Pharmacological Potential of Vinegar Tree Species: a study conducted by the scientific and technological prospecting techniques

Autores

  • Katiury Castro Cavalcante Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia do Maranhão - Campus Codó (IFMA).
  • Gladson Diniz Pinheiro Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia do Maranhão - Campus Codó (IFMA).
  • Álvaro Itaúna Schalcher Pereira Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia do Maranhão - Campus Codó (IFMA).
  • Oswaldo Palma Lopes Sobrinho Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia Goiano - Campus Rio Verde (IF Goiano).
  • Layane Bastos dos Santos Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia do Maranhão (IFMA).
  • Francisco Adelton Alves Ribeiro Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia do Maranhão - Campus Codó (IFMA).

DOI:

https://doi.org/10.9771/cp.v12i4.32490

Palavras-chave:

Hibiscus. Chemical compounds. Patent.

Resumo

This research aims to describe using techniques of scientific and technological forecasting information about the vegetable species Hibiscus sabdariffa L. present on the banks of national and international data evaluating its chemical aspects and pharmacological/medical applications. For this, searches were conducted in scientific data bases Web of Science and Scopus and patent banks: National Institute of Industrial Property (INPI) and World Intellectual Property Organization (WIPO). The bases studied, Scopus and WIPO were obtained which results in more number of publications and patents filed. Nigeria was the country that published on hibiscus in the 2007-2017 period, followed by India and Taiwan. China was the country with the highest number of registered patents, holding 53% of the results. Brazil has a low proportion in the number of deposits. Documents found in the WIPO classified into sections A and C of the IPC classification, with most of them included in subclass A61K (preparations for medical, dental or hygienic purposes).


Downloads

Não há dados estatísticos.

Biografia do Autor

Katiury Castro Cavalcante, Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia do Maranhão - Campus Codó (IFMA).

Licenciada em Química pelo Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia do Maranhão (IFMA).

Gladson Diniz Pinheiro, Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia do Maranhão - Campus Codó (IFMA).

Licenciado em Química pelo Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia do Maranhão (IFMA).

Álvaro Itaúna Schalcher Pereira, Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia do Maranhão - Campus Codó (IFMA).

Doutor em Engenharia e Ciência de Alimentos com área de concentração em Ciência e Tecnologia de Alimentos e Linha de Pesquisa em Microbiologia e Bioprocessos pela Universidade Estadual Paulista "Júlio de Mesquita Filho" (UNESP), MBA em Gestão de Ensino de Ciências, Tecnologia e Inovação pela Faculdade Integrada Metropolitana de Campinas (IBTA), Mestre em Química, Especialista em Informática na Educação e Graduado em Licenciatura Plena em Química todos pela Universidade Federal do Maranhão (UFMA). Professor de Ensino Básico, Técnico e Tecnológico (EBTT) do Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia do Maranhão (IFMA). Consultor Ad Hoc (FAPEMA/PATRONAGE). Orientador, Coorientador e Membro de Projetos de Iniciação Científica e Pesquisa (PIBIC), do Programa Institucional de Bolsas de Iniciação em Desenvolvimento Tecnológico e Inovação (PIBITI) de Ensino Superior e Médio, além de Coordenação em Projeto Institucional. Líder do Grupo de Pesquisa cadastrado no Conselho Nacional de Desenvolvimento Científico e Tecnológico (CNPq) em Alimentos, Química, Agronomia e Recursos Hídricos (AQARH) e Membro dos Grupos de Pesquisa: Química, Meio Ambiente e Ensino de Ciências (QMAEC); Núcleo Autônomo de Ações Sustentáveis em Química Analítica, Alimentos e Água (NASQA). Compõe o Banco de Avaliadores do Reconhecimento de Saberes e Competências (RSC) e o Quadro de Avaliadores do Comitê Científico na área de Ciências Agrárias do Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia do Maranhão (IFMA). Tem experiência nas áreas Ciências Exatas e da Terra, Ciências Agrárias, Interdisciplinar, Ciência, Cultura e Tecnologia, com ênfase em Práticas Educativas voltadas a Educação Profissional e Tecnológica, com abordagens nos espaços formais e não formais e Orientações e Coorientações em Trabalhos de Conclusão de Cursos (TCC) e Dissertações de Mestrado. Atuando na área de Educação à Distância, Diversidade e Inclusão da Educação do Campo. Possui autoria de livros nas áreas de Educação, Química e Tecnologia em Alimentos. Parecerista revisor de periódicos: Revista de Educação, Tecnologia e Cultura (ETC), Revista Ciência, Tecnologia e Humanidades (CIENTEC), Revista Práxis (PRÁXIS), Revista Brasileira de Informática na Educação (RBIE), Acta Tecnológica (ACTA), Revista Cubana de Plantas Medicinales (RCPM) e Engenharia na Agricultura (REVENG). Atualmente faz parte do Corpo de Docentes Permanentes do Mestrado Profissional em Educação Profissional e Tecnológica (ProfEPT) ofertado em Rede Nacional do Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia do Maranhão (IFMA).

