Análise de Potencial em Tecnologia de Gestão Baseada em Dados de Mídias Sociais e Tendências – TRENDS
DOI:
https://doi.org/10.9771/cp.v12i5.32953Palavras-chave:
Mídias Sociais, Prospecção Tecnológica, Trends.Resumo
O presente artigo trata-se de análise acerca de tecnologias de gestão baseada em dados de mídias sociais e tendências – trends. O meio empresarial vem utilizando tecnologias de análises de dados oriundos das plataformas de mídias sociais a fim de aprimorar sua produção e melhorar a relação com os usuários (clientes). Utilizou-se como metodologia a tendência de pesquisa, medida pela produção de artigos científicos, em conjunto com a análise de registro de patentes. A busca principal apresenta detalhes coletados junto às bases Web of Science (artigos) e Espacenet (patentes) e em um complemento de pesquisa com encaminhamento de sugestão para trabalhos semelhantes futuros pesquisou-se nas bases: Espacenet e Patentscope, Web of Science e Google Acadêmico. Os resultados revelaram que a tecnologia em questão se encontra em nível avançado de desenvolvimento, consolidada, mas em constante atualização, em virtude dos dados e de os atores identificados relacionados à tecnologia estarem em constante modificação.
Downloads
Referências
DE ABREU PEREIRA PINTO, Emeline et al. Produção Científica Sobre Redes Sociais: Abordagem Sob a Visão da Administração. Revista FSA, v. 13, n. 4, 2016.
DE MORAES, Thiago Perez Bernardes; SANTOS, Romer Mottinha. Os Protestos no Brasil: Um estudo sobre as pesquisas na web, e o caso da Primavera Brasileira. Revista internacional de investigación en ciencias sociales, v. 9, n. 2, p. 193-206, 2013.
EUROPEAN PATENT OFFICE (EPO). Espacenet: base de dados on-line. [2019]. Disponível em: https://worldwide.espacenet.com/. Acesso em: 12 julho 2019.
KAYSER, Victoria; BIERWISCH, Antje. Using Twitter for foresight: An opportunity? Futures, v. 84, p. 50-63, 2016.
KIETZMANN, Jan H. et al. Social media? Get serious! Understanding the functional building blocks of social media. Business horizons, v. 54, n. 3, p. 241-251, 2011.
MASLOW, Abraham H. A theory of human motivation. Psychological review, v. 50, n. 4, p. 370, 1943.
OLIVEIRA, Mariana Corrêa de; CARVALHO, Helenice. Spoleto x Porta dos Fundos: o monitoramento de mídias sociais como ferramenta estratégica na gestão de crises. 2013. Disponível em: https://www.lume.ufrgs.br/handle/10183/88867?show=full. Acesso em: 15 jul. 2018.
QUINTELLA, Cristina Maria et al. Prospecção tecnológica como uma ferramenta aplicada em ciência e tecnologia para se chegar à inovação. Revista Virtual de Química, v. 3, n. 5, p. 406-415, 2011.
SERRA, Bernardo et al. Mídias sociais e negócios: um estudo Delphi. Revista Ibero Americana de Estratégia, v. 12, n. 1, p. 236-253, 2013.
SIMMONS, Geoff. Marketing to Postmodern Consumers: Introducing the Internet. Hameleon European Journal of Marketing, v. 3, n. 4, 2008.
TECH, Canal. O que é API? 2019. Disponível em: https://canaltech.com.br/software/o-que-e-api/. Acesso em: 26 jun. 2019.
WORLD INTELLECTUAL PROPERTY ORGANIZATION (WIPO). PATENTSCOPE: base de dados on-line. [2019]. Disponível em: https://patentscope.wipo.int/. Acesso em: 10 jul. 2019.
ZACKIEWICZ, Mauro. A economia do software e a digitalização da economia. Revista Brasileira de Inovação, v. 14, n. 2, p. 313-336, 2015.
Downloads
Publicado
Como Citar
Edição
Seção
Licença
Copyright (c) 2020 Cadernos de Prospecção
Este trabalho está licenciado sob uma licença Creative Commons Attribution-NonCommercial 4.0 International License.
O autor declara que: - Todos os autores foram nomeados. - Está submetendo o manuscrito com o consentimento dos outros autores. - Caso o trabalho submetido tiver sido contratado por algum empregador, tem o consentimento do referido empregador. - Os autores estão cientes de que é condição de publicação que os manuscritos submetidos a esta revista não tenham sido publicados anteriormente e não sejam submetidos ou publicados simultaneamente em outro periódico sem prévia autorização do Conselho Editorial. - Os autores concordam que o seu artigo ou parte dele possa ser distribuído e/ou reproduzido por qualquer forma, incluindo traduções, desde que sejam citados de modo completo esta revista e os autores do manuscrito. - Revista Cadernos de Prospecção está licenciado com uma Licença Creative Commons Attribution 4.0. Esta licença permite que outros remixem, adaptem e criem a partir do seu trabalho para fins não comerciais, e embora os novos trabalhos tenham de lhe atribuir o devido crédito e não possam ser usados para fins comerciais, os usuários não têm de licenciar esses trabalhos derivados sob os mesmos termos.Este obra está licenciado com uma Licença Creative Commons Atribuição 4.0 Internacional.