A Evolução do Capital Intelectual do IFBA no Período: 2009-2018
DOI:
https://doi.org/10.9771/cp.v12i4.30469Palavras-chave:
Institutos Federais de Educação, Ciência e Tecnologia, Capital Intelectual, Produção Científica e Tecnológica.Resumo
As instituições públicas brasileiras de ensino e pesquisa têm implementado políticas de incentivo à produção do conhecimento, com especial destaque para a composição do seu capital intelectual, visando contribuir com o desenvolvimento científico, tecnológico, econômico e social do país. Em particular, os Institutos Federais de Educação, Ciência e Tecnologia, criados em 2008, têm o intuito de realizar pesquisas aplicadas, estimulando o desenvolvimento de soluções técnicas e tecnológicas, estendendo seus benefícios à comunidade. O objetivo do presente estudo é analisar a evolução da qualificação do corpo docente e possível reflexo no panorama da produção científica e tecnológica do Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia da Bahia (IFBA), no período compreendido entre 2009 a 2018. Para tanto, foi realizado um levantamento na base Web Of Science e nos relatórios de gestão do IFBA. Metodologicamente essa pesquisa é de natureza quantitativa, do tipo descritiva, efetivada por meio de um estudo de caso. Os resultados da pesquisa permitiram concluir que houve uma evolução positiva na formação do capital humano, bem como no aumento da produtividade do conhecimento científico. Entretanto, registra-se uma acentuada queda da produtividade tecnológica institucional, evidenciada, sobretudo pela diminuição de registros ou depósitos de produtos tecnológicos no Instituto Nacional de Propriedade Industrial (INPI).
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