GESTÃO DA QUALIDADE E DE PROJETO TRANSFORMANDO UMA ORGANIZAÇÃO SEM FINS LUCRATIVOS
DOI:
https://doi.org/10.9771/ns.v15i28.59048Resumo
Esta pesquisa tem como objetivo investigar a relação entre a gestão da qualidade e a gestão de projetos por meio da implantação de um escritório de gerenciamento em uma organização sem fins lucrativos como forma de qualificar a execução dos seus projetos. Esta pesquisa é qualitativa e optou-se pelo estudo de caso em função de permitir analisar a realidade específica de uma instituição, com a coleta e análise de dados primários através de entrevista a uma das diretoras da instituição que atua diretamente na gestão de projetos da instituição. Como resultado identificou-se a relação entre a aplicação da gestão de projetos com o objetivo de melhorar a qualidade da instituição e sua capacidade de captar recursos e geri-los corretamente. Somente a soma dos valores captados a partir da implantação do escritório em gerenciamento de projetos ultrapassou 2,2 milhões enquanto no mesmo período, anteriormente, captou apenas 159 mil reais. Ainda, foi possível identificar que a gestão de projetos permitiu estabelecer padrões de qualidade e implantar processos de controle que garantem a entrega de resultados de alta qualidade. Para isso, realizou-se revisão teórica da gestão da qualidade e da gestão de projetos com foco em identificar os principais conceitos que serão utilizados como alicerce para a construção do instrumento de coleta de dados. Considera-se como premissa que há uma relação direta entre o uso adequado da gestão de projetos impactando na melhoria da qualidade da execução dos projetos e, consequentemente, na qualidade da instituição.
Downloads
Referências
ALOINI, D.; DULMIN, R.; MININNO, V. Risk management in ERP project introduction: review of the literature. Inf. Manag., v. 44, n. 6, p. 547–567, 2007.
Alves et al. Melhores práticas em implantação de escritório de gerenciamento de projeto: desenvolvimento de referenciais de sucesso. Produção, v. 23, n. 3, p. 582-594, jul./set., 2013.
ARTTO, K. et al. The integrative role of the project management office in the front end of innovation. International Journal of Project Management, v. 29, p. 408–421, 2011.
__________Foundations of program management: A bibliometric view. International Journal of Project Management, v. 27, p. 1–18, 2009.
BARDIN, L. Análise de conteúdo. Lisboa: Edições 70, 2007.
BON, A. T.; MUSTAFA; E. M. A. Impact of Total Quality Management on Innovation in Service Organizations: Literature review and New Conceptual Framework. Procedia Engineering, v. 53, p. 516 – 529, 2013.
CARVALHO, M. M. et al. Gestão da qualidade: teoria e casos. 2 ed. Rio de Janeiro: Elsevier, 2012.
DAI, C. X.; WELLS, W. G. An exploration of project management office features and their relationship to project performance. International Journal of Project Management, v. 22, p. 523–532, 2004.
DEMING, W. E. Dr. Deming: o americano que ensinou a qualidade total aos japoneses. Rio de 8 Janeiro: Record, 1993.
__________Out of Crisis MA. MIT Center for Advanced Engineering Study, Boston, 1986.
FEIGENBAUM, A .V. Controle da qualidade total. São Paulo: Makron Books, 1994.
FLYNN, B.B., SCHROEDER, R.G., SAKAKIBARA, S. The impact of quality management practices on performance and competitive advantage. Decision Sciences, v. 26, 1995.
GARVIN, D. A. Gerenciando a qualidade: visão estratégica e competitiva. Rio de Janeiro: Qualitymark Ed., 2002.
__________What does “product quality” really mean? Sloan Management Review, v 26, n° 1, p 25-43, 1984.
ISHIKAWA, K. Controle da qualidade total: à maneira japonesa. Rio de Janeiro: Campus, 1993.
ISO. International Standards Organization. Standardization and Related Activities General Vocabulary. Genebra, Suíça, 2004.
ISO. ISO 21500, 2012 Guidance on Project Management, International. Organization for Standardization, 2012.
