Prospecção Tecnológica sobre Métodos de Controle do Mosquito Aedes Aegypti
DOI:
https://doi.org/10.9771/cp.v12i1.27249Palavras-chave:
Aedes aegypti, Dengue, ControleResumo
O mosquito Aedes Aegypti tornou-se um grande problema de saúde pública em vários países, por ser o agente transmissor do vírus da Dengue, vírus Chikungunya, vírus da Zika. Como resultado dessa problemática, vários métodos químico, mecânico e biológico de controle do mosquito estão sendo desenvolvidos e protegidos na forma de patente. Nesse sentido, o objetivo deste trabalho é realizar o levantamento de dados tecnológicos para identificar os métodos de controle de Aedes Aegypti. A pesquisa foi realizada nos bancos de dados do Escritório Europeu de Patentes e do Instituto Nacional de Propriedade Industrial (INPI). O Brasil foi o maior depositante de patente sobre o tema da pesquisa. Os métodos químicos são os mais utilizados e estudados, mas os componentes químicos desses métodos apresentam riscos ao ambiente e à saúde pública. Os métodos biológicos e mecânicos são os mais indicados, porém, eles são difíceis de serem executados.
Downloads
Referências
BARRETO, C. F. Aedes Aegypti - Resistência aos inseticidas químicos e as novas alternativas de controle. Revista Eletrônica Faculdade Montes Belos, [S.l.], v. 1, n. 2, p. 62-73, 2005.
BRASIL. Ministério da Saúde. Guia de Vigilância Epidemiológica. 5. ed. Brasília, DF: FUNASA, 2002.
BRASIL. Ministério da Saúde. [Base de dados – Internet]. Controle de vetores. 2014. Disponível em: <http://portalms.saude.gov.br/saude-de-a-z/controle-de-vetores-inseticidas-e-larvicidas/controle-de-vetores>. Acesso em: 21 jul. 2018.
BRASIL. Ministério da Saúde. [Base de dados – Internet]. Febre chikungunya: manejo clínico. 2015. Disponível em: <http://portalarquivos2.saude.gov.br/images/pdf/2015/fevereiro/19/febre-de-chikungunya-manejo-clinico.pdf>. Acesso em: 28 abr. 2016.
BRASIL. Ministério da Saúde. Relatório da reunião internacional para implementação de alternativas para o controle do Aedes Aegypti. Boletim Epidemiológico, [S.l.], v. 47, n. 15, p. 1-9, 2016.
FIOCRUZ – Instituto Oswaldo Cruz. [Base de dados – Internet]. Estratégias de controle do vetor. [2018]. Disponível em: <http://auladengue.ioc.fiocruz.br/?p=86>. Acesso em: 21 jul. 2018.
GOVERNO DE SANTA CATARINA. [Base de dados – Internet]. Dengue: orientações técnicas para pessoal de campo. 2015. Disponível em: <http://www.dive.sc.gov.br/conteudos/zoonoses/dengue/Manual%20Revisado%2005jan.pdf>. Acesso em: 28 abr. 2016.
MOREIRA K. M.; MAGALHÃES, C. M. Aedes Aegypti na rede: uma análise da Dengue pelos sites do Ministério da Saúde. In: II CONINTER – CONGRESSO INTERNACIONAL INTERDISCIPLINAR EM SOCIAIS E HUMANIDADES: Belo Horizonte. 2013. Anais... Belo Horizonte. 2013. Disponível em: <http://www.aninter.com.br/ANAIS%20II%20Coninter/artigos/605.pdf>. Acesso em: 28 abr. 2016.
Downloads
Publicado
Como Citar
Edição
Seção
Licença
Copyright (c) 2019 Cadernos de Prospecção
Este trabalho está licenciado sob uma licença Creative Commons Attribution-NonCommercial 4.0 International License.
O autor declara que: - Todos os autores foram nomeados. - Está submetendo o manuscrito com o consentimento dos outros autores. - Caso o trabalho submetido tiver sido contratado por algum empregador, tem o consentimento do referido empregador. - Os autores estão cientes de que é condição de publicação que os manuscritos submetidos a esta revista não tenham sido publicados anteriormente e não sejam submetidos ou publicados simultaneamente em outro periódico sem prévia autorização do Conselho Editorial. - Os autores concordam que o seu artigo ou parte dele possa ser distribuído e/ou reproduzido por qualquer forma, incluindo traduções, desde que sejam citados de modo completo esta revista e os autores do manuscrito. - Revista Cadernos de Prospecção está licenciado com uma Licença Creative Commons Attribution 4.0. Esta licença permite que outros remixem, adaptem e criem a partir do seu trabalho para fins não comerciais, e embora os novos trabalhos tenham de lhe atribuir o devido crédito e não possam ser usados para fins comerciais, os usuários não têm de licenciar esses trabalhos derivados sob os mesmos termos.Este obra está licenciado com uma Licença Creative Commons Atribuição 4.0 Internacional.