Obtenção On-line (https://covid-19.ufsj.tech) do Número de Leitos Municipais Demandados por COVID-19: popularização da ciência e apoio a políticas públicas

Autores

DOI:

https://doi.org/10.9771/cp.v13i4.37135

Palavras-chave:

SARS-CoV-2, Doença de coronavírus, Brasil, Ferramenta on-line, Sistema hospitalar.

Resumo

Desde o final de 2019, a pandemia de COVID-19 tem demandado trabalho de cientistas em todo o mundo. Esta pesquisa usou o modelo matemático do Imperial College London para desenvolver um sistema de informações com dados demográficos dos 5.570 municípios brasileiros para a prospecção do número de leitos em diferentes cenários de isolamento, precoce e tardio, e publicação no site https://covid-19.ufsj.tech, permitindo o fácil acesso por pessoas comuns e por tomadores de decisão, com o intuito de auxiliar na popularização da ciência e na produção de informações para o combate à pandemia de COVID-19. Em três meses de publicação do site, 2,6 mil usuários de ampla faixa etária e de 282 municípios fizeram 8,7 mil consultas pelo número de leitos em municípios. Em média, um usuário fez 3,4 consultas no tempo de 2,3 minutos. A informação disponibilizada e a facilidade de sua obtenção permitem classificar o site como ferramenta oportuna de divulgação de ciência e também de apoio a políticas públicas, já que cidadãos comuns e tomadores de decisão podem compreender melhor algumas das consequências de diferentes decisões acerca do isolamento social durante a pandemia.

Downloads

Não há dados estatísticos.

Biografia do Autor

Anderson Oliveira Latini, Federal University of São João del-Rei

Zootecnista pela Universidade Federal de Viçosa (1997), Mestre em Ecologia pela Universidade Federal de Minas Gerais (2001) e Doutor em Ecologia pela Universidade Estadual de Campinas (2005). Trabalhou na Fundação Estadual do Meio Ambiente - MG, no Centro Universitário do Leste de Minas Gerais, no Centro Federal de Educação Tecnológica de Minas Gerais e hoje é professor na Universidade Federal de São João del-Rei. Desenvolve projetos de pesquisa, extensão e desenvolvimento tecnológico com a Usiminas, com a CENIBRA, com a Arcelor Mittal (CAF-Santa Bárbara), com a EMBRAPA, com a VALE com financiamento privado e/ou por órgãos de fomento como o CNPq e FAPEMIG. Atua como docente no Programa de Pós-Graduação em Propriedade Intelectual e Transferência de Tecnologia para a Inovação.

Celso Luiz Souza, Instituto Federal do Sudeste de Minas Gerais

Possui graduação em Ciência da Computação pelo Centro Universitário de Belo Horizonte (2009), mestrado em Modelagem Matemática e Computacional pelo Centro Federal de Educação Tecnológica de Minas Gerais (2012) e doutorado em Modelagem Matemática e Computacional pelo Centro Federal de Educação Tecnológica de Minas Gerais (2018). Atualmente é professor ensino básico, técnico, tecnológico do Instituto Federal do Sudeste de Minas Gerais. Tem experiência na área de Ciência da Computação, com ênfase em Ciência da Computação, atuando principalmente nos seguintes temas: recuperação de informação, modelagem, recuperação de vídeos, vídeos, indexação de vídeos, quadros chaves e usabilidade.

Daniela Chaves Resende, Federal University of São João del-Rei

Possui graduação em Ciências Biológicas pela Universidade Federal de Viçosa (1998), mestrado em Ecologia, Conservação e Manejo da Vida Silvestre pela Universidade Federal de Minas Gerais (2001) e doutorado em Entomologia pela Universidade Federal de Viçosa (2005). Foi pesquisadora colaboradora da Embrapa Milho e Sorgo e professora da Faculdade Promove - Sete Lagoas. Tem experiência na área de Ecologia, atuando nas linhas de Ecologia de Insetos, Ecologia Aquática e Percepção Ambiental.

Darlinton Barbosa Feres Carvalho, Federal University of São João del-Rei

Doutor e Mestre em Ciência - Informática pela Pontifícia Universidade Católica do Rio de Janeiro (PUC-Rio) e Bacharel em Ciências da Computação pela Universidade Federal de Ouro Preto (UFOP). Atualmente é professor do Departamento de Ciência da Computação (DCOMP) da Universidade Federal de São João del Rei (UFSJ). Possui experiência em diversos segmentos do mercado. Trabalhou na Siemens Corporate Research (Princeton-USA), na Rede Nacional de Ensino e Pesquisa (RNP) e Automatos (Rio de Janeiro) e no Ministério da Educação (Brasília).

