TRANSPORTE COLETIVO, PANDEMIA E SEGREGAÇÃO

REFLEXÕES EM TORNO DA RELAÇÃO ENTRE TRANSPORTE COLETIVO DE ÔNIBUS E USUÁRIOS NO PERÍODO PANDÊMICO EM BELÉM, ESTADO DO PARÁ

Autores

DOI:

https://doi.org/10.9771/ns.v15i28.59072

Resumo

Diante do contexto da pandemia da covida-19 que assolou vários países, Belém, capital do Pará, sofreu inúmeras consequências, entre elas, o uso restrito do transporte público de ônibus por parte da população. Pesquisou-se as consequências da diminuição do número de ônibus em Belém, no período da pandemia, a partir de medidas sanitárias advindas dos órgãos do governo. Antes desse contexto, a capital vivenciava uma realidade onde a frota de ônibus era muito reduzida em relação ao número de usuários, além da precariedade do serviço. Desse modo, o objetivo da pesquisa visou estudar o impacto desta medida na vida dos usuários deste transporte coletivo. Para isso, fizemos uso da metodologia qualitativa e bibliográfica. Fez-se uso de questionário para entrevistar usuários do transporte coletivo em três pontos específicos da cidade. Analiticamente, usamos os conceitos de espoliação urbana (Kowarick, 1993) e necropolítica (Mbembe, 2018) para entender as medidas sanitárias aplicadas e as consequências que estas tiveram na vida dos que necessitam desse serviço. Os resultados nos evidenciam que as deliberações colocadas em execução pelo governo, tanto da esfera federal quanto estadual, no que diz respeito ao transporte coletivo, potencializou a disseminação e circulação do vírus, bem como aprofundou a precarização do serviço colocando em risco a vida dos usuários do transporte coletivo.

Downloads

Não há dados estatísticos.

Biografia do Autor

Antonio Nacilio Sousa dos Santos, Universidade Federal do Espírito Santo/ Universidade Federal do Ceará

Possui graduação em Ciências Sociais pela Universidade Federal do Ceará (UFC), com estudos e pesquisas com ênfase nas relações intrafamiliares e instituições de tutela, oriundo de atividades acadêmicas ligadas ao Núcleo de Estudos e Pesquisas sobre Sexualidade, Gênero e Subjetividade (NUSS/UFC); Graduado em Serviço Social pela Universidade Estadual do Ceará (UECE) sendo Monitor da disciplina de Ética Profissional em Serviço Social. Graduado em Pedagogia pela Faculdade Integrada do Ceará (FIC/ESTÁCIO). Graduando em Enfermagem pela Faculdade Metropolitana da Grande Fortaleza (FAMETRO). Graduando Tecnológico em Saneamento Ambiental pelo Instituto Federal do Ceará (IFCE). Graduando em Licenciatura em História pela Universidade Estadual do Ceará (UECE). Graduando em Psicologia pela Faculdade Farias Brito (UNIFB). Especialista em Serviço Social, Direitos Sociais e Políticas Públicas (UECE). Especialista em Legislação Social, Direitos Sociais e Trabalho Social com as Famílias (RATIO/Pótere Social). Especialista em Saúde do Idoso pela Universidade Estadual do Ceará (UECE). Mestrado Acadêmico em Políticas Públicas e Sociedade/Sociologia pelo Programa de Pós-graduação em Sociologia (PPGS) da Universidade Estadual do Ceará (UECE). Mestrado Acadêmico em Avaliação de Políticas Públicas pelo Programa de Pós-graduação em Avaliação de Políticas Públicas (PPGAPP) da Universidade Federal do Ceará (UFC). Mestrado Acadêmico em Serviço Social, Trabalho e Questão Social do Programa de Pós-graduação em Serviço Social (MASS) da Universidade Estadual do Ceará (UECE). Mestrado Acadêmico em Educação Brasileira pelo Programa de Pós-Graduação em Educação (PPGE) da Universidade Federal do Ceará (UFC). Doutorado em Ciências Sociais pelo Programa de Pós-graduação em Ciências Sociais (PGCS) pela Universidade Federal do Espírito Santo (UFES).

