Prospecção de Tecnologias em Chatbots
DOI:
https://doi.org/10.9771/cp.v12i3.27211Palavras-chave:
Prospecção Tecnológica, Chatbots, Inteligência Artificial.Resumo
Para acompanhar as novas demandas do mercado e continuarem competitivas, as empresas se empenham em mudanças e implementam novas tecnologias para interagir com seus clientes. Os chatbots (robôs de conversação) trouxeram uma nova solução quando o assunto é estreitar a relação com o usuário, por meio de uma interação mais dinâmica. Assim, este artigo, por meio de prospecção baseada em levantamento de artigos científicos pesquisados na Plataforma CAPES e busca de patentes por meio do sistema de busca e análise Orbit Intelligence,realizou o mapeamento e a análise de tecnologias em chatbots. Foi possível identificar os países com maior interesse, o aumento no número de patentes e publicações cientificas a partir de 2016, assim como uma mudança no foco das tecnologias em patentes solicitadas. Conclui-se que as tecnologias em chatbots estão despertando o interesse dos inventores e pesquisadores, a fim de ampliar sua capacidade de interação, e evidenciando seu potencial mercadológico.
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