JUN, L.; QIUZHEN, W.; QINGGUO, M. The effects of project uncertainty and risk management on IS development project performance: a vendor perspective. Int. J. Proj. Manag., v. 29, n. 7, p. 923–933, 2011.
JURAN, J. M. Controle da Qualidade: Handbook. Conceitos, Políticas e Filosofias da Qualidade- vol.1- São Paulo. McGraw Hill Ltda, 1992.
KERZNER, H. Gerenciamento de projetos: uma abordagem sistêmica para planejamento, programação e controle. [Traduzido por João Gama e Joyce Prado]. São Paulo: Blucher, 2011.
LEAVENGOOD, S. A.; ANDERSON, T. R. Quality + Innovation: Adapting Quality Management Practices to Achieve Innovation Performance. Engineered Wood Journal, p. 25-27, 2011.
MARTINSUO, M., et al. Project-based management as an organizational innovation: drivers, changes, and benefits of adopting project-based management. Proj. Manag. J., v. 37, n. 3, p. 87–97, 2006.
MARTINS, A. P.; et al. Implantação e consolidação de escritório de gerenciamento de projetos: um estudo de caso. Revista Produção, v. 15, n. 3, p. 404-415, Set./Dez. 2005.
MINAYO, M. C. O desafio da pesquisa social. In: Minayo, M. C. (Org.). Pesquisa social: teoria, método e criatividade. Rio de Janeiro, RJ: Vozes, 2009.
NAIR, A. Meta-analysis of the relationship between quality management practices and firm performance - implications for quality management theory development. Journal of Operations Management, v. 24, p. 948–975, 2006.
BON, A. T.; MUSTAFA; E. M. A. Impact of Total Quality Management on Innovation in Service Organizations: Literature review and New Conceptual Framework. Procedia Engineering, v. 53, p. 516 – 529, 2013.
O’SULLIVAN, D., DOOLEY, L. Collaborative innovation for the management of information technology resources. Int. J. Hum. Cap. Inf. Technol. Prof., v. 1, n. 1, p. 16–30, 2010.
PEMSEL, S.; WIEWIORA, A. Project management office, a knowledge broker in project-based organisations. International Journal of Project Management, v. 31, p. 31–42, 2013.
PROJECT MANAGEMENT INSTITUTE (PMI). Um guia do conhecimento em gerenciamento de projetos (guia PMBOK) / [texto e tradução] Project Management Institute. 5ª ed., São Paulo: Saraiva, 2014.
POWELL, T.C. Total quality management as competitive advantage: a review and empirical study. Strategic Management Journal, v. 16, p. 15–37, 1995.
SANTOS, V.; VARAJÃO, J. PMO as a key ingredient of public sector projects’ success – position paper. Procedia Computer Science, v. 64, p. 1190 – 1199, 2015.
SIVA, V.; et al. The support of Quality Management to sustainable development: a literature review. Journal of Cleaner Production, v. 138, p. 148-157, 2016.
SOUZA, T. F.; GOMES, C. F. S. Assessment of Maturity in Project Management: A Bibliometric Study of Main Models. Procedia Computer Science, v. 55, 2015.
TERZIOVSKI, M.; GUERRERO, J. L. ISO 9000 quality system certification and its impact on product and process innovation performance. Int. J. Production Economics, v. 158, p. 197–207, 2014.
VALERIANO, D. L. Gerenciamento estratégico e administração por projetos. Makron Books. São Paulo, 2008.
VARAJÃO, J.; COLOMO-PALACIOS, R.; SILVA, H. ISO 21500:2012 and PMBoK 5 processes in information systems project management. Computer Standards & Interfaces, v. 50, p. 216–222, 2017.
YIN, R. K. Estudo de caso: planejamento e métodos. 5. ed. Porto Alegre: Bookman, 2015.
YOUNG, R.; GRANT, J. Is strategy implemented by projects? Disturbing evidence in the State of NSW. International Journal of Project Management, v. 33, p. 15–28, 2015.
ZU, X.; ROBBINS, T. L.; FREDENDALL, L. D. Mapping the critical links between organizational culture and TQM/Six Sigma practices. Int. J. Production Economics, v. 123, p. 86–106, 2010.