Análise de Potencial em Tecnologia de Gestão Baseada em Dados de Mídias Sociais e Tendências – TRENDS

Autores

DOI:

https://doi.org/10.9771/cp.v12i5.32953

Palavras-chave:

Mídias Sociais, Prospecção Tecnológica, Trends.

Resumo

O presente artigo trata-se de análise acerca de tecnologias de gestão baseada em dados de mídias sociais e tendências – trends. O meio empresarial vem utilizando tecnologias de análises de dados oriundos das plataformas de mídias sociais a fim de aprimorar sua produção e melhorar a relação com os usuários (clientes). Utilizou-se como metodologia a tendência de pesquisa, medida pela produção de artigos científicos, em conjunto com a análise de registro de patentes. A busca principal apresenta detalhes coletados junto às bases Web of Science (artigos) e Espacenet (patentes) e em um complemento de pesquisa com encaminhamento de sugestão para trabalhos semelhantes futuros pesquisou-se nas bases: Espacenet e Patentscope, Web of Science e Google Acadêmico. Os resultados revelaram que a tecnologia em questão se encontra em nível avançado de desenvolvimento, consolidada, mas em constante atualização, em virtude dos dados e de os atores identificados relacionados à tecnologia estarem em constante modificação. 

Downloads

Não há dados estatísticos.

Biografia do Autor

Fabrício de Andrade Raymundo, Universidade de Brasília, Brasília, DF, Brasil

Mestrando em Propriedade Intelectual e Transferência de Tecnologia para Inovação, pelo Programa de Pós-Graduação em Propriedade Intelectual e Transferência de Tecnologia para a Inovação da Universidade de Brasília (PROFNIT/UnB); pós-graduado em Literatura, pela UnB, em Ciências Policiais, pelo Instituto Superior de Ciências Policiais (ISCP), e em Ciências Jurídicas, pela Universidade Cruzeiro do Sul (UNICSUL); bacharel em Direito, pela Universidade da Cidade de São Paulo, graduado em Letras e Literatura Espanhola, pela UnB.

Eduardo Antonio Ferreira, Universidade de Brasília, Brasília, DF, Brasil

Docente do Curso de Graduação em Farmácia da Universidade de Brasília (UnB) / Faculdade de Ceilândia (FCE), das disciplinas Introdução às Análises Clínicas e Bioquímica Clínica. 

Sônia Marise Salles Carvalho, Universidade de Brasília, Brasília, DF, Brasil

Doutora em Sociologia do Trabalho no Programa de Pós-Graduação de Sociologia da Universidade de Brasília. Professora Associada I com atividades acadêmicas em ensino, pesquisa, extensão e gestão no Centro de Apoio ao Desenvolvimento Tecnológico - CDT, seja na Vice-direção desse Centro, na Coordenação da Escola de Empreendedorismo e na Coordenação da Incubadora de Tecnologia Social. Coordenadora atual do PROFNIT Professora atuante nas disciplinas de Metodologia, Seminário de Projeto de Pesquisa, Empreendedorismo Tecnológico, Interações Sistêmicas e Inovação, Indicação Geográfica.

Tânia Cristina Cruz, Universidade de Brasília, Brasília, DF, Brasil

Coordenadora do curso de Bacharelado em Gestão Ambiental (GAM/FUP).  Coordenadora do Curso de Sociobiodiversidade e Sustentabilidade do Cerrado do Centro UNB Cerrado. Membro do Programa de Pós-Graduação (Mestrado Profissional) em Propriedade Intelectual e Transferência de Tecnologia para a Inovação (PROFNIT/UnB) atuando nas linhas de pesquisa em Tecnologia Social, Empreendedorismo e Inovação.

Leila Fernandes dos Santos, Universidade de Brasília, Brasília, DF, Brasil

Pesquisadora colaboradora nas disciplinas de Empreendedorismo Tecnológico e Metodologia de Pesquisa do Programa de Mestrado em Propriedade Intelectual e Transferência de Tecnologia para Inovação pelo PROFNIT – Polo UnB. Mestre em Propriedade Intelectual e Transferência de Tecnologia para Inovação pelo PROFNIT– Polo UnB. Especialista em bibliotecas escolares e bibliotecária da Universidade de Brasília.

Marcio Lima da Silva, Universidade de Brasília, Brasília, DF, Brasil

Doutorado em Mecânica dos Fluides, Energética e Processos pela Université de Rhones-Alpes (2014)  
Graduação em Engenharia Mecânica pela UnB (2010)

Referências

DE ABREU PEREIRA PINTO, Emeline et al. Produção Científica Sobre Redes Sociais: Abordagem Sob a Visão da Administração. Revista FSA, v. 13, n. 4, 2016.

DE MORAES, Thiago Perez Bernardes; SANTOS, Romer Mottinha. Os Protestos no Brasil: Um estudo sobre as pesquisas na web, e o caso da Primavera Brasileira. Revista internacional de investigación en ciencias sociales, v. 9, n. 2, p. 193-206, 2013.

EUROPEAN PATENT OFFICE (EPO). Espacenet: base de dados on-line. [2019]. Disponível em: https://worldwide.espacenet.com/. Acesso em: 12 julho 2019.

KAYSER, Victoria; BIERWISCH, Antje. Using Twitter for foresight: An opportunity? Futures, v. 84, p. 50-63, 2016.

KIETZMANN, Jan H. et al. Social media? Get serious! Understanding the functional building blocks of social media. Business horizons, v. 54, n. 3, p. 241-251, 2011.

MASLOW, Abraham H. A theory of human motivation. Psychological review, v. 50, n. 4, p. 370, 1943.

OLIVEIRA, Mariana Corrêa de; CARVALHO, Helenice. Spoleto x Porta dos Fundos: o monitoramento de mídias sociais como ferramenta estratégica na gestão de crises. 2013. Disponível em: https://www.lume.ufrgs.br/handle/10183/88867?show=full. Acesso em: 15 jul. 2018.

QUINTELLA, Cristina Maria et al. Prospecção tecnológica como uma ferramenta aplicada em ciência e tecnologia para se chegar à inovação. Revista Virtual de Química, v. 3, n. 5, p. 406-415, 2011.

SERRA, Bernardo et al. Mídias sociais e negócios: um estudo Delphi. Revista Ibero Americana de Estratégia, v. 12, n. 1, p. 236-253, 2013.

SIMMONS, Geoff. Marketing to Postmodern Consumers: Introducing the Internet. Hameleon European Journal of Marketing, v. 3, n. 4, 2008.

TECH, Canal. O que é API? 2019. Disponível em: https://canaltech.com.br/software/o-que-e-api/. Acesso em: 26 jun. 2019.

WORLD INTELLECTUAL PROPERTY ORGANIZATION (WIPO). PATENTSCOPE: base de dados on-line. [2019]. Disponível em: https://patentscope.wipo.int/. Acesso em: 10 jul. 2019.

ZACKIEWICZ, Mauro. A economia do software e a digitalização da economia. Revista Brasileira de Inovação, v. 14, n. 2, p. 313-336, 2015.

Downloads

Publicado

2019-12-30

Como Citar

Raymundo, F. de A., Ferreira, E. A., Carvalho, S. M. S., Cruz, T. C., Santos, L. F. dos, & Silva, M. L. da. (2019). Análise de Potencial em Tecnologia de Gestão Baseada em Dados de Mídias Sociais e Tendências – TRENDS. Cadernos De Prospecção, 12(5), 1421. https://doi.org/10.9771/cp.v12i5.32953

Edição

Seção

Prospecções Tecnológicas de Assuntos Específicos