Oswaldo Palma Lopes Sobrinho, Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia Goiano - Campus Rio Verde (IF Goiano).

Mestrando em Ciências Agrárias - Agronomia com área de concentração em Produção Vegetal Sustentável no Cerrado e a Linha de Pesquisa em Tecnologias Sustentáveis em Sistemas de Produção e Uso do Solo e Água pelo Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia Goiano - Campus Rio Verde (IF Goiano) (Conceito 5 pela CAPES). Especializando em Saneamento e Saúde Ambiental Rural (SanRural) pela Universidade Federal de Goiás (UFG). Engenheiro Agrônomo e Técnico em Agropecuária pelo Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia do Maranhão (IFMA). Integrante do Grupo de Pesquisa cadastrado no Conselho Nacional de Desenvolvimento Científico e Tecnológico (CNPq) em Alimentos, Química, Agronomia e Recursos Hídricos (AQARH). Revisor de Periódicos: International Journal of Environment and Waste Management (IJEWM), Engenharia na Agricultura (REVENG), Revista Mundi Engenharia, Tecnologia e Gestão (RMETG), Revista Verde de Agroecologia e Desenvolvimento Sustentável (RVADS), Revista em Agronegócio e Meio Ambiente (RAMA), Revista Brasileira de Engenharia de Biossistemas (BIOENG), Brazilian Journal of Irrigation and Drainage (IRRIGA), Horticultura Brasileira (HB) e Acta Tecnológica (ACTA). Membro do Conselho Consultivo da Revista PUBVET e do Conselho Editorial da Revista Agrária Acadêmica (RAA). Monitor da disciplina de Irrigação e Drenagem no curso Técnico em Agropecuária do Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia Goiano - Campus Rio Verde (IF Goiano). Desenvolve pesquisas nas áreas de Ciências Agrárias, com ênfase em Engenharia de Água e Solo, Agrometeorologia, Ciência do Solo, Fitotecnia, Ciência dos Alimentos, além de Ciências Ambientais.

Layane Bastos dos Santos, Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia do Maranhão (IFMA).

Mestranda e bolsista em Educação Profissional e Tecnológica (EPT) em Rede Nacional, com área de concentração em Ensino, Linha de Pesquisa em Práticas Educativas em EPT e Macroprojeto em Propostas Metodológicas e Recursos Didáticos em espaços formais e não formais de ensino na EPT pelo Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia do Maranhão (IFMA) - Campus São Luís/Monte Castelo. Integrante do Grupo de Pesquisa cadastrado no Conselho Nacional de Desenvolvimento Científico e Tecnológico (CNPq) em Alimentos, Química, Agronomia e Recursos Hídricos (AQARH). Pesquisadora e docente em Psicologia;Tecnóloga em Publicidade e Propaganda pelo Instituto Federal do Piauí-IFPI. Especialista em Gestão de Pessoas, em Gestão Educacional e Escolar e em Psicologia e Saúde,MBA em Marketing e Recursos Humanos. Atuou como professora na Universidade Estadual do Maranhão nos cursos de Graduação Administração, Licenciatura Plena em Letras Português e Inglês e Licenciatura Plena em História. Também lecionou em pós-graduações lato sensu em Docência no Ensino Superior, Marketing Digital, Enfermagem obstétrica, Gestão de Pessoas, Terapia Intensiva, Saúde do Trabalhador, Saúde da Família e Psicopedagogia.

Francisco Adelton Alves Ribeiro, Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia do Maranhão - Campus Codó (IFMA).

