INCORPORAÇÃO IMOBILIÁRIA E ESG

dilemas entre expansão e preservação

Autores

DOI:

https://doi.org/10.9771/ns.v15i28.62586

Resumo

Incorporadora imobiliária que preza pela agenda ESG é pressionada por mais lançamentos em bairros muito valorizados e maiores lucros. Este caso de ensino pretende promover a reflexão dos alunos quanto a questões de mercado e respeito socioambiental, por meio de análise de possível lançamento em área preservada ambientalmente e valorizada.

Downloads

Não há dados estatísticos.

Biografia do Autor

Roberto Sanches Padula, Pontifícia Universidade Católica de São Paulo

Doutor em Tecnologia (2015) e Mestre em Administração (2007) pela Pontifícia Universidade Católica de São Paulo e é graduado em Engenharia Mecânica, modalidade Produção pelo Centro Universitário da FEI (1980). É pesquisador e professor no curso de Administração na PUC-SP, ministrando as disciplinas de inovação, tecnologia da informação, empreendedorismo, ética nos negócios. Coordena cursos de especialização e de extensão na PUC-SP; Foi gerente do Banco Itaú, atuando em pesquisa de novas tecnologias, inovação e gerenciamento de projetos de desenvolvimento de sistemas. Foi gerente de tecnologia do Instituto Itaú Cultural. É membro e coordenador do NEATS ? Núcleo de Estudos Avançados do Terceiro Setor da PUC-SP. Atuou com gestor de equipes, principalmente trabalhando nos seguintes temas: tecnologia da informação, gestão cultural, segurança da informação, cultura organizacional e gestão social.

Valéria Kabzas Cecchini, Pontifícia Universidade Católica de São Paulo

Doutora e mestre pelo programa de Tecnologias da Inteligência e Design Digital da PUC-SP. Graduada em Comunicação Social pela ESPM, possui MBA em Marketing pela ESPM e pós-graduação em Design Gráfico na Faculdade de Belas Artes SP. Atua há 22 anos na área de Marketing e Comunicação. É pesquisadora e professora do curso de pós graduação da PUC-SP, em disciplinas de gestão de projetos sociais, ESG e negócios de impacto. É membro do NEATS - Núcleo de Estudos Avançados do Terceiro Setor da PUC-SP e do Comunidata, grupo de pesquisa sobre comunicação e redes digitais.

Referências

IBGC – INSTITUTO BRASILEIRO DE GOVERNANÇA CORPORATIVA - IBGC. Boas práticas para uma agenda ESG nas organizações. São Paulo, 2022.

JUNQUEIRA, Luciano. Gestão Social: descentralização, intersetorialidade, redes sociais e território. NEATS-Programa de Pós-Graduação em Administração. 2011. PUC-SP.

LEINS, Stefan. Responsible investment: ESG and the post-crisis ethical order, Economy and Society. 2020.

LEFEBVRE, Henri. O direito à cidade. São Paulo: Centauro, 2008.

MORGAN, G. Imagens da organização: edição executiva. São Paulo: Atlas, 2002.

ONU – Organização das Nações Unidas. 2024a. Objetivos do desenvolvimento sustentável. Disponível em: https://brasil.un.org/pt-br/sdgs. Acesso em 20 abr. 2024.

SECOVI. PMI – Pesquisa do Mercado Imobiliário dez 2022. Disponível em:https://v6.secovi.com.br/downloads/pesquisas-e-indices/pmi/2022/arquivos/202212-pmi.pdf Acesso em 20 abr. 2024.

Publicado

2024-12-31

Como Citar

Sanches Padula, R., & Cecchini, V. K. (2024). INCORPORAÇÃO IMOBILIÁRIA E ESG: dilemas entre expansão e preservação. NAU Social, 15(28), e62586. https://doi.org/10.9771/ns.v15i28.62586