Panorama do Registro Marcário por Academias de Ginástica em Campina Grande – PB

Autores

  • Davi de Sousa Silva Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia da Paraíba, Patos, PB, Brasil https://orcid.org/0000-0002-8446-7518
  • Emmanuella Ferreira da Silva Secretaria de Educação do Estado da Paraíba, João Pessoa, PB, Brasil; Secretaria de Educação do Município de Guarabira, Guarabira, PB, Brasil https://orcid.org/0000-0002-4959-5493

DOI:

https://doi.org/10.9771/cp.v15i3.45470

Palavras-chave:

Propriedade Intelectual, Marcas, Academias de Ginástica.

Resumo

A utilização de marcas é um importante fator para o reconhecimento de empresas dos mais diversos segmentos econômicos. Esta pesquisa tem o objetivo de identificar o panorama da proteção de marcas utilizadas por academias de ginástica. Consiste em uma pesquisa exploratória com abordagem quantitativa e corte transversal. Para tanto, foi utilizado o método prospectivo de monitoramento pontual. A maior parte das academias pesquisadas utiliza Marca (85,71%). O número dessas academias que possui registro de marca é bastante reduzido (7,14%). O perfil das academias locais que possuem proteção para suas marcas é o de academias que fazem parte de redes nacionais, franquias ou academias de grande porte. Os dados mais preocupantes encontrados na presente pesquisa é o relevante número de academias de ginástica utilizando marcas anteriormente registradas por terceiros na mesma categoria, ou que possuem pedidos de registro em andamento ou indeferidos.

Downloads

Não há dados estatísticos.

Biografia do Autor

Davi de Sousa Silva, Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia da Paraíba, Patos, PB, Brasil

Discente do Programa de Mestrado Profissional em Propriedade Intelectual e Transferência de Tecnologia para a Inovação - PROFNIT. Ponto focal IFPB.

Docente do Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia da Paraíba - IFPB. Professor de Educação Física.

Emmanuella Ferreira da Silva, Secretaria de Educação do Estado da Paraíba, João Pessoa, PB, Brasil; Secretaria de Educação do Município de Guarabira, Guarabira, PB, Brasil

Docente Efetiva do Governo do Estado da Paraíba e da Prefeitura Municipal de Guarabira - PB. Professora de Educação Física.

Referências

ALVES, C. R.; ALVES, M. B. N.; ALVES, T. N. Registro de marcas comerciais no estado de Alagoas. In: SIMPÓSIO DE ENGENHARIA DE PRODUÇÃO DE SERGIPE, 9., 2017, São Cristóvão. Anais eletrônicos. São Cristóvão: DEPRO/UFS, 2017, p. 229-238. Disponível em: http://simprod.ufs.br/pagina/21037. Acesso em: 12 jul. 2021.

ARRABAL, Alejandro Knaesel; COLOMBO, Ana Paula. A Marca e sua Registrabilidade no Direito Brasileiro. In: SANTOS, Wagna Piler Carvalho dos (org.). Propriedade intelectual. Salvador, BA: IFBA, 2018. 262p. [Recurso eletrônico on-line] (PROFNIT, Conceitos e aplicações de propriedade intelectual; v. 1).

ÁVILA, J. P. C. Prefácio. In: INPI – INSTITUTO NACIONAL DA PROPRIEDADE INTELECTUAL. A criação de uma marca: uma introdução às marcas de produtos e serviços para as pequenas e médias empresas. Rio de Janeiro, 2013. 44p. Disponível em: http://www.inpi.gov.br/sobre/arquivos/01_cartilhamarcas_21_01_2014_0.pdf. Acesso em: 20 jun. 2021.

BRASIL. Lei n. 9.279, de 14 de maio de 1996. Regula direitos e obrigações relativos à propriedade industrial. Brasília, DF, maio de 2017. Disponível em: http://www.planalto.gov.br/ccivil_03/leis/L9279.htm. Acesso em: 10 jun. 2021.

CASTOLDI, Rafael M.; BRANDALIZE, Adalberto. Estudo sobre criar, gerenciar e o valor das marcas. 2006. Disponível em: http://www.unifil.br/adm/artigos/estudo_sobre_criar_ gerenciar_e_o_valor_das_marcas.pdf. Acesso em: 12 maio 2021.

CUÉLLAR, Leila; MOREIRA, Egon Bockmann. Estudos de direito econômico. Belo Horizonte: Fórum, 2010.

GREENHALGH, C.; ROGERS, M. Intellectual property activity by service sectorand manufacturing firms in the UK, 1996–2000. In: SCARBROUGH, H. (ed.). The Evolution of Business Knowledge. Oxford: Oxford University Press, 2008. p. 295-318.

IBGE – INSTITUTO BRASILEIRO DE GEOGRAFIA E ESTATÍSTICA. Campina Grande. 2021. Disponível em: https://www.ibge.gov.br/cidades-e-estados/pb/campina-grande.html. Acesso: 10 jun. 2021.

IBGE – INSTITUTO BRASILEIRO DE GEOGRAFIA E ESTATÍSTICA. Pesquisa nacional de saúde: 2019 – informações sobre domicílios, acesso e utilização dos serviços de saúde, Brasil, grandes regiões e unidades da federação. Rio de Janeiro: IBGE, Coordenação de Trabalho e Rendimento, 2020. 85p. Disponível em: https://biblioteca.ibge.gov.br/visualizacao/livros/liv101748.pdf. Acesso em: 10 jun.2021.

