SERVIÇO DE PROTEÇÃO AO CRÉDITO; CNDL – CONFEDERAÇÃO NACIONAL DOS DIRIGENTES LOJISTAS. Perfil das Micro e Pequenas Empresas Brasileiras 2015. Brasil: Serviço de Proteção ao Crédito (SPC); Confederação Nacional de Dirigentes Lojistas (CNDL), 2015. Disponível em: https://www.spcbrasil.org.br/uploads/st_imprensa/relatorio_perfil_mpe1.pdf. Acesso em: 23 abr. 2022.

STANGHERLIN, Aline; JOÃO, Daniel de Moraes; OLIVEIRA, Josele Nara Delazeri de. Os desafios enfrentados pelos pequenos empreendedores durante a pandemia da Covid-19, 2020. p. 8. Disponível em: https://www.ufsm.br/app/uploads/sites/820/2020/06/Textos-para-Discuss%C3%A3o-03-Os-desafios-enfrentados-pelos-empreendedores-.pdf. Acesso em: 5 ago. 2020.

STARSOFT. Empreendedorismo digital: como a tecnologia impulsiona pequenos negócios. StarSoft. 2021. Disponível em: https://starsoft.com.br/blog/empreendedorismo-digital-como-a-tecnologia-impulsiona-pequenos-negocios/. Acesso em: 23 abr. 2022.

TRENKLE, Johannes. Digital transformation in small and medium-sized enterprises: strategy, management control, and network involvement. 1st Edition. Baden-Baden: Nomos, 2020. (Wirtschaft und Recht für Mittelstand und Handwerk, Band 3). Disponível em: https://www.nomos-shop.de/nomos/titel/digital-transformation-in-small-and-medium-sized-enterprises-id-97553/. Acesso em: 2 mar. 2022.

VISA. Transformação digital nas MPEs: muito a avançar! 2021. Disponível em: https://www.visa.com.br/run-your-business/small-business-tools/visa-mais-negocio/transformacao-digital-mpes.html. Acesso em: 27 abr. 2022.

ZAIDAN, F. O Caminho rumo a Transformação Digital. 2019. Disponível em: http://www.igti.com.br/o-caminho-rumo-a-transformacao-digital. Acesso em: 8 maio 2021.

Downloads

Publicado

2023-01-01

Como Citar

Trajano, A. D. L., Pucca, M. B. ., & Sandri, E. A. . (2023). Análise dos Desafios da Transformação Digital nos Pequenos Negócios Durante a Pandemia da Covid–19 no Município de Boa Vista – RR. Cadernos De Prospecção, 16(1), 17–34. https://doi.org/10.9771/cp.v16i1.49540

Edição

Seção

Coronavirus (SARS-COV-2) e COVID-19