Prospecção Tecnológica de Soluções de Big Data e de Análise de Dados Aplicadas à Educação
DOI:
https://doi.org/10.9771/cp.v13i4.33082Palavras-chave:
Prospecção Tecnológica, Big Data, EducaçãoResumo
A necessidade da geração de um sistema de ensino mais assertivo sem substituir os elementos tradicionais da educação permite que soluções de Big Data e análise de dados auxiliem as instituições nos processos de tomada de decisões. Essas tecnologias podem tornar mais eficazes também os processos de avaliação, de feedback, de aprendizagem personalizada, de oferta de conteúdo, de gerenciamento e de solução de problemas. Este trabalho tem como objetivo apontar tecnologias de aplicação do conceito de Big Data como ferramenta de educação, por meio de uma revisão patentária e de trabalhos científicos. A busca por patentes foi realizada nas bases de dados disponíveis no software Orbit Intelligence, que demonstrou um crescimento nos últimos anos predominantemente impulsionadas pela China e Países asiáticos nas categorias IPC G06, G09 e H04. Já as buscas por artigos científicos relacionados ao tema foram feitas nas bases das principais coleções da Web of Science e Scopus e corroboram com uma diversificada aplicação.
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