Carla Fabiana Gouvêa Lopes, Instituto Federal do Sudeste de Minas Gerais

Possui graduação em Tecnólogia em Informática Empresarial pela Universidade Presidente Antônio Carlos (2002), graduação em Licenciatura pelo Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnol. do Sudeste de Minas Gerais (2008) e mestranda em Educação pela Universidad Americana - Asuncion - PY. Atualmente é professora titular do Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnol. do Sudeste de Minas Gerais campus São João del Rei. Tem experiência na área de Ciência da Computação, com ênfase em Sistemas de Computação e artigos publicados em Educação à Distância e ferramentas computacionais.

Referências

ADAM, D. Special report: The simulations driving the world's response to COVID-19. Nature, [S.l.], v. 580, p. 316-318, 2020. DOI: 10.1038/d41586-020-01003-6.

ALMEIDA, C. S. et al. Ciência e teatro : um estudo sobre as artes cênicas como estratégia de educação e divulgação da ciência em museus. Ciência e Educação, [S.l.], v. 24, n. 2, p. 375-393, 2018.

ALMEIDA, C.; MASSARANI, L.; MOREIRA, I. DE C. Representações da ciência e da tecnologia na literatura de cordel. Bakhtiniana: Revista de Estudos do Discurso, [S.l.], v. 11, n. 3, p. 5-25, 2016.

ESCOBAR, H. Fiscal crisis has Brazilian scientists scrambling. Science, [S.l.], v. 349, n. 6.251, p. 909-910, 2015. DOI: 10.1126/science.349.6251.909.

ESCOBAR, H. Brazilian scientists lament “freeze” on research budget. Science, [S.l.], v. 364, n. 6.436, p. 111, 2019. DOI: 10.1126/science.364.6436.111.

EVANGELISTA, T. S. Relato de experiência. Caminho Aberto – Revista de Extensão do IFSC, [S.l.], v. 5, n. 8, p. 83-88, 2018.

FACCIONI, L. C.; SOLER, R. R. Abordagem lúdica sobre os aspectos celulares do diabetes e da obesidade para alunos do ensino médio. Revista Brasileira de Extensão Universitária, [S.l.], v. 9, n. 1, p. 27-37, 2018.

FERREIRA-JÚNIOR, R. R.; SANTA RITA, L. P. Impactos da Covid-19 na Economia: limites, desafios e políticas. Cadernos de Prospecção, Salvador, v. 13, n. 2, p. 459-476, 2020.

HARAMBOURE, M. et al. Modelling the control of Aedes albopictus mosquitoes based on sterile males release techniques in a tropical environment. Ecological Modelling, [S.l.], (in press):109002. doi: 10.1016/j.ecolmodel.2020.109002, 2020.

HEAVENS, N. G.; WARD, D. S.; MAHOWALD, N. M. Studying and Projecting Climate Change with Earth System Models. Nature Education Knowledge, [S.l.], v. 4, n. 5, p. 4. 2013.

HIMICS, M.; LISTORTI, G.; TONINI, A. Simulated economic impacts in applied trade modelling: A comparison of tariff aggregation approaches. Economic Modelling, [S.l.], v. 87, p. 344-357, 2020.

IBGE – INTITUTO BRASILEIRO DE GEOGRAFIA E ESTATÍSTICA. Estimativas da População. [2020]. Disponível em: https://www.ibge.gov.br/estatisticas/sociais/populacao/9103-estimativas-de-populacao.html?=&t=resultados. Acesso em: 27 mar. 2020.

IHME – IHME COVID-19 health service utilization forecasting team. New IHME projection sees COVID-19 deaths in Brazil at more than 125,000. 2020a. Disponível em: http://www.healthdata.org/news-release/new-ihme-projection-sees-covid-19-deaths-brazil-more-125000. Acesso em: 30 maio 2020.

IHME – IHME COVID-19 health service utilization forecasting team. Forecasting the impact of the first wave of the COVID-19 pandemic on hospital demand and deaths for the USA and European Economic Area countries. medRxiv 21 April 2020b.

IHME – IHME COVID-19 health service utilization forecasting team. New Projection Sees COVID-19 Deaths in Brazil at Nearly 90,000. 2020c. Disponível em: http://www.healthdata.org/news-release/new-projection-sees-covid-19-deaths-brazil-nearly-90000. Acesso em: 4 maio 2020.

KISSLER, S. M. et al. Projecting the transmission dynamics of SARS-CoV-2 through the postpandemic period. Science, [S.l.], v. 14, Abr, 2020. DOI: 10.1126/science.abb5793.

LI, R. et al. Substantial undocumented infection facilitates the rapid dissemination of novel coronavirus (SARS-CoV2). Science, [S.l.], eabb3221, 2020. DOI: 10.1126/science.abb3221pmid:32179701.