Doutor em Biotecnologia (RENORBIO/UFPI). Mestrado em Engenharia da Computação e Sistemas (UEMA), Especialista em Redes de Computadores (FSA) e Docência do Ensino Superior (FACID). Atualmente Docente efetivo do Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia do Maranhão - IFMA. Membro dos Grupos de Pesquisas do IFMA: Alimentos, Química, Agronomia e Recursos Hídricos (AQARH) e Núcleo de Inovação, Ensino, Pesquisa e Extensão em Matemática. Consultor ad hoc (FAPEMA/PATRONAGE). Compõe o corpo de docentes permanentes do Mestrado Profissional em Educacao Profissional e Tecnol6gica ofertado em rede nacional do IFMA, o Banco de Avaliadores SETEC-MEC, do Reconhecimento de Saberes e Competências (RSC) e do Comitê Científico Institucional do IFMA. Tem experiência nas áreas Ciências Exatas e da Terra e Interdisciplinar, com ênfase em Educação Tecnológica e Orientação de Trabalho de Conclusão de Curso (TCC). Orientador e membro de projetos de Iniciação e Pesquisa: PIBIC Ensino Superior e Médio, PIBITI Ensino Médio, além de coordenação Projeto Institucional. Membro do Comitê Científico Institucional do IFMA. Consultor das plataformas de Ensino a Distância: Blackboard e Moodle, em Instituições Educacionais e Corporativas. Tem experiência em Educação e Tecnologia, Inteligência Computacional, Processamento de Imagens e Aprendizado de Máquina. Autor de Programa de Computador, com registro no Instituto Nacional de Propriedade Intelectual (INPI), coordenador Adjunto Local PRONATEC/MEDIOTEC, Campus Codó.

Referências

AJAY, M. et al. Mechanisms of the anti-hypertensive effect of Roselle L. calyces. Journal of Ethnopharmacology, [S.l.], v. 109, n. 3, p. 388-393, 2007.

ALARCÓN-ALONSO, J. et al. Pharmacological characterization of the diuretic effect of Hibiscus sabdariffa Linn (Malvaceae) extract. Journal of Ethnopharmacology, [S.l.], v. 139, n. 1, 751-756, 2012.

ALI, B. H.; WABEL, N. A.; BLUNDEN, G. Phytochemical, Pharmacological and Toxicological Aspects of Hibiscus sabdariffa L.: A review. Phytotheraphy Research, [S.l.], v. 19, p. 369-375, 2005.

ALI, B. H. et al. Effect of aqueous extract of anthocyanins and calyces of Roselle (Malvaceae) in rats with adenine-induced chronic kidney disease. Journal of Pharmacy and Pharmacology, [S.l.], v. 69, n. 9, p. 1.219-1.229, 2017.

ALI, M. B. et al. Investigation of the potential of Roselle calyces. Journal of Ethnopharmacoly, [S.l.], v. 31, n. 2, p. 249-257, 1991.

AL-MAMUN, A. et al. In vitroevaluation of the antibacterial, cytotoxic and insecticidal activities of Hibiscus sabdariffafruits. Libyan Agriculture Research Center Journal Internation, [S.l.], v. 3, n. 1, 144-149, 2011.

AL-MAMUN et al. In vitro Evaluation of the Antibacterial, Cytotoxic and Insecticidal Activities of Hibiscus sabdariffa Fruits. Libyan Agriculture Research Center Journal Internation, [S.l.], v. 2, n. 3, p. 144-149, 2011.

CARDOSO, M. O. Vegetables unconventional Amazon. Brasília, DF: Embrapa-SPI. 1997.

CORADIN, L.; SIMINSKI, A.; REIS, A. Native species of flora of current or potential economic value: plans for the future. Brasília, DF: South Region Brasilia. 2011.

EZZAT, S. M. et al. Metabollic profile and hepatoprotective activity of the anthocyanin-rich extract of Hibiscus sabdariffa calyces. Pharmaceutical Biology, [S.l.], v. 54, n. 12, p. 3.172-3.181, 2016.

FULLERTON, M. S. C. et al. Determination of antioxidant contents in red sorrel and its anticarcinogenic potential in azoxymethane-induced colonic aberrant crypt foci. Research Journal of Phytochemistry, [S.l.], v. 2, n.1, p. 69-76, 2008.

GALVÃO, M. C. B. The bibliographic and scientific research. epidemiology fundamentals. 2018. 2nd ed. The 398, 1-377. Available at: http://www2.eerp.usp.br/Nepien/DisponibilizarArquivos/Levantamento_bibliografico_CristianeGalv.pdf. Access: 15 Feb. 2019.

GOMES, F. Understand the importance of patents for the creative industry. 2018. Available at: http://fgmarcas.com.br/entenda-a-importancia-das-patentes-para-a-industria-criativa-2/. Access: 10 Mar. 2019.

GURROLA-DIÁZ, C. M. et al. Effects of Hibiscus sabdariffa extract powder and preventive treatment (diet) on the lipid profiles of patients with metabolic syndrome (MeSy). Phytomedicine, [S.l.], v. 17, n. 1, p. 500-505, 2010.

HERRERA-ARELLANO, A. et al. 2007. Clinical effects produced by the standardized herbal medicinal product of Roselle on Patients with hypertension. A randomized, double-blind, Lisinopril-controlled clinical trial. Planta Medica, [S.l.], v. 73, p. 6-12, 2007.

