Prospecção Tecnológica de Dispositivos Didáticos Direcionados para o Ensino da Dinâmica Rotacional na Disciplina de Física

Autores

DOI:

https://doi.org/10.9771/cp.v15i3.48531

Palavras-chave:

Ensino, Física, Prospecção.

Resumo

O presente trabalho tem como objetivo realizar o levantamento das patentes atreladas ao desenvolvimento de dispositivos didáticos, aplicados ao ensino de Física, relacionados ao tema torque e princípio das alavancas, tópicos esses pautados dentro do conteúdo da dinâmica rotacional. Almeja-se com esta prospecção mapear o estado da arte das tecnologias disponíveis para o ensino de Física, assunto torque, e proporcionar um direcionamento para o processo de desenvolvimento de produtos nessa área de pesquisa. O estudo tem como metodologia uma análise prospectiva das tecnologias voltada para o ensino de torque, considerando as patentes do banco de dados Espacenet a fim de verificar o que existe no cenário internacional. Verificou-se que a China é um destaque na quantidade de patentes publicadas não só dessa tecnologia, mas também de outras aplicadas no ensino de Física. Este estudo apresenta como resultado algumas patentes que possuem como destaque construção simples e com materiais de baixo custo.

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Biografia do Autor

Jean Duarte Silva, Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia de Rondônia

Especialista em Docência no Ensino Superior pela Universidade Candido Mendes em 2021.

Guilherme Tadaki Tazo Gaspar, Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia de Rondônia

Especialista em Gestão de Educação a Distância pelo Instituto Federal de Rondônia em 2021.

Alecsandro Marian da Silva, Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia de Rondônia

Especialista em Docência e Gestão na Educação a Distância pela Faculdade Serra Geral em 2021.

Cléver Reis Stein, Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia de Rondônia

Doutor em Física Experimental pela Universidade de Brasília em 2016.

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Publicado

2022-07-01

Como Citar

Silva, J. D., Gaspar, G. T. T., Silva, A. M. da ., & Stein, C. R. . (2022). Prospecção Tecnológica de Dispositivos Didáticos Direcionados para o Ensino da Dinâmica Rotacional na Disciplina de Física. Cadernos De Prospecção, 15(3), 839–851. https://doi.org/10.9771/cp.v15i3.48531

Edição

Seção

Prospecções Tecnológicas de Assuntos Específicos