GESTÃO DA QUALIDADE E DE PROJETO TRANSFORMANDO UMA ORGANIZAÇÃO SEM FINS LUCRATIVOS

Autores

DOI:

https://doi.org/10.9771/ns.v15i28.59048

Resumo

Esta pesquisa tem como objetivo investigar a relação entre a gestão da qualidade e a gestão de projetos por meio da implantação de um escritório de gerenciamento em uma organização sem fins lucrativos como forma de qualificar a execução dos seus projetos. Esta pesquisa é qualitativa e optou-se pelo estudo de caso em função de permitir analisar a realidade específica de uma instituição, com a coleta e análise de dados primários através de entrevista a uma das diretoras da instituição que atua diretamente na gestão de projetos da instituição. Como resultado identificou-se a relação entre a aplicação da gestão de projetos com o objetivo de melhorar a qualidade da instituição e sua capacidade de captar recursos e geri-los corretamente. Somente a soma dos valores captados a partir da implantação do escritório em gerenciamento de projetos ultrapassou 2,2 milhões enquanto no mesmo período, anteriormente, captou apenas 159 mil reais. Ainda, foi possível identificar que a gestão de projetos permitiu estabelecer padrões de qualidade e implantar processos de controle que garantem a entrega de resultados de alta qualidade. Para isso, realizou-se revisão teórica da gestão da qualidade e da gestão de projetos com foco em identificar os principais conceitos que serão utilizados como alicerce para a construção do instrumento de coleta de dados. Considera-se como premissa que há uma relação direta entre o uso adequado da gestão de projetos impactando na melhoria da qualidade da execução dos projetos e, consequentemente, na qualidade da instituição.

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Biografia do Autor

Flavio Telles Flavio Telles, Centro Universitário UNIAVAN

Bacharel em Administração no Centro Universitário UNIAVAN (Avantis).

Rodrigo Fernando Belli, Centro Universitário UNIAVAN

Professor do Centro Universitário Avantis - UNIAVAN nas disciplinas de Fundamentos de Gestão; Gestão de Marketing, Marketing de Serviços e E-commerce, Modelos de Negócios, Mercado de Trabalho e Carreira, Finanças e Serviços Gastronômicos e Administração Estratégica. - Professor Tutor do Centro Universitário Avantis - UNIAVAN dos cursos de Tecnólogo em Marketing e Bacharel em Administração. - Professor Tutor Externo do Centro Universitário Leonardo da Vinci - UNIASSELVI, dos cursos de Tecnólogo em Logística e Processos Gerenciais. - Professor Tutor Externo da UNIGRAN nos cursos de Administração, Processos Gerenciais, Logística, Contabilidade e Recursos Humanos. - Professor de Pós-graduação pela AVANTIS na disciplina Administração Estratégica Empresarial e Gestão de Clientes. - Professor de Pós-graduação pela AUPEX nas disciplinas Metodologia Científica, Logística e Gestão Empresarial. - Mestrando em Administração pela Universidade do Vale do Itajaí - UNIVALI. - Especialização em Vendas e Marketing pela Universidade do Vale do Itajaí - UNIVALI - Especialização em Docência e Tutoria - Centro Universitário Avantis - UNIAVAN - Especialização em Docência no Ensino Superior - Centro Universitário Avantis - UNIAVAN - Bacharel em Administração pela Universidade do Vale do Itajaí - UNIVALI - Técnico em Logística, Armazenagem, Distribuição e Transportes.

Ruan Carlos dos Santos, Universidade do Estado de Santa Catarina

Doutorando em Administração pela UDESC. Mestre em Administração de Empresas pela UNIVALI. Especialista em Metodologia de Ensino de Filosofia e Sociologia pela FCV. Especialista em Gestão Empresarial pela FAPAG. Especialista em EAD e Metodologia Superior pela UNISOCIESC. Licenciatura em Filosofia e Ciências Sociais pela FAERPI. Bacharelando em Administração pela UFSC. Bacharel em Teologia pela FACASC. Bacharel em Filosofia pela UNISUL. Membro do Grupo. Estudos de Estratégia e Performance (GEEP) do CNPQ / UNIVALI. Especialização e MBA em Gestão Empresarial - FAPAG. Bacharelando em Teologia - ITESC/FACASC. Licenciatura em Filosofia - UFSC. Bacharel em Filosofia - UNISUL.

Fabiano Maury Raupp, Universidade do Estado de Santa Catarina

Possui Doutorado em Administração pela Universidade Federal da Bahia (2011), Mestrado em Administração pela Universidade Federal de Santa Catarina (2003) e Graduação em Ciências Contábeis pela Universidade Federal de Santa Catarina (2001). É professor associado na Universidade do Estado de Santa Catarina, atuando no Departamento de Administração Empresarial, no Mestrado Profissional em Administração, no Mestrado Acadêmico em Administração e no Doutorado em Administração do Centro de Ciências da Administração e Socioeconômicas. É líder do Núcleo de Estudos para o Desenvolvimento de Instrumentos Contábeis e Financeiros e pesquisador do Observatório de Finanças Públicas - OFIP, cadastrados na plataforma do CNPq. Na Associação Nacional de Pós-Graduação e Pesquisa em Administração é líder do tema Planejamento Governamental, Finanças Públicas e Controle no Setor Público - Divisão Acadêmica Administração Pública. É autor de livros, capítulos de livros, artigos em periódicos e trabalhos socializados em anais de eventos científicos.

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Publicado

2024-12-31

Como Citar

Flavio Telles, F. T., Belli, R. F. ., Santos, R. C. dos, & Raupp, F. M. (2024). GESTÃO DA QUALIDADE E DE PROJETO TRANSFORMANDO UMA ORGANIZAÇÃO SEM FINS LUCRATIVOS. NAU Social, 15(28), e59048. https://doi.org/10.9771/ns.v15i28.59048