Prospecção Tecnológica de Dispositivos Didáticos Direcionados para o Ensino da Dinâmica Rotacional na Disciplina de Física
DOI:
https://doi.org/10.9771/cp.v15i3.48531Palavras-chave:
Ensino, Física, Prospecção.Resumo
O presente trabalho tem como objetivo realizar o levantamento das patentes atreladas ao desenvolvimento de dispositivos didáticos, aplicados ao ensino de Física, relacionados ao tema torque e princípio das alavancas, tópicos esses pautados dentro do conteúdo da dinâmica rotacional. Almeja-se com esta prospecção mapear o estado da arte das tecnologias disponíveis para o ensino de Física, assunto torque, e proporcionar um direcionamento para o processo de desenvolvimento de produtos nessa área de pesquisa. O estudo tem como metodologia uma análise prospectiva das tecnologias voltada para o ensino de torque, considerando as patentes do banco de dados Espacenet a fim de verificar o que existe no cenário internacional. Verificou-se que a China é um destaque na quantidade de patentes publicadas não só dessa tecnologia, mas também de outras aplicadas no ensino de Física. Este estudo apresenta como resultado algumas patentes que possuem como destaque construção simples e com materiais de baixo custo.
Downloads
Referências
ALVES, J. P. Regras da transposição didática aplicada ao laboratório didático, Caderno Catarinense de Ensino de Física, [s.l.], v. 17, n. 2, p. 174-188, 2000.
ARAUJO, I. S.; VEIT, E. A. Uma revisão da literatura sobre estudos relativos a tecnologias computacionais no ensino de Física. Revista Brasileira de Pesquisa em Educação em Ciências, [s.l.], v. 4, n. 3, 2004. Disponível em: https://periodicos.ufmg.br/index.php/rbpec/article/view/4069. Acesso em: 31 ago. 2021.
BAO, G. Aparelho de ensino de popularização da ciência do princípio da alavanca. Titular: Hefei Siyecao Optoelectronic Tech Co Ltd. CN206480250U. Depósito: 6 jul. 2016. Publicação: 8 set. 2017.
BENFÍCA, K. F. G.; PRATES, K. H. G. As contribuições do uso de experimentos no ensino – aprendizado da Física, Brazilian Journal of Development, [s.l.], v. 6, n. 6, p. 33.686-33.703, 2020.
BRASIL. Lei n. 9.279, de 14 de maio de 1996. Regula direitos e obrigações relativos à propriedade industrial. Diário Oficial da República Federativa do Brasil, 15 maio de 1996. Disponível em: http://www.planalto.gov.br/ccivil_03/LEIS/L9279.htm. Acesso em: 8 set. 2021.
BRASIL. PISA 2018. Relatório Nacional. Brasília, DF: INEP/MEC. Disponível: http://portal.inep.gov.br/artigo/-/asset_publisher/B4AQV9zFY7Bv/content/pisa-2018-revela-baixo-desempenho-escolar-em-leitura-matematica-e-ciencias-no-brasil/21206. Acesso em 28 jun. 2021.
ERTHAL, J. P. C.; GASPAR, A. Atividades experimentais de demonstração para o ensino da corrente alternada ao nível do Ensino Médio. Caderno Brasileiro de Ensino de Física, [s.l.], v. 23, n. 3, p. 345-359, dez. 2006.
FURTADO, D.; AMIEL, T. Guia de bolso da educação aberta. Brasília, DF: Iniciativa Educação Aberta, 2019. Disponível em: https://educapes.capes.gov.br/handle/capes/564609. Acesso em: 20 abr. 2022.
GASPAR, A.; MONTEIRO, I. C. C. Atividades Experimentais de Demonstração em Sala de Aula: Orientações e Justificativas a partir da Teoria de Vigotsky. In: ENCONTRO DE PESQUISA EM ENSINO DE FÍSICA. 9. 2004, Jaboticatubas – Minas Gerais. Atas [...]. Jaboticatubas: EPEF, 2004.