Referências

AZEVEDO DE MATOS, Anthony Henrique. Reflexões sociológicas de um aprendiz em torno da relação entre transporte coletivo por ônibus, trabalho, e pandemia em Belém. UFPA, Belém, 2021.

BRILHANTE, Bárbara. “Covid-19: PGE e Defensoria alertam para o fim do prazo sobre recomendação para empresas do transporte coletivo”. Agência Pará. Belém, Pará: 12 de dezembro de 2020.

FERREIRA, Fúlvio Marlos Matos. Espoliação urbana e precariedade do serviço de transporte por ônibus em Belém. UFPA, Belém, 2019.

GRISOTTI, Marcia. Pandemia de Covid-19: agenda de pesquisas em contextos de incertezas e contribuições das ciências sociais. Physis: Revista de Saúde Coletiva, Rio de Janeiro, v. 30(2), P-1 a 7, e300202, 2020.

GONÇALVES DA SILVA, Marly. Marco da légua: a topografia da (in) indiferença e as metamorfoses urbanísticas em um bairro interclassista em Belém. Tese de doutorado. Programa de Pós-Graduação em Ciências Sociais/Sociologia. PUC-SP, 2016.

INSTITUTO BRASILEITO DE GEOGRAFIA E ESTATÍSTICA – IBGE. Censo 2023. Disponível em: http://cidades.ibge.gov.br/xtras/perfil.php?codmun=150140. Acesso em: 03 de janeiro de 2024.

KOWARICK, Lúcio. A espoliação urbana. Rio de Janeiro; Paz e Terra, 1993.

MBEMBE, Achilli. Necropolítica: biopoder, soberania, estado de exceção, politica da morte. São Paul, N-1 Edições, 2018.

LIMA, G. C. L. S., SCHECHTMAN, R., Brizon, L. C., & FIGUEIREDO, Z. M. (2020). Transporte público e COVID-19. O que pode ser feito? Rio de Janeiro: Centro de Estudos em Regulação e Infraestrutura da Fundação Getúlio Vargas. Recuperado de https://ceri.fgv.br/sites/default/files/publicacoes/202004/covid_e_mobilidade_urbana_fgv_ceri.pdf

SOARES, Lucélia dos Reis Santos. A dispersão metropolitana e seus efeitos sobre a mobilidade urbana nos principais corredores viários da região metropolitana de Belém-PA. 2017. 185f. (Dissertação) - Instituto de Filosofia e Ciências Humanas, Universidade Federal do Pará, 2017.

SANTOS, Antonio Nacílio Sousa dos. “Marcha ré” na democracia? Estudo comparativo entre a democracia no Brasil e a democracia na Alemanha. Brazilian Journal of Development, Ed. 8, v.4, 31686–31712.

TEOBALDO Felipe Meireles. Avaliação das condições de acessibilidades nos coletivos e em via de Belém: análise pelo modelo multicritério e entrevistas com usuários. Revista Científica Semana Acadêmica. Ed. 156, v.01, 2019.

TOBIAS, Maisa Sales Gama. Custo transporte e indicadores de mobilidade urbana na região metropolitana de Belém. Belém: Unama, 2005.

TRINDADE JÚNIOR, Saint-Clair Cordeiro da. Vilas e cidades da Amazônia: paisagens, memórias e pertencimentos. 1. ed. Belém: Paka-Tatu, 2021.

Publicado

2024-12-31

Como Citar

Nacilio Sousa dos Santos, A. . (2024). TRANSPORTE COLETIVO, PANDEMIA E SEGREGAÇÃO: REFLEXÕES EM TORNO DA RELAÇÃO ENTRE TRANSPORTE COLETIVO DE ÔNIBUS E USUÁRIOS NO PERÍODO PANDÊMICO EM BELÉM, ESTADO DO PARÁ. NAU Social, 15(28), e59072. https://doi.org/10.9771/ns.v15i28.59072