HIRUNPANICH, V. et al. Antioxidant effects of aqueous extracts from dried calyx of Hibiscus sabdariffa Linn. (Roselle) in vitro using rat low-density lipoprotein (LDL). Biological & Pharmaceutical Bulletin, [S.l.], v. 28, n. 3, p. 481-484, 2005.

INPI – INSTITUTO NACIONAL DA PROPRIEDADE INDUSTRIAL. Patent Classification. 2018. Available at: http://www.inpi.gov.br/menu-servicos/patente/classificacao-de-patentes. Access: 11 Feb. 2019.

INUWA, I. et al. Longterm ingestion of Roselle calyx extract Enhances myocardial capillarization spontaneously hypertensive rat in the. Experimental Biology and Medicine, (Maywood), v. 237, n. 5, p. 563-569, 2012.

ISMAIL, A.; IKRAM, E. H. K; NAZRI, H. S. M. Roselle (Hibiscus sabdariffa L.) seeds nutritional composition protein quality and health benefits. Food, [S.l.], v. 2, n. 1, p. 1-16, 2008.

KAO, E. S. et al. Polyphenolic extract from Hibiscus sabdariffa reduces body fat by inhibiting hepatic lipogenesis and preadipocyte adipogenesis. Food Funct, [S.l.], v. 7, n. 1, p. 171-182. DOI: 10.1039/c5fo00714c.

KAPEPULA, P. M.1. Comparison of bioactivities and metabolic profiles of the leaves of three Congolese Hibiscus edible species. Natural Product Research, [S.l.], v. 31, n. 24, p. 2.885-2.892, 2017.

LEWINSOHON, T. M.; PRADO, P. I. Brazilian Biodiversity: Current State of Knowledge Synthesis. 2018. Available at: http://www.mma.gov.br/port/sbf/chm/doc/estarte.doc. Access: 2 Mar. 2018.

LIN, T. et al. Hibiscus sabdariffa extract angiograms serum cholesterol in men and women. Nutrition Research, [S.l.], v. 27, n. 3, p. 140-145, 2007.

LIU, J. Y. et al. The protective effects of Hibiscus sabdariffa extract on CCl4-induced liver Brosis in rats. Food and Chemical Toxicology, [S.l.], v. 44, p. 336-343, 2006.

LORENZI, H.; MATOS, F. J. A. Medicinal Plants in Brazil, Native and Exotic. Plantarum Institute of Plant Studies LTDA. São Paulo, 2002.

MOHAMMED, A. et al. Roselle (Hibiscus sabdariffa) seed oil is a rich source of (-) tocopherol. Journal of Food Science, [S.l.], v. 72, p. 207-211, 2007.

MOHD-ESA, N. et al. Indifferent parts Antioxidant activity of roselle (Hibiscus sabdariffa L.) extracts and exploitation potential of the seeds. Food Chemistry, [S.l.], v. 122, n. 4, 1.055-1.060, 2010.

MORTON, J. F. Roselle. In: Fruits of warm climates. Miami, USA: Florida Flair Books, 1987. p 2.081-2086.

OLALEYE, M. T. Cytotoxicity and antibacterial activity of Methanolic extract of Hibiscus sabdariffa. Journal of Medicinal Plants Research, [S.l.], v. 1, n. 1, p. 9-13, 2007.

OLALYE, M. T.; ROCK, J. B. Commonly used medicinal plants tropical exhibit distinct in vitro antioxidant activities against hepatotoxins in rat liver. Experimental and Toxicologic Pathology, [S.l.], v. 58, n. 6, 433-438, 2007.

PAIM, M. P. et al. Anti-Escherichia coli effect of Roselle L. In the meat model. Food Science and Technology, [S.l.], v. 37, v. 4, p. 647-650, 2017.

SARR, M. et al. In vitro vasorelaxation mechanisms of bioactive compounds extracted from Roselle on rat thoracic aorta. Nutrition & Metabolism, [S.l.], v. 6, n. 45, p. 1-12, 2009.

Downloads

Publicado

2019-12-28

Como Citar

Cavalcante, K. C., Pinheiro, G. D., Pereira, Álvaro I. S., Lopes Sobrinho, O. P., Santos, L. B. dos, & Ribeiro, F. A. A. (2019). Pharmacological Potential of Vinegar Tree Species: a study conducted by the scientific and technological prospecting techniques. Cadernos De Prospecção, 12(4), 920. https://doi.org/10.9771/cp.v12i4.32490

Edição

Seção

Prospecções Tecnológicas de Assuntos Específicos