HALLIDAY, D.; RESNICK, R.; WALKER, J. Fundamentals of Physics, 10. ed. EUA: Wiley, 2015.
HODSON, D. Experimentos na Ciência e no Ensino de Ciência. Educational Philosophy and Theory, [s.l.], v. 20, p. 53-66, 1988.
HODSON, D. Hacia um Enfoque más critico del Trabajo de laboratório. Enseñanza de Las Ciências, [s.l.], v. 12, n. 3, p. 299-313, 1994.
MOST. Developing high technology and fostering industrialization. Ministry of Science and technology. The People’s Republic of China. 2016.
PROFNIT – PROGRAMA DE PÓS-GRADUAÇÃO EM PROPRIEDADE INTELECTUAL E TRANSFERÊNCIA DE TECNOLOGIA PARA A INOVAÇÃO. Conceitos e aplicações de propriedade intelectual. Salvador, BA: IFBA. v. 1, 2018. Disponível em: https://profnit.org.br/wp-content/uploads/2021/08/PROFNIT-Serie-Conceitos-e-Aplica%E2%80 %A1aes-de-Propriedade-Intelectual-Volume-I.pdf. Acesso em: 20 abr. 2022.
QINGHUA, Z. Auxílio didático de ciências naturais do aluno. Titular: Escola Primária Do Exército Vermelho De Huayin City. CN107749218A. Depósito: 30 out. 2017. Publicação: 2 mar. 2018.
SHENGHAN, G. Dispositivo de apresentação do princípio da alavanca que economiza espaço. Titular: Gao Shenghan. CN207409166U. Depósito:11 jul. 2017. Publicação: 25 maio. 2018.
VIEIRA, R. M.; VIEIRA, C. T. O trabalho laboratorial na educação em ciências do ensino básico na perspectiva da promoção do pensamento crítico. In: ENSEÑANZA DE LAS CIENCIAS, NÚMERO EXTRA, VII CONGRESSO, 2005. Anais [...]. [S.l.], 2005.
XUERONG, W. Auxílio ao ensino multifuncional para demonstração do ensino de Física no ensino médio. Titular: Wang Xuerong. CN111402687A. Depósito: 26 mar. 2020. Publicação: 10 jul. 2020.
YINGQI, R.; ZIHAN, G.; MIN, L. Instrumento experimental do princípio da alavanca e sistema de aquisição de dados de ensino do instrumento experimental do princípio da alavanca. Titular: Henan Sijizhu Information Tech Co Ltd. CN111862736A. Depósito: 9 set. 2020. Publicação: 30 out. 2020.
Downloads
Publicado
Como Citar
Edição
Seção
Licença
Copyright (c) 2022 Cadernos de Prospecção
Este trabalho está licenciado sob uma licença Creative Commons Attribution-NonCommercial 4.0 International License.
O autor declara que: - Todos os autores foram nomeados. - Está submetendo o manuscrito com o consentimento dos outros autores. - Caso o trabalho submetido tiver sido contratado por algum empregador, tem o consentimento do referido empregador. - Os autores estão cientes de que é condição de publicação que os manuscritos submetidos a esta revista não tenham sido publicados anteriormente e não sejam submetidos ou publicados simultaneamente em outro periódico sem prévia autorização do Conselho Editorial. - Os autores concordam que o seu artigo ou parte dele possa ser distribuído e/ou reproduzido por qualquer forma, incluindo traduções, desde que sejam citados de modo completo esta revista e os autores do manuscrito. - Revista Cadernos de Prospecção está licenciado com uma Licença Creative Commons Attribution 4.0. Esta licença permite que outros remixem, adaptem e criem a partir do seu trabalho para fins não comerciais, e embora os novos trabalhos tenham de lhe atribuir o devido crédito e não possam ser usados para fins comerciais, os usuários não têm de licenciar esses trabalhos derivados sob os mesmos termos.Este obra está licenciado com uma Licença Creative Commons Atribuição 4.0 Internacional.