MICHAUD, J.; KATES, J.; LEVITT, L. COVID-19 Models: Can They Tell Us What We Want to Know? 2020. Disponível em: https://www.kff.org/coronavirus-policy-watch/covid-19-models/. Acesso em: 29 maio 2020.

MINISTÉRIO DA SAÚDE. Coronavírus COVID-19. 2020. Disponível em: https://coronavirus.saude.gov.br/. Acesso em: 12 abr. 2020.

MOREIRA, L. M. Teatro de temática científica : conceituação , conflitos , papel pedagógico e contexto brasileiro. Ciência e Educação, [S.l.], v. 21, n. 2, p. 511-523, 2015.

OLIVEIRA, E. H. A. Coronavírus: prospecção científica e tecnológica dos fármacos em estudo para tratamento da Covid-19. Cadernos de Prospecção, Salvador, v. 13, n. 2, p. 412-423, 2020.

PEERI, N. C. et al. The SARS and MERS, and novel coronavirus (COVID-19) epidemics, the newest and biggest global health threats: what lessons have we learned? International Journal of Epidemiology, [S.l.], v. 22, Feb. 2020. DOI: 10.1093/ije/dyaa033.

PEREIRA, A. D. S. O processo de elaboração de peças de teatro científico na formação inicial de professores de química. Revista de la Facultad de Ciencia Y Tecnologia, [S.l.], v. 44, p. 185-200, 2018.

QUINTELLA, C. M. et al. Vacinas para Coronavírus (COVID-19; SARSCOV-2): mapeamento preliminar de artigos, patentes, testes clínicos e mercado. Cadernos de Prospecção, Salvador, v. 13, n. 1, 2020.

SARAIVA, I. Z.; OLIVEIRA, N. S. M. N.; MOREJON, C. F. M. Impactos das Políticas de Quarentena da Pandemia Covid-19, Sars-Cov-2, sobre a CT&I Brasileira: prospectando cenários pós-crise epidêmica. Cadernos de Prospecção, Salvador, v. 13, n. 2, p. 378-396, 2020.

SILVA, A. A. M. On the possibility of interrupting the coronavirus (COVID-19) epidemic based on the best available scientific evidence. Revista Brasileira de Epidemiologia, [S.l.], v. 23, e200021, 2020.

SOUSA JÚNIOR, J. H. et al. Da desinformação ao caos : uma análise das fake news frente à pandemia do Coronavírus (COVID-19) no Brasil. Cadernos de Prospecção, Salvador, v. 13, n. 2, p. 331-346, 2020.

SOUZA C. L. et al. COVID-19: O Brasil ainda pode conter uma catástrofe! 2020. Disponível em: http://COVID-19.ufsj.tech/. Acesso em: 10 abr. 2020.

TATUM, C. T. S. et al. Coronavírus no Processo de Impactação Científica Global. Cadernos de Prospecção, Salvador, v. 13, n. 2, p. 494-512, 2020.

VIGLIONE, G. Tens of thousands of scientists are redeploying to fight coronavirus. Nature. 2020. Disponível em: https://www.nature.com/articles/d41586-020-00905-9. Acesso em: 13 abr. 2020.

WALKER, P. G. T. et al The Global Impact of COVID-19 and Strategies for Mitigation and Suppression. WHO Collaborating Centre for Infectious Disease Modelling, MRC Centre for Global Infectious Disease Analysis, Abdul Latif Jameel Institute for Disease and Emergency Analytics, Imperial College London. 2020.

WHO – WORLD HEALTH ORGANIZATION. Coronavirus disease 2019 (COVID-19) - Situation Report 76. 2020. Disponível em: https://www.who.int/docs/default-source/coronaviruse/situation-reports/20200405-sitrep-76-COVID-19.pdf?sfvrsn=6ecf0977_2. Acesso em: 9 abr. 2020.

WORLDOMETERS.INFO. COVID-19 Coronavirus Pandemic. Dover, Delaware, U.S.A. 2020. Disponível em: https://www.worldometers.info/coronavirus/. Acesso em: 13 abr. 2020,

WYNANTS L. et al Prediction models for diagnosis and prognosis of covid-19 infection: systematic review and critical appraisal. BMJ, [S.l.], v. 369, m1328, 2020.

Downloads

Publicado

2020-07-12

Como Citar

Latini, A. O., Souza, C. L., Resende, D. C., Carvalho, D. B. F., & Lopes, C. F. G. (2020). Obtenção On-line (https://covid-19.ufsj.tech) do Número de Leitos Municipais Demandados por COVID-19: popularização da ciência e apoio a políticas públicas. Cadernos De Prospecção, 13(4), 907. https://doi.org/10.9771/cp.v13i4.37135

Edição

Seção

Coronavirus (SARS-COV-2) e COVID-19