INPI – INSTITUTO NACIONAL DA PROPRIEDADE INTELECTUAL. Manual de Marcas. [2017]. Disponível em: http://manualdemarcas.inpi.gov.br/. Acesso em: 10 jun. 2021.

KAYO, E. K.; MARTIN, Diógenes Manoel Leiva; NAKAMURA, W. T. O valor dos ativos intangíveis diante da mudança dos cenários competitivos: um ensaio sobre o processo brasileiro de privatização. In: I ENCONTRO DE ESTUDOS ESTRATÉGIAS – 3Es; 2003; 1; 10. Anais [...]. Curitiba; Brasil; Português, 2003. Disponível em: anpad.org.br/admin/pdf/3es2003-53.pdf. Acesso 10 jun. 2021.

KELLER, Kevin L. Strategic brand management: building, measuring, and managing brand equity. New Jersey: Prentice Hall, 1998. p. 53.

LIMA, Thalita Leal Mesquita et al. Marcas sustentáveis: a importância das marcas na lógica do desenvolvimento sustentável. Revista GEINTEC, São Cristóvão, SE, v. 5, n. 4, p. 2.689-2.702, 2015. Disponível em: http://revistageintec.net/index.php/revista/article/view/871. Acesso em: 11 jul. 2021.

OLIVEIRA, Maria Marly de. Como fazer pesquisa qualitativa. Recife: Bagaço, 2005.

OLIVEIRA, B. A. Posicionamento de marcas de serviços no contexto da inovação disruptiva: um estudo de caso no setor de telecomunicações. 2013. 176f. Dissertação (Mestrado) – Curso de Administração, Universidade de São Paulo, São Paulo, 2013. Disponível em: http://www.teses.usp.br/teses/disponiveis/12/12139/tde-07112013-210346/pt-br.php. Acesso em: 23 jun. 2021.

OLIVEIRA, Aline Aparecida Caixeta; CAIXETA, Simone Letícia de Sousa. A Importância da Marca e seu Uso Indevido. Revista Perquirere, [s.l.], n. 3, 2006. Disponível em: http://perquirere.unipam.edu.br/documents/23700/28293/ artigo_aline.pdf. Acesso em: 12 maio 2021.

OMPI – ORGANIZAÇÃO MUNDIAL DA PROPRIEDADE INTELECTUAL. A criação de uma marca. 2003. (Série sobre a Propriedade Intelectual para o Comércio e a Indústria, n. 1). Disponível em: http://www.abimaq.org.br/Arquivos/Html/IPDMAQ/10%20Marca,%20A%20cria%C3%A7%C3%A3o%20de%20uma%20-%20OMPI.pdf. Acesso em: 22 maio 2021.

PINTO, Rafael Pereira et al. Registro de marcas como passo inicial para maior competitividade econômica das microempresas e empresas de pequeno porte. Cadernos de Prospecção, Salvador, v. 11, Edição Especial, p. 375-386, abr.-jun. 2018. Disponível em: http://dx.doi.org/10.9771/cp.v11i2.23186. Acesso em: 15 jun. 2021.

PORFÍRIO, Carla Guedes; MARTINS, Clarice Marinho. Consolidação do Poder de Mercado da Marca Mediante seu Registro: um Estudo da Importância do Registro das Marcas para as Micro e Pequenas Empresas. In: XX CONGRESSO DE CIÊNCIAS DA COMUNICAÇÃO NA REGIÃO NORDESTE. Intercom – Sociedade Brasileira de Estudos Interdisciplinares da Comunicação. Juazeiro, BA, 2018. Anais [...]. Juazeiro, BA, 2018. Disponível em: https://portalintercom.org.br/anais/nordeste2018/resumos/R62-0799-1.pdf. Acesso em: 7 jul. 2021.

ROGERS, M.; GREENHALGH, C. Intellectual Property Activity by Service Sector and Manufacturing Firms in the UK, 1996-2000. In: SCARBROUGH, H. (ed.). The Evolution of Business Knowledge. Oxford: Oxford University Press, 2006. Disponível em: https://melbourneinstitute.unimelb.edu.au/downloads/working_paper_series/wp2006n03.pdf. Acesso: 5 de jul. 2021.

ROGERS, M.; GREENHALGH, C.; HELMERS, C. An Analysis of the Association Between the Use of Intellectual Property by UK SMEs and Subsequent Performance. Report for UK Intellectual Property Office, [s.l.], 2007.

SCUDELER, M. A. Do direito das marcas e da propriedade industrial. Campinas: Servanda, 2013.

STRATEGY PHARTNERS. Ativos Intangíveis: Melhores Análises, Melhores Insights. São Paulo: Strategy Partners, 2005.

TEH, Chang Chuan; KAYO, Eduardo Kazuo; KIMURA, Herbert. Marcas, patentes e criação de valor. Revista de Administração Mackenzie, [on-line], v. 9, n. 1, p. 86-106, 2008. Disponível em: https://doi.org/10.1590/S1678-69712008000100005. ISSN 1678-6971. Acesso em: 08 jul. 2021.

WIKIPÉDIA, a enciclopédia livre. Campina Grande. Wikimedia Foundation, 2020. Disponível em: https://pt.wikipedia.org/w/index.php?title=Campina_Grande&oldid=58204668. Acesso em: 20 maio 2021.

Downloads

Publicado

2022-07-01

Como Citar

Silva, D. de S., & Silva, E. F. da. (2022). Panorama do Registro Marcário por Academias de Ginástica em Campina Grande – PB. Cadernos De Prospecção, 15(3), 806–822. https://doi.org/10.9771/cp.v15i3.45470

Edição

Seção

Propriedade Intelectual, Inovação e Desenvolvimento