Painel de Indicadores para Avaliação das Indicações Geográficas de Vinhos Brasileiras
DOI:
https://doi.org/10.9771/cp.v12i4.27973Palavras-chave:
Vinho, Indicação Geográfica, Diagnóstico.Resumo
O desenvolvimento das Indicações Geográficas (IGs) no Brasil é recente e tem o protagonismo dos vinhos, com a primeira IG reconhecida em 2002. Hoje, o Brasil conta com seis IGs de vinhos reconhecidas e quatro em estruturação. O objetivo do artigo é apresentar um diagnóstico das IGs brasileiras de vinhos, sistematizando um painel de indicadores a partir de dados primários e secundários. O painel possui seis áreas: estrutura de produção, avaliação, adoção de inovação, oportunidades e barreiras, expectativa, potencial para outra modalidade de IG. O formato permite uma visão transversal dos temas e das IGs, mesmo em diferentes fases de amadurecimento e consolidação. Os resultados apontam que as IGs vêm trazendo importantes contribuições do ponto de vista de adoção de tecnologias e de visibilidade das regiões. Os produtores se mostram satisfeitos com a IG e veem perspectivas de desenvolvimento para suas IGs e para as IGs no Brasil.
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